Resenha: Divergente

Título: Divergente
Autor: Veronica Roth
Editora: Rocco
Sinopse: Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.  E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.


Quando vi este livro pela primeira vez não fiquei muito ansiosa para ler, mas depois de conhecer um pouco mais sobre a Literatura Fantástica  e a Distopia fiquei cada fez mais fascinada e curiosa claro , porque esta Saga está entre os mais lidos nos USA, e claro não poderia deixar de conferir. Acreditem o livro é uma adrenalina só!!

Não tem nada em comum com "Jogos Vorazes" gente, nem venham com comparações só por fazerem parte do mesmo Subgênero "Distópico". 

Divergente retrata uma sociedade em um futuro muito distante separa por facções depois de uma guerra devastadora. Onde as pessoas são separadas por suas personalidades. Pois os antepassados dos personagens chegaram à conclusão de que a culpa do mundo em guerra era da personalidade das pessoas e sua inclinação para fazer o mal e não de suas crenças, raças ou política.

O livro está em Primeira pessoa o que nos deixa ainda mais presentes na leitura, meu coração ficou acelerado boa parte da leitura me peguei algumas vezes ofegante , adorei.

A personagem principal é Beatrice uma garota da Abnegação que tem uma vida simplória: desde pequena ela é treinada e educada para ser altruísta. Porém, ela tem dificuldades de agir dessa maneira. Ao completar 16 anos, ela e todos os jovens passam por um teste aptidão que revela de qual facção a pessoa deve pertencer e é aqui que tudo começa a mudar na vida da protagonista. O seu teste é inconclusivo, o que a torna uma Divergente. E ninguém explica para ela o que são os Divergentes, o que a deixa intrigada, e vai em busca de novas descobertas. Ela decide então abandonar a família e seguir para a facção da Audácia onde ela escolhe um novo nome -"Tris "- e onde deverá enfrentar um treinamento duro e, muitas vezes, cruel para garantir o seu lugar lá dentro, ou então se tornará uma sem-facção.

Beatrice ou (Tris) é uma ótima protagonista. Ela é esperta, ágil e apesar de ser uma garota não é uma personagem melosa ou chata como costumam ser algumas personagens principais. Ela tem seus princípios e crenças, honra-os e luta por eles, e não tem papas na língua. Mesmo os personagens secundários são bem redondos e é muito fácil para o leitor criar uma relação com eles. Senti verdadeiro ódio e desprezo por alguns personagens e muito ressentimento por outros.

"Acredito nos atos simples de bravura, na coragem que leva uma pessoa a se levantar em defesa de outra."- Divergente

Estou admirada pela autora Veronica Roth, sua imaginação foi maravilhosa nos deixa pasmos, nervosos, aflitos, amorosos, revoltados, frios, foram tantas sensações que nem lembro. Esse tipo de leitura é muito boa. Nos tira um pouco da nossa realidade, coloca a imaginação a mil.

O melhor de tudo isso é que a autora foge do tradicional triangulo amoroso, de pessoas muito boazinhas, do tradicional mesmo. Divergente possui uma leitura fácil, mas muito envolvente que foi capaz de me manter presa em suas páginas por horas, sem dar tempo de pensar em mais nada. É uma história para mergulhar de cabeça. A cada capítulo, a trama se tornava mais instigante, com muita ação, mandando a monotonia para bem longe.

Prepare-se para uma leitura maravilhosa e surpreendente!! Cheia de romance, ações e grandes revelações.

"Uma escolha que pode mudar tudo."- Divergente

Por todo este sucesso Divergente estará nas telinhas do cinema a partir do dia 21/03/14.. confira o Trailer Oficial aqui conosco.

Super recomento esta leitura =)

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

3 comentários

Clique aqui para comentários
Tatah
admin
03/03/2014 10:19 ×

Olá!
Confesso que não li a resenha, pq ainda não li o livro e não queria saber da história antes! :p
Mas adorei o blog, muito lindo aqui!
Seguindo já!
Bjoss

http://www.fotografiaeleitura.blogspot.com.br/

Responder
avatar
Aninha
admin
03/03/2014 17:14 ×

Tatah pode ler tranquila não tem spoilers, também tenho um certo receio em ler resenhas e ficar sabendo muito (rsrsrsrs), porem as minhas resenhas não falo nenhum trecho do Livro (a não ser as Quotes), somente minha opinião a respeito dele =)
Obrigada, bom estar agradando .. bjs

Responder
avatar
30/07/2014 10:02 ×

Olá .. :) ótimo blog! Já estou seguindo. :D
Gostei muito da resenha, você escreve muito bem *-*
Ainda não fiz a leitura desse livro, deve ser ótimo, quero muito ler *---*
bjus...

http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/

Responder
avatar

Querido leitor,

Seus comentários deixam o nosso cantinho ainda mais especial. Agradecemos muito a sua participação! Até o próximo post! ;)

Equipe do Citação
ConversãoConversão EmoticonEmoticon

Obrigado pelo seu comentário