Subgêneros Literários #1



Sabe, as vezes fico aqui escrevendo minhas resenhas, fazendo minhas conclusões e de repente me perco em meus pensamentos sobre gêneros e subgêneros. Outro dia acabei por fazer uma pesquisa porque fiquei em dúvida sobre usar um termo no blog. Para o meu desespero, encontrei tanta coisa que acabei nem fazendo meu post (kkk).

A Carol chegou a me perguntar sobre minha pesquisa e se eu poderia mencionar aqui no blog, Logo imaginei um turbilhão de perguntas e duvidas. Decidi então pesquisar mais e mais.. e aqui estou eu abrindo o assunto pra vocês.

 Porque isso? Em vários posts estamos falando sobre Distopias, Literatura Fantástica, chick-lit , sick-lit entre outros. E com isso muitas pessoas ficam perdidas por não conhecer os termos usados.

Vamos conhecê-los então...

Gênero literário

Os gêneros literários agrupam os textos em categorias, organizados conforme suas propriedades formais. O gênero reúne textos providos de características comuns. As primeiras classificações surgiram na Grécia Antiga com os filósofos Aristóteles e Platão, que criaram os três grupos.Esta separação por gênero facilita a identificação das características temáticas e estruturais das obras, sejam elas em prosa ou em verso. Logo, quanto ao conteúdo (tema) e à estrutura, podemos enquadrar as obras literárias nos gêneros literários seguintes:

• Épico: é a narrativa com temática histórica; são os feitos heroicos de um determinado povo. O narrador conta os fatos passados, apenas observando e relatando os feitos objetivamente, sem interferência, o que torna a narrativa mais objetiva.
• Dramático: é o gênero ligado diretamente à representação de um acontecimento por atores.
• Lírico: gênero essencialmente poético, que expõe a subjetividade do autor e diz ao leitor do estado emocional do “eu-lírico”.
•Narrativo:o ato de narrar acontecimentos reais ou fictícios. Na Antiguidade Clássica, os padrões literários reconhecidos eram apenas o épico, o lírico e o dramático. Com o passar dos anos surgiu dentro do gênero épico a variante: gênero narrativo, a qual apresentou concepções de prosa com características diferentes.

Deste tronco principal partem as ramificações, ou seja, os subgêneros.

Subgênero Literário

Pode ser chamado de subgênero literário cada um dos tipos de textos incluídos nos gêneros literários. Exemplos de subgênero narrativo: suspense, terror, ficção científica, fantasia, distopia ... Que em sumo é denominada como uma "Literatura Fantástica " . Que é o que vamos abortar e nos aprofundar ainda mais nos próximos posts.

Literatura Fantástica- “refere-se ao que é criado pela imaginação, o que não existe na realidade. É aplicável a um objeto como a literatura, pois o universo da literatura, por mais que se tente aproximá-la do real, está limitado ao fantasioso e ao ficcional”

É importante salientar que um mesmo livro pode fazer parte de mais de um subgênero, então não fique preso querendo classificar uma obra em apenas uma dessas denominações.

A cada semana estaremos falando mais sobre isso então, fiquem atentos!
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

Querido leitor,

Seus comentários deixam o nosso cantinho ainda mais especial. Agradecemos muito a sua participação! Até o próximo post! ;)

Equipe do Citação
ConversãoConversão EmoticonEmoticon

Obrigado pelo seu comentário