Resenha: Eleonor & Park


Livro: Eleanor & Park
Autor: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Sinopse: Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.


 Eleanor acabara de voltar a morar com sua mãe, seu padastro problemático e seus irmãos. Uma garota nova mas que já sofreu bastante e é muito solitária. No ônibus escolar, senta ao lado de Park que não fala com ela e só vive lendo suas revistas em quadrinho. No decorrer dos dias, Park percebe que a garota esquisita fica lendo seus gibis disfarçadamente. A partir daí, ele passa a levar mais revistinhas e empresta a ela, sem dar uma palavra. Até que eles finalmente começam a conversar e a amizade torna-se amor.

 Park encontra muita dificuldade em romper as barreiras para conseguir conhecer Eleanor completamente. Ela não permite que ele ultrapasse dos conhecimentos básicos sobre ela, desejando que o mundo maravilhoso que vive com Park não seja destruído pelas tragédias que vive dentro de casa.
 A intimidade vai crescendo entre os dois, e quando Park pensa que está conseguindo entrar mais em sua vida, ela o repele.  Eleanor não entende como ele pode gostar de uma garota como ela, fora dos padrões normais de beleza e de moda, que nem pode levar o namorado em casa para conhecer sua família, por ter um padastro que a odeia.
 Com tantas diferenças e problemas acontecendo, será que Eleanor e Park conseguirão levar esse relacionamento a diante?

Você sempre pergunta isso. Por quê. Como se existisse resposta pra tudo. Nem todo mundo tem a sua vida, sabe, ou a sua família. Na sua vida, as coisas acontecem por um motivo. As pessoas fazem sentindo. Mas a minha não é assim. Ninguém na minha família faz sentindo...

 Fiquei impressionada com os protagonistas da história, de como Rainbow os criou com tanta verdade. Retratando a realidade de adolescentes que tem problemas familiares e também seus conflitos internos que acabam refletindo em suas escolhas. Com a narração intercalada pelos dois personagens, o leitor consegue entender e ver como é os dois lados da história, como um enxerga o outro.

 Confesso que fiquei confusa de como a autora escolheu terminar a história e tive que reler a última página 3 vezes para entender. Não conformada, fui conversar com alguém que já tinha lido para saber se tinha entendido o mesmo que eu. Rsrsrs... Mas acabei me conformando com o desfecho. Só que eu esperava mais, desejava algumas páginas a mais. 

 A Editora Novo Seculo manteve a capa original, o que me agradou. Porque ela é simples, jovial, e transmite bem a ideia da história.

 Esse best-seller lindinho teve seus direitos autorais comprados e teremos a oportunidade de ver Eleanor e Park nas telonas. A previsão das filmagens começarem é para 2015.

  Este livro é gostoso de ler e fácil de se apegar! Vai ser difícil você não se apaixonar pela ruivinha e o bonitinho de olhos puxados.

Book Trailer

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

9 comentários

Clique aqui para comentários
06/08/2014 16:28 ×

Muito legal a resenha, assim como o blog :D
"Eleanor & Park" tá na minha wishlist, mas com todo mundo reclamando do final... rsrs, não quero nem saber! Enfim, quero ler!
Mas também quero falar com você sobre a sua playlist, porque, tipo assim, você quer que eu chore, né? Haha, já começou com All of The Stars, me deu um negócio e fui mudar de música logo, mas então começou A Thousand Years e assim não dá né? Haha, põe aí Say Something, quem entrar no seu blog vai ficar ainda mais emotivo ;P
Ah e voltando para Eleanor e Park, mal posso esperar pra ver quem foram os escalados pro filme!
Beijo!

http://lucyintheskywithbooks.blogspot.com.br/

Responder
avatar
Carol Koplin
admin
06/08/2014 18:56 ×

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk..... Mas são lindas né?! A intenção era trazer trilhas sonoras de filmes baseados em filmes, o que posso fazer se escolhi as românticas??? Kkkkkk...

Eu também estou curiosa para saber sobre os atores. Espero que não nos decepcionem!

Amei sua visita, volte sempre!
Beijinhos!

Responder
avatar
Luiza Maia
admin
06/08/2014 19:33 ×

Esse livro ta na minha wishlist (http://heartbreaker-girls.blogspot.com.br/2014/07/hey-hey-galera-aqui-e-luh-escrevendo-o.html) e eu simplesmente adoro essa capa <33 Quero muito mesmo ler!
Ótima resenha!!

Beijos!!
http://heartbreaker-girls.blogspot.com.br/

Responder
avatar
06/08/2014 20:43 ×

Aw, essa história é muito linda. Eu também esperei um final diferente, mas é exatamente o que você falou. A autora retratou bem a realidade dos personagens, de seus sofrimentos e conflitos, e o final não deixou de ser diferente. Nem sempre a realidade é exatamente o que desejamos :/

xx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
Tem post novo no blog, vem conferir!

Responder
avatar
Carol Koplin
admin
06/08/2014 21:34 ×

Obrigada Luiza!

Beijinhos!

Responder
avatar
Carol Koplin
admin
06/08/2014 21:36 ×

Verdade Carol. A história foi tratada de forma bem realista.

Beijinhos!

Responder
avatar
06/08/2014 21:45 ×

Esse livro tem muito jeito de ser fofo e capaz de me fazer chorar hahahah
adorei a resenha, nunca tinha lido alguma sobre esse livro, mas já conhecia. Espero lê-lo em breve.
Beijos!
vicioliteral.blogspot.com

Responder
avatar
15/08/2014 08:32 ×

Nossa, que interessante! Este é meu livro mais desejado do momento! :)
Seguindo, beijinhos
http://pequeninabiblioteca.blogspot.com

Responder
avatar
Carol Koplin
admin
15/08/2014 14:31 ×

É fofo mesmo! Tenho certeza que vc vai gostar!

Beijinhos!

Responder
avatar

Querido leitor,

Seus comentários deixam o nosso cantinho ainda mais especial. Agradecemos muito a sua participação! Até o próximo post! ;)

Equipe do Citação
ConversãoConversão EmoticonEmoticon

Obrigado pelo seu comentário