Lombadas: Subir ou descer? Eis a questão!


Oi, gente! Hoje compartilharei com vocês uma curiosidade minha e tenho certeza que de muitos também: Porque há lombadas que temos que ler subindo e outras descendo? Por que dois padrões para as lombadas? Saberemos a seguir...
 Vou falar primeiro sobre as lombadas em que lemos de cima para baixo. Esse tipo de lombada faz parte do padrão americano, onde defende-se esse modo para que os livros não fiquem de cabeça para baixo quando empilhados na posição horizontal e mantenha as capas viradas para cima. Nos últimos anos, a maioria das editoras brasileiras aderiram a esse padrão.


As lombadas onde lemos de baixo para cima são consideradas como padrão europeu, onde defende-se que o livro tem que ser colocado  de pé na prateleira e não deitado. E quando vamos ler as lombadas, lemos de baixo para cima, da esquerda para direita, seguindo o sentindo da escrita e leitura. O colunista do site veja, Sergio Rodrigues, comentou que entre as poucas editoras brasileiras que ainda seguem esse padrão estão a Companhia das Letras e a Alfagara.



Eu gosto de tirar  foto da lombada com o livro deitado, num ângulo que mostre um pouco da capa, e com o padrão americano é possível fazer isso. Mas quando vou olhar nas prateleiras, prefiro o padrão europeu para ler, pois não preciso entortar o pescoço, e para quem sabe o que é ficar horas dentro de livrarias e bibliotecas, sabe como dói ficar nessa posição! 
Depois dessa pesquisa tenho a seguinte opinião: Como leitora sei que o correto é o padrão europeu, mas como fotógrafa prefiro o americano. Enfim, enquanto as editoras brasileiras não definem um padrão único, subir e descer continuará fazendo parte da rotina de quem ler!

Fontes de pesquisa: Gazeta do Povo, Veja e Designers Justiceiros.




Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

9 comentários

Clique aqui para comentários
29/08/2014 08:52 ×

Olá Carol, tudo bem?
Adorei a sua reportagem minha preferência para tudo é o padrão Europeu, acho muito mais fácil de ler em uma prateleira e gosto de como fica em fotos *-*
Beijos,
http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

Responder
avatar
29/08/2014 09:41 ×

Que máximoooooooooo esse post!!! Nem me fale em dor no pescoço, tá louco, eles não se decidem mesmo hahahaha Parabéns pelo post excelente!!

Beijos
Nati

www.meninadelivro.com.br

Responder
avatar
Ellem Diany
admin
29/08/2014 11:10 ×

Gostei dessa curiosidade hahah sempre ficava muito intrigada porque alguns livros vinham com a lombada 'de cabeça pra baixo' :P
Mas confesso que prefiro o padrão americano, a maioria dos meus livros são assim, mas pra olhar na livraria o padrão europeu é mais confortável mesmo.

Beijos
Colecionando Primaveras

Responder
avatar
Luiza Maia
admin
29/08/2014 16:55 ×

Eu gosto dos dois padrões, mas as vezes eu me irrito um pouco com o padrão europeu hehe'

Beijos!
http://heartbreaker-girls.blogspot.com.br/2014/08/resenha-probabilidade-estatistica-do.html

Responder
avatar
Carol Koplin
admin
30/08/2014 08:36 ×

Eu também Lu! Rsrsrs...

Beijinhos!

Responder
avatar
30/08/2014 11:53 ×

Olá!
Eu também tinha curiosidade sobre esse assunto. Mas, prefiro o padrão americano, porque podemos deitá-los sem que fiquem de cabeça para baixo.
Seguindo o blog.
Construindo Estante

Responder
avatar
Carol Koplin
admin
02/09/2014 19:46 ×

Verdade! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.....
Obrigada!

Beijinhos!!!

Responder
avatar
Carol Koplin
admin
18/09/2014 13:45 ×

Eliana é verdade. Para fotos é o melhor!

Beijinhos!

Responder
avatar
Carol Koplin
admin
18/09/2014 13:47 ×

Bom que gostou Ellem! pelo visto, a maioria gosta do padrão americano! Hehehe..

Beijinhos!

Responder
avatar

Querido leitor,

Seus comentários deixam o nosso cantinho ainda mais especial. Agradecemos muito a sua participação! Até o próximo post! ;)

Equipe do Citação
ConversãoConversão EmoticonEmoticon

Obrigado pelo seu comentário