Resenha: O Beijo das Sombras - Academia de Vampiros #1


Livro: O Beijo das Sombras - Academia de Vampiros #1
Autora: Richelle Mead
Editora: Agir
Sinopse: Lissa Dragomir é uma adolescente especial, por várias razões: ela é a princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi. Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos alunos Moroi mais populares na escola em que estuda, a São Vladimir. Sua melhor amiga, no entanto, não carrega consigo o mesmo prestígio: meio vampira, meio humana, Rose Hathaway é uma Dampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi - os poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para manter sua imortalidade. 



Pressentindo que algo muito ruim vai acontecer com Lissa se continuarem na São Vladimir, Rose decide que elas devem fugir dali e viver escondidas entre os humanos. O risco de um ataque dos Strigoi é maior, mas elas passam dois anos assim, aparentemente a salvo, até finalmente serem capturadas e trazidas de volta pelos guardiões da escola. 

Mas isso é só o começo. Em O Beijo das Sombras, Lissa e Rose retomam não apenas a rotina de estudos na São Vladimir como também o convívio com a fútil hierarquia estudantil, dividida entre aqueles que pertencem e os que não pertencem às famílias reais de vampiros. São obrigadas a relembrar as causas de sua fuga e a enfrentar suas temíveis consequências. E, quem sabe, poderão encontrar um par romântico aqui e outro ali. Mais importante, Rose descobre por que Lissa é assim tão especial: que poderes se escondem por trás de seu doce e inocente olhar? 

Richelle Mead dá uma nova face à literatura vampiresca com este romance: mais ácida, apimentada e inteligente do que nunca, a saga dos Moroi e seus guardiões surpreende pelas reviravoltas e pela ousadia desses cativantes personagens.



Após o acidente de sua família, Lissa começa a ter alterações emocionais que deixam Rose, sua melhor amiga e futura guardiã, muito preocupada com o seu futuro e então, decidem fugir da escola São Vladimir. Elas conseguem ficar longe do perigo durante dois anos até serem encontradas pelos guardiões da escola e trazidas de volta. 

 A São Vladimir é uma escola com currículo escolar igual a dos seres humanos, mas com especializações para Morois e Dampiros. Morois são vampiros vivos, que se alimentam normalmente de sangue humano (no caso da escola, há humanos fornecedores que são viciados, já que quando são mordidos há uma liberação de química que os vicia) e há os que gostem de se alimentar de dampiros por diversão. Os Dampiros são meio humanos e meio vampiros e que tem o mesmo hábito alimentar dos humanos. Os Morois são uma raça de pele clara por não poderem se expor tanto tempo ao sol e de físico magro, possuem magia e cada um é especializado em um dos quatro elementos, sendo eles ar, água, fogo, terra e existe um que há muito tempo não se falava, o espírito. Já os Dampiros tem a pele bronzeada por poderem se expor ao sol livremente, físico mais encorpado (as dampiras são muito desejadas por seus belos corpos com curvas de dar inveja), forte e muito resistente, o que faz deles perfeitos lutadores a altura dos Strigois. Os strigois são morois, dampiros ou humanos transformados, eles se tornam mortos-vivos que drenam o sangue das outras raças até a morte. São muito pálidos, não podem ter contato com a luz do sol, são muitos fortes, altos e possuem muita velocidade. Só podem ser mortos com estacas que possuem magia dos elementos moroi ou pelo fogo.

 Na equipe de guardiões que encontraram Lissa e Rose está o temível e lindo Dimitri que vai balançar as estruturas da durona e impulsiva dampira. Como castigo pela fuga, ela é proibida de ter atividades sociais, a programação dela era ir a escola e ter treinos antes e depois das aulas com seu novo instrutor e adivinhem quem é?! Sim, Dimitri é o instrutor com quem Rose passaria muitas horas aprendendo a ter autocontrole e técnicas de como proteger os morois e lutar e matar strigois.

 Enquanto isso, Lissa tem dificuldades com seu temperamento e começam a acontecer situações intencionadas por alguém, para que se revele o poder de Lissa. Mas Rose está lutando ao máximo para que isso não ocorra, já que a cada vez que Lissa pratica o tal poder, é acometida de muita fraqueza e fortes mudanças de humor. Mas certo dia, Lissa é surpreendida pelo coração e começa a ter um relacionamento amoroso com Christian, o carinha antissocial da escola que todos evitam devido seus pais terem se tornado Strigois por decisão deles, tornando-se traidores da raça. E agora o rapaz se envolve com Lissa e é o motivo de apaziguar o temperamento da moça, pelo menos por enquanto.

 Rose e Lissa têm como objetivo correr atrás do prejuízo para conseguirem recuperar os 2 anos perdidos de escola — principalmente Rose que corre o risco de não se tornar a guardião de Lissa — e descobrir mais sobre o que Lissa é para protegê-la de inimigos que elas não fazem ideia de quem são.

 Gente, eu estou completamente fascinada com esta série. Um mundo vampírico com características novas e muito bem criadas pela Richelle. Nada de personagens clichês e bonzinhos demais/malvados demais. A narrativa é em primeira pessoa e feita pela Rose que é uma personagem incrível, personalidade fortíssima, compulsiva e com um extinto de preservação e luta inigualável. O fato de Rose e Lissa terem uma ligação permitindo que Rose entre nos pensamentos de Lissa faz com que possamos ver perfeitamente as experiências de Lissa e sua visão sobre as coisas.

 Uma escrita envolvente que não deixa o leitor parar de ler. Eu estou há uma semana lendo sem parar. Estou no 5° livro de uma série de 6 volumes. A cada livro é uma novidade e muita ação que nos deixa sem fôlego! Dá até tristeza em chegar ao final da série, gostaria que não acabasse nunca! Rsrsrsrs...

 Fiquem de olho porque as próximas resenhas da série serão publicadas em breve!

 Até mais!


Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

2 comentários

Clique aqui para comentários
Kel Araujo
admin
14/10/2014 14:56 ×

Oi florr, tudo bem?

Confesso que, apesar de ter essa série, ainda não li. Tive a infelicidade de querer começar por Laços de Sangue, o spin off e acabei nem gostando da história. Além de ter pego alguns spoilers. Mas quero ler VA sim. Adoro vampiros.

beijos
Kel
www.porumaboaleitura.com.br

Responder
avatar
Luiza Maia
admin
14/10/2014 23:49 ×

Eu quero muuito ler esse livro! Minha amiga tem todos da série e eu mal posso esperar pra começar, mesmo nunca tendo lido nenhum livro sobre vampiros hahah'
Adorei a resenha flor!

Beijos!
http://heartbreaker-girls.blogspot.com.br/

Responder
avatar

Querido leitor,

Seus comentários deixam o nosso cantinho ainda mais especial. Agradecemos muito a sua participação! Até o próximo post! ;)

Equipe do Citação
ConversãoConversão EmoticonEmoticon

Obrigado pelo seu comentário