Dia Internacional do Livro Infantil.



Olá leitores do Citação! Hoje é dia de Coisas de Criança, aquele dia especial que reservamos para falar sobre dicas para nossos pititicos leitores. E claro que não poderia deixar passar uma data super especial que acontece essa semana. Que data seria essa?

Em todo o mundo no dia 2 de Abril é comemorado o dia Internacional do Livro Infantil. Essa data foi escolhida porque é a data do nascimento do escritor dinamarquês, Hans Christian Andersen. O IBBY criou o Dia Internacional do Livro Infantil em 1967, para homenagear o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, (autor de algumas das histórias para crianças mais lidas em todo o mundo). 

O autor Hans Christian Andersen é conhecido pelas histórias como: A pequena Seria, Polegarzinha, O patinho Feio, A Roupa do Rei, O Soldadinho de Chumbo e muitas outras obras conhecidas.A celebração chama a atenção para a importância da leitura na infância e incentivar as crianças a cultivar esse hábito.

Quem comanda esta celebração, desde 1967, é uma entidade chamada Internacional Board on Books for Young People (IBBY), que é representada no Brasil pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).Para marcar a data, a cada ano, um país associado ao IBBY fica responsável por escolher uma dupla, de escritor e ilustrador, para a criação de uma mensagem, com texto e imagem.

Este ano a mensagem do IBBY internacional: "Muitas Culturas Uma Só História" é da responsabilidade dos Emirados Árabes.

O texto é da autora Marwa Obaid Rashid Al Aqroubi e a Ilustração de Nasim Abaeian.



"Muitas Culturas Uma Só História"

Falamos muitas línguas e vêm de diferentes origens, Ainda temos as mesmas histórias
Histórias internacionais ... histórias do folclore
É a mesma história contada para todos nós
Em diferentes vozes
Em diferentes cores
No entanto, ele permanece inalterado ...
Começando ...
Enredando ...
E finalizando ...
É a mesma história todos nós sabemos é amor
Todos nós ouvimos isso
Em versões diferentes por diferentes vozes
No entanto, é sempre a mesma
Um herói ... uma princesa ... e um vilão
Não importa a sua linguagem Seus nomes
Ou seus rostos
É sempre o mesmo começo,
Enredo
E Terminando
Sempre que o herói ... que princesa e que o vilão
Inalterado através dos séculos
Eles nos fazer companhia
Eles sussurram a nós em nossos sonhos
Eles nos embalar para dormir
Suas vozes muito longe
Mas eles vivem em nossos corações para sempre
Pois eles nos unir em uma terra de mistério e imaginação
Assim que todas as culturas diferentes derreter em uma história

***
“Sem o escritor, a história nunca teria nascido, mas sem os milhares de leitores em todo o mundo, a história não viveria todas as vidas que pode viver”. (Siobhán Parkinson)
Veja quão importante é para nossos pequenos. A Carolina, Eu e Vocês podemos incentivar nossos pequenos, porque é deles o futuro.  Não deixe de conferir nossa coluna Coisas de Criança, sempre com novidades, dicas e muito mais.

Quer saber mais sobre o projeto, faça como nós, visite o IBBY, confira também as mensagens dos anos anteriores que também são lindas AQUI em cada ano tiveram mensagens lindas que valem conferir.

"Viva o Livro Infantil"  \o/



Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

15 comentários

Clique aqui para comentários
Natalia M
admin
01/04/2015 14:45 ×

Eu não sabia disso. Mas é uma data bem importante, eu adoro O Patinho Feio, porque tinha até aquele desenho na Tv Cultura (eu acho), e eu sempre via. Achei meio irônico, ser um dia depois da do dia da mentira, já que se tratam de histórias infantis, e portando fictícias, haha. Beijos
Desfocando Ideias

Responder
avatar
01/04/2015 18:33 ×

Nossa eu não sabia disso, deu ate vontade de abrir os meus filhos infantis aqui e rever alguns desenhos e filmes baseados nessas historias kkkkkkkkkk.
Beijos

http://entaotudoaconteceu.blogspot.com/

Responder
avatar
01/04/2015 20:44 ×

Nem se quer sabia que tinha um especial para os livros infantis. Adoro descobrir coisas novas. A pequena sereia e o patinho feio foram meus companheiro na infância, já a minha filha não larga nunca as historia da pequena sereia, engraçado como coisas boas não se tornam velhos rsrs.

xoxo
http://nosleitoras.com/

Responder
avatar
Tony Lucas
admin
01/04/2015 20:57 ×

Oi, Ana! Tudo bem? Eu adoro livros infantis e acho muito legal que eles tenham uma data só para eles. Sempre que posso, dou um empurrãozinho no meu priminho para ele começar a tomar gosto pela leitura! Ultimamente ele anda se interessando bastante por livros! :3 Adorei o post! :)

Abraço

http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

Responder
avatar
01/04/2015 23:04 ×

Ah, que amor! Eu não sabia dessa data e achei o máximo! A leitura deve ser incentivada desde sempre mesmo. Eu agradeço muito aos meus pais pelo envolvimento dos livros durante toda a minha vida. Não foi a toa que quando comecei a ler, não parei mais, né?! hahaha
A ilustração dos Emirados Árabes ficou linda!
Ótimo post!
Beijos!

www.livrosdajess.com

Responder
avatar
02/04/2015 14:32 ×

OOi,

Oii Não sabia da data acredita? Péssima leitora eu.
Adorei esse projeto, creio que quanto antes a leitura começa, melhor ela é aproveitada pelos pequenos.
Sempre que posso dou um livro pra uma criança.

Adorei as ilustrações!


Beijinhos,
www.entrechocolatesemusicas.com

Responder
avatar
Jeni Viana
admin
02/04/2015 15:33 ×

Oi! Tudo bem?

Ah, que legal, que legal! Não sabia que hoje é o dia internacional do livro infantil. O mais engraçado é que ontem de noite publiquei uma postagem no blog com livros infantis e infantojuvenis, sem a menor ciência da comemoração que seria no dia seguinte, haha.

Acho super válido esse incentivo a leitura para as crianças, porque é bem como você disse: o futuro é delas! Sem livros e histórias a vida não tem graça!

Um beijo,
Doce Sabor dos Livros docesabordoslivros.blogspot.com

Responder
avatar
03/04/2015 00:26 ×

Olá, tudo bem?

Morria sem saber que essas histórias eram do Hans O_O. Adorei o texto e a maneira como ela expôs o Herói a Princesa e o Vilão e concordo plenamente com você, histórias, por menor que sejam, são sempre a base de formação das crianças pois é delas que eles inicialmente tiram vários sentidos, como o de final feliz, que não se pode desobedecer a mão e ir pela floresta, que o lobo não é do bem HAHAHA E por aí vai... Gostei muito do post.

Abraços,
Matheus Braga
Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

Responder
avatar
03/04/2015 11:29 ×

Os livros infantis são de extrema importância, visto que bons leitores, são formados desde jovens. Não sabia da data, mas sei da sua importância.

palavrasdelucidez.com.br

Responder
avatar
Gabby Soares
admin
03/04/2015 18:47 ×

Hey, tudo bem?

Adorei esse post. Não sabia sobre essa entidade; muito legal esse trabalho e como é feito a comemoração. Adorei a arte e o texto, muito legais. Realmente é muito importante incentivar a leitura entre as crianças, só assim que as bases são criadas.

Beijos.
Dois Dedos de Prosa

Responder
avatar
Paty Souza
admin
04/04/2015 09:59 ×

Olá.
Gostei de saber como surgiu o dia internacional do livro infantil, um conhecimento adquirido.
Gostei também de saber que aqui tem uma coluna dedicada a livros infantis, sempre estou em busca de novidades, faço minha parte com os sobrinhos.
Nossa essa frase que você destacou é linda, perfeita.

Beijos.
Leituras da Paty

Responder
avatar
04/04/2015 11:15 ×

Viva o livro infantil!!
Eu sou suspeita pra falar porque adoro histórias infantis! São elas que moldaraoa nossos pequenos leitores a se tornar grandes leitores no futuro.
Baita responsabilidade né?

Beijos,
Fernanda
www.oprazerdaliteratura.com.br

Responder
avatar
04/04/2015 23:16 ×

Eu não sabia que tinha o dia do livro infantil..
Muito bacana!!! Gostei disso!!!
Acredito que deveria ser mais divulgado... ter algo mais especial. O povo não sabe disso e por isso é pouco falado.
Vamos divulgar mais a leitura!

Responder
avatar
05/04/2015 20:08 ×

Oii, não sabia desse projeto. Mas já achei lindo, muito bom incentivar os pequenos a ler, quem sabe numa geração futura não concertam essa defasagem de leitura que acerca o país. Todos tem direito de conhecer esse mundo maravilhoso que é a literatura.

Beijos ;*
Proseando com uma BibliophileFacebook

Responder
avatar
07/04/2015 01:05 ×

Oi, Não conhecia essa fundação, e nossa super apoio isso, incentivar as crianças desde pequenos a gostarem de livros e histórias! As mensagens são mesmo lindas!

Beijos

Responder
avatar

Querido leitor,

Seus comentários deixam o nosso cantinho ainda mais especial. Agradecemos muito a sua participação! Até o próximo post! ;)

Equipe do Citação
ConversãoConversão EmoticonEmoticon

Obrigado pelo seu comentário