Férias | Vamos resgatar a leitura de gibis com a criançada?


 Estamos em época das férias dos nossos pequenos e nesse período eles ficam com energia extra apara tudo!! Alguns se apegam aos computadores, celulares, TV's, outros focam nos jogos de bola e brinquedos em geral. 

 Mas não deixe de sentar com seu filho e relembrar algumas coisas que ele aprendeu na escola. Muitas crianças em época de férias, costumam esquecer boa parte do que aprendeu e quando retorna as aulas ficam um pouco perdidas no assunto.

 Uma ótima dica é incentivar a leitura durante esse período. Que tal fazer da leitura um momento divertido com os Gibis? Isso mesmo!!! GIBI ou HQ's ( Histórias em Quadrinhos) como são conhecidas hoje, foram os queridinhos da nossa infância, não é mesmo? E porque não fazer parte da infância dos nossos filhos também?!

 Sempre houve muito preconceito com relação as revistas em quadrinhos, um entendimento de que os gibis são meros passatempos e, por isso, deixados de lado.



 Isso mudou. As histórias em quadrinhos contribuem para despertar o interesse pela leitura e pela escrita nas crianças e para sistematizar a alfabetização. Como as HQs em geral unem palavra e imagem, elas contemplam tanto crianças que já leem fluentemente quanto os que estão iniciando, pois conseguem deduzir o significado da história observando os desenhos. A curiosidade em saber o que está escrito dentro dos balões cria o gosto pela leitura e, assim, os gibis podem ter grande eficácia na alfabetização.

 Entre os elementos que se reconhecem como mais atrativos para as crianças nas histórias em quadrinhos estão aspectos lúdicos, como cores, onomatopeias, personagens e traços. Os quadrinhos podem, ainda, ser trabalhados com as crianças em idade de alfabetização em relação com o brincar – como, por exemplo, uma forma de trabalhar a imaginação, o “faz de conta”. “Alguns quadrinhos fazem parte da literatura infantil, e a literatura infantil se alia à brincadeira justamente através do simbólico, da fantasia. Quando você permite que atuem a imaginação e a fantasia da criança é possível que isso faça parte das atividades lúdicas”.

Linguagem visual e características lúdicas fazem das histórias em quadrinhos bons instrumentos para a alfabetização, mas nem sempre eles foram bem vistos!!!

 Leia para seu filho, divida com ele esse momento. Com toda certeza ele vai adorar compartilhar isso com você. Observe-o vendo cada desenho. Peça para que ele invente sua própria história, pergunte o que ele consegue ver, mostre cada letra, cada palavra.
É interessante instigar a criança à ludicidade, à curiosidade pela fantasia, por histórias, adaptadas ou não, tanto faz, o importante é contá-las ou lê-las para nossos filhos.


Ler, antes de tudo, é descobrir e expandir horizontes. Ler é um ato de prazer a ser instigado, levando as crianças a terem um gosto pela leitura, e que este esteja inserido naturalmente no cotidiano e jamais como obrigação.


Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

Querido leitor,

Seus comentários deixam o nosso cantinho ainda mais especial. Agradecemos muito a sua participação! Até o próximo post! ;)

Equipe do Citação
ConversãoConversão EmoticonEmoticon

Obrigado pelo seu comentário