Resenha | Extraordinário


Livro: Extraordinário
Autora: R. J. Palacio
Páginas: 318
Editora:Intrínseca
Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥ 
Sinopse: August (Auggie) Pullman nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum ele é um menino igual a todos os outros.

 Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor. 

***

 Olá leitores!!! Como vocês estão? Espero que bem. Eu estou muito feliz por estar aqui com vocês e, para nossa segunda "conversa", trago a resenha de um livro Extraordinário, rsrsrsrsrsr  literalmente!!! Espero que vocês curtam.

 August é um menino de 10 anos que gosta de fazer tudo o que uma criança gosta: andar de bicicleta, tomar sorvete, jogar bola...  Porém, tem uma síndrome rara de nascença que, devido a muitas cirurgias, faz com que tenha um rosto incomum.
Não vou descrever minha aparência. Não importa o que você esteja pensando, porque provavelmente é pior.

 Desde pequeno Auggie sofre com a reação que as outras pessoas têm ao vê-lo e por isso, sempre preferiu se esconder para evitar constrangimentos. Estudava em casa com sua mãe, até que seus pais decidiram que era hora dele frequentar uma escola. Auggie encontra dificuldades que qualquer aluno passa ao ser novo num ambiente escolar. Essas dificuldades só aumentam, pois os outros alunos o repelem devido sua deformidade facial. Apesar de tudo, Auggie tenta enfrentar qualquer preconceito e mostrar que, apesar de sua aparência “estranha”, ele é um menino comum.


Mamãe e papai também não me acham comum. Eles me acham extraordinário. Talvez a única pessoa no mundo que percebe o quanto sou comum seja eu. 

 August é um personagem extremamente cativante. Muitas vezes, me vi querendo abraçá-lo e dizer que aquilo tudo iria passar. Apesar de ter apenas 10 anos ele demonstra ser uma criança muito madura. Esqueci em vários momentos que ele era apenas uma criança.

 A história é muito bem escrita, de forma leve e de fácil entendimento. Percebemos que Auggie é totalmente ciente do quanto seu rosto pode assustar as pessoas, mas isso não o impede de querer agir normalmente e assim, mudar a opinião dos outros em relação a ele.
Outro fato que faz o livro ficar mais interessante e dinâmico é quando outros personagens narram alguns capítulos nos mostrando o que pensam em relação a August. Essas passagens permitem que nos apropriemos mais da história, conhecendo assim, variados pontos de vista sobre Auggie.

 Extraordinário é uma bela história que nos faz refletir sobre preconceito. Aquela ideia errada que a gente tem sobre alguém/algo sem nem mesmo conhecer bem. Muitas vezes as pessoas deixam de ser elas mesmas por causa do receio do que os outros vão falar ou pensar. Quantas pessoas deixaram de ser felizes por medo da opinião de outros? Essa história é um bom exemplo de que podemos seguir nossa vida comum, apesar de qualquer coisa que venha nos colocar medo e/ou tente nos impedir de seguir em frente. Medo é normal, mas não deve ser maior que nossos desejos.

 Para aqueles que ainda têm alguma dúvida de que esse livro vale a pena ser lido ou não, vai aqui uma frase que eu até tentei fugir, mas definitivamente não dá: Esse livro é Extraordinário.

 Acho que devia haver uma regra que determinasse que todas as pessoas do mundo tinham que ser aplaudidas de pé pelo menos uma vez na vida.


 Espero que tenham gostado. Comentem aí! Esperando vocês pra gente papear! 
 Bjo e até a próxima!


 

 
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

24 comentários

Clique aqui para comentários
24/11/2015 13:26 ×

Sabe o que mais gosto em livros assim? A lição que nos ensina quando reclamados de coisas tão pequenas e banais....
Eu não li o livro, mas só a sua resenha já me deixou com lágrimas nos olhos.
Um abraço
Camila Bernardini

Responder
avatar
24/11/2015 15:12 ×

Ola Carol acredita que ainda não consegui parar ler esse livro e cada resenha maravilhosa como essa elogiando o livro, minha vontade é de sair correndo e ler sem parar. Imagino como o livro mexe com nossas emoções e queremos aconchegar August e livra-ló das dores. Preciso correr e ler. beijos

Joyce
www.livrosencantos.com

Responder
avatar
24/11/2015 15:41 ×

Olá, eu tenho visto muitos comentários sobre esse livro e fuco muito curiosa com ele, não é o tipo de leitura que eu procure mas esse, certamente, eu lerei. É um livro que sei que pode agregar, sei que ao ler vou ter momentos de reflexão.

Responder
avatar
24/11/2015 15:51 ×

Oi Thaís! Muito legal ver vc num blog *-*
Eu li Extraordinário recentemente e amei <3 É um livro muito tocante e sincero, n esperava gostar tanto! E ainda é cheio de lições lindas! Eu gostei bastante de ler tbm a visão dos outros personagens ;)
Bjs
http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

Responder
avatar
24/11/2015 20:58 ×

Olá!
Eu AMO DE PAIXÃO este livro! Já li duas vezes e chorei em ambas. É um livro para nos inspirar, nos ensinar a deixar de ser covardes e praticar gentilezas. A aparência não quer dizer nada, as pessoas são bonitas por dentro!
Beijos
http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

Responder
avatar
25/11/2015 09:16 ×

Oi!!!
Vejo sempre ótimos comentários de Extraordinário e alguns até como seu livro favorito, mas ainda não tive a chance de ler. A impressão que tenho é de ser um livro emocionante, com uma história de superação e cheio de lições para um sociedade que discrimina os diferente.
A frase final é perfeita, todos precisam de atenção e cada um tem sua história.

Abraços Carla Fernanda

Responder
avatar
25/11/2015 12:47 ×

Oi, Carol!
Eu sou completamente apaixonada por esse livro, comprei ele na Black Friday, no ano passado, e li ele em uma tarde. Quando eu terminei a leitura eu fiquei completamente sem reação, o livro é tão bonito e traz uma mensagem tão válida para os dias de hoje, que eu entrei em uma ressaca literária homérica. Acho que eu já o reli, sem mentira nenhuma, umas 10 vezes, de tanto que eu adoro essa estória. Sempre que me pedem uma indicação de leitura eu indico Extraordinário, acredito que todos deveriam ler, pois é uma leitura que tem tantos ensinamentos, que deveria ser leitura obrigatória. rsrsrsrs

Beijos!

Books and Movies
www.booksandmovies.com.br/

Responder
avatar
25/11/2015 14:01 ×

Oi,

O que dizer deste livro magnifico? Tão inocente, tão puro e ao mesmo tempo capaz de tocar tão fundo a nossa alma. Eu fiquei encantada com o August e com sua força de vontade. Linda resenha.
Paz e Beijos
Juci Pauda
jusemfrescura.blogspot.com.br

Responder
avatar
Ariane Souza
admin
25/11/2015 14:17 ×

Li esse livro não faz muito tempo, e sério ele é mesmo Extraordinário, hehe
Uma história super linda e emocionante, indico pra todos.

Beijos
http://apaixonadaporleiturass.blogspot.com.br

Responder
avatar
Dryh Meira
admin
25/11/2015 14:22 ×

Oiee ^^
Auggie ♥ Acho que ele é o personagem mais sincero, maravilhoso e extraordinário que eu já conheci ♥ Esse livro é simplesmente incrível, não é mesmo? Quis muito aplaudi-lo o livro todo ♥
MilkMilks
http://shakedepalavras.blogspot.com.br

Responder
avatar
Sil
admin
25/11/2015 16:15 ×

Olá,
Eu tenho esse livro aqui em casa desde que lançou, mas ainda não li ele acredita? Só leio resenhas positivas sobre ele e sei que quando eu ler, eu vou amar. Mas sabe quando você olha para o livro e sente que não está preparada para ler ele no momento? Eu me sinto assim. Mas espero amar também quando eu ler.

Responder
avatar
Ivi Campos
admin
25/11/2015 18:12 ×

Este é um dos livros que eu indico para todo mundo e de qualquer idade. è o tipo d eleitura que devia ser obrigatória nas escolas, desde o ensino fundamental e ser usada como objeto de discussão. Adoro o August e toda a composição que a autora construiu ao redor dela. Amei sua resenha e as fotos que você fez.
Meu Amor Pelos Livros
Beijos

Responder
avatar
25/11/2015 19:38 ×

Oi,
Sabe que eu nunca li esse livro? E nem tinha lido nenhuma resenha dele também...
Claro que eu já o vi pelos blogs por aí, mas não imaginava que era essa a história...muito bonita, apesar de triste....
parabéns pela resenha...
bjs

Responder
avatar
25/11/2015 20:58 ×

Acredita que tenho esse livro há um tempão e nunca li??? Pois é... é um daqueles que estão juntando poeira na estante. Uma mistura de procrastinação com mais procrastinação. Sempre vejo excelentes comentários sobre ele, e esse último quote que vc citou, qua máximo. Acho q todo mundo realmente merece passar por essa experiência.

;D
Profissão: Leitora

Responder
avatar
Ju
admin
25/11/2015 22:08 ×

Todo mundo diz que esse livro é extraordinário mesmo, tenho muita curiosidade de conhecer a história! O medo é uma coisa que paralisa muita gente e faz com que as pessoas não tenham uma vida plena, concordo com você, ele nunca pode ser maior que os nossos desejos. Achei bem legal o livro nos fazer refletir a respeito do preconceito.

Beijo.

Ju
Entre Palcos e Livros

Responder
avatar
D e s s a
admin
25/11/2015 22:54 ×

Ainda não li a obra, mas já me apaixonei por esse garoto que não se envergonha de como ele é. E aceita isso. É muito importante nos aceitarmos. Esse livro está faz tempo nos desejados, preciso ler logo,deve ser uma história linda!
www.apenasumvicio.com

Responder
avatar
25/11/2015 22:55 ×

Olá,

Durante a leitura desse livro eu refleti muito sobre o quanto os humanos são egoístas!
Confesso que a deficiência do Auggie não é algo comum, mas nós temos que amar ou senão ao menos respeitar o próximo, e toda vez que ele falava sobre como alguma criança riu dele ou até mesmo fez um comentário negativo, eu fiquei triste por ele, eu me coloquei no lugar, pensa como pode ser difícil ter uma deficiência e ainda terem pessoas o julgando, deve ser devastador, porém ele encarou tudo com muita força, principalmente pela idade dele. Enfim, um livro muito tocante.

Beijos,
entreoculoselivros.blogspot.com

Responder
avatar
26/11/2015 08:28 ×

Nossa, faz tanto tempo que quero ler esse livro e não me canso de ler e ver resenhas sobre ele =) Eu me sinto exatamente como você com personagens como Auggie, querendo abraçar e amparar. Não sei porque não li ainda. Gosto de livros assim, que tratam de preconceitos, nos passam lições muito valiosas. Adorei a resenha. Beijos
-Mari

Responder
avatar
26/11/2015 10:54 ×

Olha tenho que confessar que até hoje eu não tive a oportunidade de fazer a leitura desse livro, mas eu tenho interesse, pois dizem que a mensagem que ele passa é muito linda e espero poder ter a oportunidade de fazer isso logo. Eu tenho o livro mas naquela edição antiga e estou querendo dar para sorteio e comprar esse da capa azul que eu acho linda. Comprei um de capa dura também que é o 365 extraordinarios. Adorei as mensagens e tudo mais. Espero poder ainda ler esse livro e gostar bastante. Porque pelo que tu comentou, o livro aborda bastante sobre o preconceito e também nos faz pensar em como devemos tratar as pessoas ou até mesmo julgar né? Isso acontece muito. Infelizmente.

http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/resenha-guerra-dos-fae-as-criancas.html

Responder
avatar
26/11/2015 14:36 ×

Esse livro é mesmo Extraodinário! Haha. Eu adoro ver como as pessoas se sentem ao lê-lo… Sua opinião vem ao encontro da minha. Achei a história de uma grande sensibilidade e me vi emocionada no decorrer da leitura, porque as crianças são capazes de provocar tanto sofrimento apenas por não saberem lidar com as diferenças umas das outras.

Beijos!
http://www.myqueenside.blogspot.com.br

Responder
avatar
Davi Rennan
admin
26/11/2015 15:03 ×

Otima resenha!
Mas não gosto muito desse livro.
Bjs

Visitem: Fumei Livros

Responder
avatar
26/11/2015 15:54 ×



Oie, tudo bem?
Eu ouço falar taaanto nesse livro! Nunca parei pra ler, mas tenho vontade porque adoro essas histórias que passam mensagens positivas sobre a vida. Fazem a gente olhar pras nossas posturas no dia a dia, que muitas vezes passam despercebidas, mas precisam ser refletidas.
Acho que vou gostar muito desse livro, pela sua resenha parece mesmo ser o tipo de livro que me encanta!

Responder
avatar
Glaucia
admin
27/11/2015 21:36 ×

Extraordinário é um dos meus livros favoritos e sempre que posso indico essa leitura. Além de tratar de um assunto sério e de ter uma escrita leve, esse livro nos emociona e nos faz entender o quanto é difícil ser "diferente" em um mundo onde até mesmo as crianças nos julgam pela aparência. Adorei seu texto.

Bjs, Glaucia.
www.maisquelivros.com

Responder
avatar
29/11/2015 15:36 ×

Este livro me cativou deste o início. Depois que li então foi direto para a lista de favoritos. Vou te falar que também esqueci em alguns momentos que ele era apenas um menino. hehe. Só lembrava por causa das histórias que ele contava da sala de aula.

Mas sem dúvida é um livro que vale a pena!
Adorei sua resenha!

Beijinhos!
www.pensamentosvalemouro.com.br

Responder
avatar

Querido leitor,

Seus comentários deixam o nosso cantinho ainda mais especial. Agradecemos muito a sua participação! Até o próximo post! ;)

Equipe do Citação
ConversãoConversão EmoticonEmoticon

Obrigado pelo seu comentário