Resenha: Desejo e Honra


Livro: Desejo e Honra
Autora: Tatiane Durães
Páginas: 152
Editora: Editora Deuses
Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥ 
 Sinopse: 1890. O Brasil passava por sérias mudanças. Os escravos foram alforriados, porém, apenas no papel. Os italianos começaram a chegar em busca de uma vida melhor. A corrida pelo ouro terminara há muito tempo e o café com leite era o que sustentava a economia do país.
Em Minas Gerais, uma única família ainda mantinha a atividade do minério, a família Leon, eles continuavam sendo abençoados, encontrando ouro em suas terras.
O Conde de Leon, filho do monarca Duque de Leon, que, devido a idade, não conduzia mais os negócios. Conde que, apesar de bondoso, carregava no peito a enorme dor da perda. Sua esposa Cassandra falecera ainda muito jovem, e desde então ele nunca mais ficara atraído por nenhuma mulher, até aquele dia, 31 de outubro, quando uma jovem de cabelos negros e pele extremamente branca chegou em sua casa para ajudar na cozinha. Uma jovem bonita, delicada e inteligente.
Assim, o Conde de Leon, finalmente percebeu que poderia se libertar do fantasma de sua falecida e amada Cassandra. Entretanto, a jovem carregava consigo um segredo: Linda, porém fatal.

***

 Oie people!!! Hoje vamos conversar sobre a obra de uma autora nacional que, até então, não conhecia: Tatiane Durães. E a primeira coisa que tenho a falar da escrita da Tatiane é que prende atenção do início ao fim.

 Mas, antes de falar do livro quero agradecer à Helena Dias do Blog Café com Livro que organiza o grupo Turma do Livro no Facebook. É um projeto literário que objetiva propagar a literatura nacional. Através do grupo tive oportunidade de conhecer e ler essa obra. É claro, agradecer também à Tatiane Durães por ter disponibilizado o livro.


 Gente, essa ideia do grupo é muito bacana pois, além de conhecer e ler autores nacionais, podemos nos divertir com os desafios lançados e perguntas sobre a obra. Então, não preciso dizer o quanto gostei de fazer parte do grupo. Espero continuar... Vamos ver! Rsrsrs...

 Bem, então vamos ao livro: Desejo e Honra. Neste romance de época passado no Brasil, conhecemos Amanda Collet que, logo na primeira página, aparece fugindo dos soldados que a perseguiam. Fugia para não ser presa. Amanda é, nada mais, nada menos que uma ladra.

Ela era uma ladra, não simplesmente uma ladra, mas a melhor e mais cara ladra da região. Ofício que havia aprendido e herdado de seu pai, o melhor ladrão e assassino do Estado.
 Para escapar dos soldados pediu refúgio na casa de uma antiga conhecida, Alicia, pois lhe devia um favor. Alicia, sugeriu que Amanda fosse para um lugar distante da cidade a fim de que os guardas não a encontrassem. Assim, com a ajuda da tia de Alice, Amanda segue para o campo, para a casa de um magnata do ouro para quem a tia Lurdes trabalhava. Chegando à casa grande e luxuosa elas foram para cozinha onde seria seu ambiente de trabalho. Foi lá que Amanda o viu pela primeira vez: o Conde de Leon.

Todas pararam para tomar café. Um grande bolo havia sido assado, café e chá estavam sendo servidos, mas quando Amanda pensou em se sentar, a porta fina de madeira se abriu e o mais belo homem entrou na cozinha rindo. Seus cabelos castanhos pareciam sedosos, seus olhos castanhos claros brilhavam lindamente, sua boca perfeitamente desenhada sorria de um jeito alegre, como se a vida fosse maravilhosa.
 Conde de Leon, viúvo que, segundo os empregados, não pretendia arrumar outra esposa. Até vir Amanda, pela qual ficou encantado no primeiro instante. Após a primeira troca de olhares e à primeira conversa, Conde de Leon já demonstra sentimento por Amanda e que fará de tudo para tê-la. Já ela, tenta não nutrir sentimentos pelo Conde, pois isso pode ser muito perigoso, colocando muita coisa em risco. O que faria Leon quando descobrisse estar apaixonado por uma fugitiva perigosa?

 Do começo ao fim, temos uma história instigante. Tatiane Durães consegue manter nossa atenção durante todo tempo do livro. Um livro rápido de ler, não só por conter um ótimo conteúdo, mas também por ter poucas páginas. E aí, levanto um ponto negativo. Achei que foi muito rápido, tendo alguns fatos importantes levantados como uma "pincelada". O próprio mistério/segredo do Conde de Leon acredito que poderia ter tido um maior desenvolvimento do assunto e até mesmo ser retomado em outros momentos da história. As últimas páginas também pediam momentos mais duradouros, com detalhes mais profundos dos acontecimentos. Mesmo com poucas páginas, poderia ter uma maior elaboração dos fatos.

 Mesmo assim, o livro tem um encantamento incrível. O que falar do romântico Conde de Leon? Romântico mesmo!! Apesar de algumas vezes Amanda se mostrar fria, pois não queria se envolver, ele demonstrou-se totalmente empenhado a conquista-la. Mesmo quando algumas pessoas o afastaram de sua amada, Leon foi capaz de tudo para tê-la de volta. Totalmente apaixonante. As cenas que descreviam o amor entre eles eram leves e sutis, nada muito explícito o que caracterizou mais uma vez, a boa escrita de Tatiane.

As mãos do conde prenderam a jovem com firmeza e acariciavam suas pernas. Sua boca exigia os seus lábios e ela o aceitou. Seus corpos suados colados sob o sol, a brisa soprava fresca, fazendo com que os cabelos dela balançassem ao mesmo ritmo das árvores e flores.
Ela não conseguia pensar em outro lugar que desejasse tanto estar, com Leon ela se sentia amada e segura. Se tivesse que abandoná-lo, seu coração iria ficar destruído.

 É realmente de se encantar. Acredito que toda emoção que senti lendo esse livro, se deve à forma como Tatiane escreve. Ela não joga simplesmente as palavras e sim, descreve as situações de forma tão clara, tão envolvente que nos leva a viver o que está sendo passado. Em todos os momentos, de emoção, de mistério, ação, o calor da paixão, a autora nos leva a vivenciar o momento e isso faz com que fiquemos tão conectados que só dá vontade de largar a história quando ela chega ao fim.

 Eu li a versão digital (Epub) e encontrei alguns erros de escrita, por isso, acredito que poderia ter uma revisão de algumas palavras. Encontrei erros bobos, como por exemplo ao invés de estar escrito: "O homem teve tempo apenas...", estava a palavra deve no lugar de teve. Outros erros como esse aparecem, que não tiram o brilho da história, mas que poderiam ser revisados.

 Um bom romance de época que também tem um bom toque de ação e mistério é o que temos em Desejo e Honra. Leitura que recomendo muito, principalmente àqueles que gostam de suspirar por personagens e histórias fascinantes. Além disso, é um bom motivo para prestigiar autores nacionais que cada dia se destacam mais.

Beijo people e até a próxima!!!





Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

31 comentários

Clique aqui para comentários
Carol Gama
admin
19/01/2016 16:16 ×

Minha querida colega de blog, será que é possível instigar menos a gente? Não estou em condições de aumentar minha coleção, mas amei a resenha! Acho que vou gostar do livro, apesar de estar um pouco distante de romances de época. Beijos!

Responder
avatar
19/01/2016 17:29 ×

OIeee. Olha, acho que eu gostaria de ler esta história por ser romance de época e por se passar no Brasil mas concordo que muitas vezes há a necessidade de mais detalhes, principalmente em relação à História do país. Mas acho que é legal ler romances de época pelo fato de que há mais romance do que todo aquele amor repentino que surge. Não conheço a autora e a apresentação foi legal.

Beijos,

Greice Negrini

Blogando Livros
www.amigasemulheres.com

Responder
avatar
Thaís
admin
19/01/2016 17:42 × Este comentário foi removido pelo autor.
avatar
19/01/2016 19:42 ×

Olá Thaís, adorei a presenha, parabéns!

Também participo do projeto e gostei muito dessa obra, em breve terá resenha lá no blog também.

Beijokas da Quel
http://literaleitura2013.blogspot.com.br

Responder
avatar
20/01/2016 10:13 ×

Oi Thais,
Fico muito feliz que tenha se encantado com a história, mesmo com as ressalvas. Muito obrigada por ter participado do grupo, lido e resenhado o livro. Bjs

Responder
avatar
20/01/2016 10:47 ×

Olá

Já li esse livro através do Book Tour realizado pela autora,gostei bastante do livro,pois adoro personagens com personalidade e isso os protagonistas tem de sobra.


Bjss

Responder
avatar
Aline Souza
admin
21/01/2016 10:15 ×

Eu não conheço nem o livro e nem a autora, sua resenha me deixou interessada pelo livro, mesmo ele não fazendo muito meu estilo literário.
http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

Responder
avatar
Thaís
admin
21/01/2016 15:15 ×

Kkkkkk oie querida!!!
Fico feliz de ter atingido meu desejo de instigar quem lesse... kkkk
Que bom que gostou.
É uma boa leitura, você vai gostar.
Bjo

Responder
avatar
Thaís
admin
21/01/2016 15:19 ×

Oi Raquel. Obrigada pela sua visita!
Que bom que você gostou. O projeto foi mesmo bacana, né?
Vou dar uma olhada no seu blog pra saber sua opinião.

Bjo

Responder
avatar
Thaís
admin
21/01/2016 15:21 ×

Aaaaa Tatiane!!! obrigada pela sua visita!!! Muito bom "te ver" aqui!!
Eu amei participar do grupo..
Parabéns pelo livro.
bjo

Responder
avatar
Thaís
admin
21/01/2016 15:23 ×

Olá Olívia!! Obrigada pela visita
Eu também adoro personagens com personalidade e isso Amanda e o Conde de Leon, têm de sobra!
bjo

Responder
avatar
Thaís
admin
21/01/2016 15:24 ×

Oi Aline. Obrigada pela sua visita.
Que pena que não gosta de romance de época, mas acredito que esse detalhe não vai te atrapalhar pois é uma história muito boa. Vale a pena.
bjo

Responder
avatar
21/01/2016 17:00 ×

Oi. não conhecia o livro, ao menos, não recordo. Sua resenha ficou ótima, e pela sinopse fiquei com a sensação que era uma leitura rápida, mas também tive a dúvida de saber se a autora retrata fatos históricos da época ou se é somente um romance que poderia passar em qualquer época.

Responder
avatar
21/01/2016 19:44 ×

Comecei recentemente a ler o primeiro livro desse tipo, que e passa numa época mais antiga! Adorei a história desse livro, ainda mais por se passar no Brasil de antigamente!

Vitória
www.vicio-de-leitura.com

Responder
avatar
Thaís
admin
21/01/2016 19:52 ×

Oie Greice. Obrigada pela visita.
Que bom que vc gostou da resenha. Tenho certeza qué vai gostar do livro também. Qdo puder, leia e depois vem me contar o que achou, ok?
Bjo

Responder
avatar
Milena Nones
admin
22/01/2016 12:27 ×

Oi! Gosto bastante de romance de época. Não conhecia esse livro, mas você me deixou com vontade de ler, ainda mais quando a narrativa é envolvente... O que atrapalha um pouco a leitura, realmente são os erros de revisão, mas às vezes o livro é tão bom que dá pra levar em consideração... hahah

Beijos

http://albumdeleitura.blogspot.com.br/

Responder
avatar
22/01/2016 13:56 ×

Que legal a iniciativa destes projetos para divulgação da literatura nacional...
Não conhecia nem a autora e nem o livro com certeza irei atrás de conhecer.. Gosto mto de prestigiar os autores nacionais, pois sempre encontro mta coisa boa...
Parabéns pela resenha!

Bjo

Responder
avatar
Thaís
admin
22/01/2016 15:25 ×

Oi Lília. Obrigada pela visita!
Então, na história fala um pouco de um país ainda escravista mesmo com a lei Áurea. A protagonista até passa por um problema ligado à isso... A autora, nesses pontos, ela descreve a situação muito bem e não fica difícil pra gente entender esse problema da época. E a leitura é realmente rápida. .. rsrrs
Bjo

Responder
avatar
Thaís
admin
22/01/2016 15:29 ×

Oie Vitória! Obrigada pela visita.
Então, foi um detalhe que eu gostei bastante também ler que é passado no Brasil, mais especificamente em Minas Gerais. E se você está iniciando agora nesse gênero, não deixe de ler Desejo é Honra. Tenho certeza que cai adorar. Bjo

Responder
avatar
Thaís
admin
22/01/2016 15:31 ×

Oie Milena. Obrigada pela visita.
Fico feliz que tenha gostado e te despertado o desejo de ler esse livro especificamente. Quando ler, volte pra me contar? Ok?
Realmente os enganos incomodam muito, mas a história é tão boa que dá pra relevar... kkk
Bjo

Responder
avatar
22/01/2016 21:36 ×

Gostei da temática, 1890, Brasil pós-escravidão, romance de época, não conhecia o livro, todavia fiquei curioso e com vontade de ler. Vamos ver!
www.sagaliteraria.com.br
www.facebook.com/asagaliteraria

Responder
avatar
22/01/2016 21:40 ×

Com certeza essa ideia é perfeita e a iniciativa é show, amo romances de época, e fiquei muito instigada lendo a sua resenha, já adicionei o livro para ler, ainda mais que autora tem toda sensibilidade para conduzir a história uma peça importante para deixar o livro convidativo! Bjkas

Responder
avatar
24/01/2016 11:47 ×

Oiii, a história me interessa muito, principalmente por se passar em Minas. Erro de revisão é um dos problemas que vejo nos livros independentes com mais frequência, eu perdoo porque sei que o escritor sem editora trilha um caminho árduo e senti que você também relevou pela história ser legal. Um beijo!

Responder
avatar
28/01/2016 20:46 ×

Oi Thaís, adorei a ideia do grupo para leitura de nacionais, que bacana! Você poderia falar mais sobre ele aqui no blog?
Sobre o livro, me pareceu não muito legal, erros de português, mau desenvolvimento dos acontecimentos, me deixam um pouco com raiva. É uma pena!

Responder
avatar
Soso
admin
29/01/2016 01:37 ×

Olá, gostei da sinopse, mas não encontrei esse livro na versão digital...sabe me dizer onde compro ??
Grata, Soso

Responder
avatar
Helena Dias
admin
29/01/2016 22:22 ×

Guria, como vc escreve bem!! Rs
Adorei a resenha. Ficou muito bem feita e vc sabe se expressar.
Obrigada por mencionar a Turma. Que bom que gostou!!

Beijos.
Café com Livro

Responder
avatar
11/02/2016 00:38 ×

Oie, tudo bom?
Gosto muito de romances de época, ainda mais com pitadas de ação. Engraçado que o homem é mais romântico que seu par, pois costuma acontecer o contrário nos livros. Gostei do diferencial.
Também me incomodo quando tudo acontece rápido demais.
Beijos,
http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

Responder
avatar
Thaís
admin
16/02/2016 15:17 ×

Oie Helena!!!
Nossa! Muito obrigada! !
Fico feliz que tenha gostado.
A ideia da Turma é muito boa mesmo!!! Vou divulgar sempre! !!
Bjo

Responder
avatar
Thaís
admin
16/02/2016 15:25 ×

Oie Helena!!!
Nossa! Muito obrigada! !
Fico feliz que tenha gostado.
A ideia da Turma é muito boa mesmo!!! Vou divulgar sempre! !!
Bjo

Responder
avatar
Ana Caroline
admin
19/02/2016 17:32 ×

Oi, tudo bem? Eu estou amando ler romances de época e acho que até por isso gostei tanto da resenha. Amei a capa também. Acho que o que me encantou nessa história é o fato de alguns pontos serem diferentes do que estou acostumada a encontrar nos romances de época e isso me deixou interessada em conhecer o livro.

Beijos.

http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

Responder
avatar
Ana Caroline
admin
26/02/2016 12:30 ×

Oi, tudo bem? Eu comecei a ler romances de época ano passado e agora sou uma viciada rs. Eles são bons demais. Não conhecia este livro, mas a sua resenha me deixou bem interessada em conhecer essa história. Beijos.

http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

Responder
avatar

Querido leitor,

Seus comentários deixam o nosso cantinho ainda mais especial. Agradecemos muito a sua participação! Até o próximo post! ;)

Equipe do Citação
ConversãoConversão EmoticonEmoticon

Obrigado pelo seu comentário