Dexter Morgan, meu psicopata favorito.


Se você gosta de séries sobre crimes...
Se você gosta de séries de suspense...
Se você gosta de séries com terror psicológico...

Mas você ainda assim quer uma pitada de pimenta e sarcasmo para tornar tudo divertido e interessante, você não pode deixar de assistir Dexter!

A série foi ao ar entre 2006 e 2013. Dexter conta a história de um psicopata que ao dar seus primeiros sinais de crueldade ainda na infância é orientado por seu pai a utilizar esse desejo por morte de forma construtiva ou melhor "produtiva"! 

Resumindo basicamente o pai dele simplesmente diz assim: "se você vai matar alguém, mate bandidos! Tem um monte de bandido que escapa da Lei por questão burocrática, mate esses filhos de uma...". Eu sei, a série fez sucesso na melhor linha do "bandido bom é bandido morto"! Mas nem de longe é só isso!

Através de muita vigilância e trabalho de condicionamento do pai, é isso que acontece. Dexter cresce uma pessoa de aparência normal, com uma vida normal, entra para a polícia como analista forense e nas horas vagas, libera o seu "passageiro sombrio", o monstro interior que tem sede de sangue e elimina os caras maus da cidade de Miami! Mas não é qualquer cara mau, são os muito maus e que ele não tenha dúvida da culpa, ele antes de matar tem de ter certeza disso!

Assim que assisti o 1º episódio, fiquei chocada! Chocada daquela forma que eu não saberia dizer se era boa ou ruim, se eu tinha descoberto uma série que eu iria amar ou se rejeitaria radicalmente. O Dexter da vida "normal", não era um galã sedutor, simpático, cativante, era um homem que fingia cada gesto, que manipulava cada pessoa ao seu redor e que mentia para todos que o cercavam. A própria aparência do ator (que eu acho um gato), era longe de ser o esteriótipo do protagonista, com roupas de nerd e um cabelo esquisito, não nos dizia muita coisa! Era para amarmos ou odiarmos Dexter Morgan?

Bem, a série foi baseada no livro Darkly Dreaming Dexter de Jeff Lindsay, mas basicamente só em seu 1º ano, depois segue rumos bem diferentes do autor que publicou uma série de livros com o personagem. Até lá pelo 4º ou 5º episódio, o que me fazia seguir adiante era a curiosidade para entender quem era essa figura. As vezes engraçado, como quando ele conta que escolheu a namorada por ser uma pessoa traumatizada em seu último relacionamento, e assim alguém não interessada em sexo. Não que ele fosse virgem, mas ele achava difícil esconder quem ele era de verdade enquanto fazia sexo, então preferia não fazer. Quando ele finalmente fez sexo com a namorada foi hilário!

Outra coisa que me chamava a atenção era a narrativa da história de dentro dos pensamentos dele, a forma crítica de olhar para a sociedade, sarcástica e até ácida, de uma homem que achava os sentimentos muito curiosos, pois ele não os entendia. E também não entendia porque as pessoas valorizavam tanto, até mesmo sabendo que estavam sendo fingidos ou exagerados com segundas intenções. Frases como: "se eu tivesse sentimentos, eu até sentiria pena", ou "eu ficaria muito zangado" são comuns na 1ª temporada.

A graça está que ele tem sentimentos, ele não os reconhece com facilidade, mas eles estão lá! Logo que o público começa a identificar quais são os sentimentos por trás do personagem, o público se apaixona por ele, e também pela série. Ao longo das temporadas esses sentimentos vão se tornando cada vez mais fortes, perturbadores e envolventes. Não vou dar spoilers, basta dizer que Dexter vai construir não só uma família, como desenvolver vários relacionamentos sociais. E inevitavelmente a gente vai torcer para ele matar e para ele não ser pego nunca! 

A série passou por alguns problemas, como quando Michael C. Hall foi diagnosticado com um câncer,   linfoma de Hodgkin, um tumor do sistema linfático. Muitos acharam que a série não sobreviveria, mas tanto ela quanto ele se curaram. Fofocas também abalaram os bastidores quando surgiu o romance dele com Jennifer Carpenter, que fazia o papel de sua irmã na série. Eles se casaram em 2008 e se separaram em 2010! O que não impediu que ela continuasse na série. Nada abalou a série, que recebeu dezenas de prêmios e só foi cancelada porque aparentemente, Michael queria se dedicar a novos projetos.

Mesmo assim, boatos de uma possível volta para mais uma temporada vem constantemente circulando na internet. Muitos fãs ficaram revoltados com o final dado a série, os motivos são os mais diversos, uns queriam uma coisa, outros já achavam que devia ser o oposto, tem a turma do "ele merecia ser feliz" e a "turma do tem de pagar"... não vou contar o que! O que eu posso dizer é que o jeito que acabou foi emocionante, forte e que deixou espaço para uma volta. Algumas perguntas ficaram em aberto, deixando por conta do telespectador imaginar o que aconteceu depois...
O que eu posso dizer também é que eu teria seguido assistindo por mais várias temporadas!!! No meu peito bate um coração apaixonado por Dexter!
Quem tiver interesse pode procurar também pelos livros sobre o personagem lançados pela Editora Planeta:





  •  Dexter - A Mão Esquerda de Deus de 2004, lançado no Brasil em 2008
  • Querido e Devotado Dexter de 2005, aqui 2009
  •  Dexter no Escuro de 2007 e aqui 2010


  •  Dexter: Design de um assassino de 2009 e aqui 2011


  • Dexter é Delicioso de 2010 e aqui 2011
  • Duplo Dexter de 2011 e aqui 2012
  • Dexter Em Cena de 2012 e aqui 2013
  • Dexter está morto de 2013 e aqui 2015)


  • Espero que vocês gostem da dica desta semana, beijo e até a próxima!
    Proxima
    « Anterior
    Anterior
    Proxima »

    4 comentários

    Clique aqui para comentários
    02/05/2016 21:40 ×

    Dexter é inesquecível!!!! AAAAAAAAAaamooooooooooooo

    Responder
    avatar
    06/05/2016 18:49 ×

    Dexter é mto legal!

    Responder
    avatar
    Val
    admin
    10/05/2016 14:24 ×

    Eu gostei mto, torço q volte mesmo!!

    Responder
    avatar
    Val
    admin
    15/05/2016 01:06 ×

    Ele é sim maravilhoso!!!!! Não tem psicopata igual!! kkk O pessoal falor tanto de Hannibal, mas foi cancelada na 3ª temporada. Dexter é Dexter!

    Responder
    avatar

    Querido leitor,

    Seus comentários deixam o nosso cantinho ainda mais especial. Agradecemos muito a sua participação! Até o próximo post! ;)

    Equipe do Citação
    ConversãoConversão EmoticonEmoticon

    Obrigado pelo seu comentário