Sagas literárias: dicas de leitura


A cerca de 2 anos eu me propus a ler diversas sagas literárias, era um estilo do qual eu tinha lido pouco, por preguiça, claro! Eu sempre encarei sagas como livros 1000, 1500, 4000 páginas! Então só tinha lido apenas 5 sagas e queria saber mais para poder opinar, e não só por isso, mas porque entre as sagas que eu tinha lido, algumas eu tinha amada de verdade. Vocês já devem ter visto por aí esse debate sobre se vale ou não a pena ler sagas, e eu não me sentia segura para dar a minha opinião.
Eu já havia lido As Brumas Avalon, Harry Potter, Percy Jackson e os Olimpianos, Trilogia da Magia e As Crônicas de Gelo e Fogo (bem, até o 5º livro lógico). Depois disso li: As Crônicas de Kane, Os heróis do Olimpo, Os Delírio de Consumo de Becky Bloom (embora nem todos considerem os livros uma saga), Os imortais, Academia de Vampiros, Crepúsculo, Fallen, Jogos Vorazes, Divergente, Os Instrumentos Mortais, As Peças Infernais, Os Legados de Lorien (ainda sem o último livro que sai nos EUA em final de junho), 16 Luas, Maze Runner, Caça ao Homem, Mundo de Tinta e tem algumas outras que ainda pretendo ler e até já comecei, mas faço questão de listar para ficar claro que tudo que vou dizer se baseia na leitura destas e só!

1ª conclusão que cheguei é que se o gênero é fantasia, os editores dizem que é infanto juvenil, mesmo que nada tenha de infantil na saga. Isto é a maior baboseira do mercado editorial!!! De todas essas sagas a única que eu realmente recomendo para crianças (não menores 10) é As Crônicas de Kane de Rick Riordan!! Muitos vão falar de Harry Potter (de  J.K. Holling) e Percy Jackson (de Rick Riordan) que com certeza podem ser lidos por crianças, mas a menos que a criança seja algum tipo de gênio, sem maturidade não vai perceber metade da riqueza e da qualidade do texto. Essas 2 histórias são mais que romances, mais que aventuras, existe toda uma beleza poética no texto, fora de um trabalho de pesquisa de mitos muito bem feito. São textos com dezenas de reflexões filosóficas.
Acho o Percy muito mais legal que o Harry, apesar do autor ter enfatizado suas características infantis no outra saga Heróis do Olimpo. Se eu tivesse que escolher alguém para casar, com certeza seria Percy e não nosso melancólico Harry, mas como estamos falando de um relacionamento de poucos dias (enquanto você lê), namore os 2!
Aliás, falando em Heróis do Olimpo, o que é aquele livro A Casa de Hades? Muito bom! Muitas emoções! Atravessar o Tártaro e ver um certo personagem sair do armário... foi lindo!

2ª conclusão foi que o mercado e os autores acham personagens para ter emoções fortes e fazerem loucuras por amor precisam ser adolescentes. Parece que eles acreditam que quando a gente cresce perde a coragem, ou fica mais triste, muito sobrecarregado com marcas da vida e muito preso as responsabilidades. Então temos adolescentes independentes e descolados, extremamente maduros resolvendo no lugar dos adultos os problemas que afligem a humanidade. Já os adultos são bobos, teimosos, ingênuos e muito lentos de raciocínio!!

3ª conclusão foi que sem As Brumas de Avalon de Marion Zimmer Bradley, metade desses livros não existiriam! A leitura não é metade agradável do que alguns outros, mas é inegável como os escritores atuais beberam em sua fonte. Difícil de agrupá-la em conjunto com essas obras, mas essa saga continua sendo obrigatória para quem gosta do gênero. E talvez até arrisque dizer que muitos fãs de outras sagas que endeusam seus escritores perceberiam que eles não são TUDO ISSO!

A saga que me arrependi de ter começado: As Crônicas de Gelo e Fogo

Quando comecei a ler a saga, o 5º livro tinha acabado de ser lançado, 5 anos depois e 90% da história apagado da minha memória, ainda aguardo conclusão. A saga começa bem, apesar de lenta nos primeiros capítulos, ela só mostra as “garras” lá pela página 70, oscila um pouco no 3º livro, mas vai bem. A partir do 4º livro, que é muito chato, você começa a perceber que o autor George R. R. Martin está com problemas de unificar a história que se espalha cada vez em mais e mais núcleos, apesar de matar alguns personagens, ele continua criando mais! Acho que daí se explica porque o 6º livro não está pronto ainda. E teremos um 7º! Quem viver verá!

As 3 melhores sagas que eu li:

3º lugar vai para Divergente de Verônica Roth – ela é inteligente, dinâmica, Tris e Tobias são maravilhosos, a história de amor é linda, a trama é instigante, deixa uma mensagem legal especialmente para os jovens, “você pode ser aquilo que você quiser, seu corpo não define você”. Tudo é muito bom até... bem até o final! Me desculpem, mas que droga de final triste do inferno foi aquele? Já o filme, achei legal, mas é outra história e não chega aos pés!

2º lugar vai para Jogo Vorazes de Suzanne Collins! Quem viu o filme e não leu os livros não faz ideia, mas a história te prende de forma assustadora, é criativa, é rápida, é fascinante. Katniss na minha opinião é uma idiota, demora demais para cair a ficha e agarrar seu homem, vamos combinar, né? Mas ele vale o livro todo! Só não coloco em primeiro lugar porque a Suzanne deixa alguns furos na história, a escrita dela não tem lá essa qualidade toda, mas a mente é criativa como só!

1º lugar vai para Os Instrumentos Mortais de Cassandra Clare, poderia ir para qualquer obra dela, pois todos estão no mesmo nível, mas escolhi TMI porque independente das tramas individuais, os outros são mais do mesmo. Ela escreve bem, ela é criativa, ela é instigante e tem o dom de criar personagens muito apaixonantes. Nesta obra você não tem 1 casal que você se apaixona, ela te dá logo 3! Na verdade, até mais... você simplesmente ama os personagens, você sente e sofre junto com o vilão, você quer beijar o mocinho, você quer namorar a mocinha. Você quer pegar os amigos deles! Rsrs
Esse livro foi umas das primeiras sagas que li, e depois que li as outras que tive certeza da diferença de nível entre elas. É muito melhor!

As 3 piores sagas que li:

3º lugar vai para Os Imortais de Alyson Noël – são 6 livros razoavelmente curtos, menos de 300 páginas, é fácil de ler, são leves, e a escrita é bem estruturada. Tem momentos legais, cenas dramáticas, suspense, aventura, romance, mas falta argumento! O motivo por detrás de tudo é fraco, é fútil, é tolo e me fez achar que passar por tudo aquilo só por ele era meio doentio, obsessão demais! Se eu pudesse dar um conselho aos personagens seria: sigam em frente! Fora que metade dos motivos que a autora me passou para amar seu protagonista se resume a dinheiro, ele é rico! Ele é rico, bonito e apaixonado, se isso tá bom para vocês, Damen é tudo isso, mas para mim foi pouco. Não é ruim, mas é fraco, muito fraco.

2º lugar para pior saga das que eu li tem uma legião de fãs que vão querer me matar: Dezesseis Luas de Kami Garcia e Margaret Stohl. Eu realmente gostei do 1º livro, adorei aquele jeitinho cavalheiro do protagonista, mas a partir da metade do 2º livro, achei que a história foi ficando monótona, depressiva, triste mesmo! Mas não um triste = dramática que te enche de lágrimas e emoção, triste de te colocar para baixo. Por várias vezes achei que as autoras iriam abrir novas linhas de ação para animar a história, mas elas pareciam sempre optar pelo mais doloroso. Faltou paixão, humor e calor! E mesmo o final que deveria ter sido muito emocionante, achei chato!

1º lugar fica com a Trilogia da Magia de Nora Roberts – não é chato, não é mal escrito, não é complicado, mas também não é bom. Essa é uma trilogia que com certeza não se encaixa como juvenil, apesar de eu também achar que chamar de erótico é exagero, mas sim, tem cenas de sexo razoavelmente descritas com detalhes. O que me incomodou é que não funciona! Você tem 3 mulheres que se mostram especiais, 1 mocinho lindo, sexy que se envolve com 1 delas para ser nosso casal romântico. Isso numa trama policial paralela a uma trama espiritual, mágica. Nenhum dos personagens me convenceu, as cenas de sexo me fizeram rir, e o final ficou bem óbvio. Não sei como são as outras obras da autora, ela é uma campeã de vendas e tenho certeza que não deve ser sem motivos. Mas de todas as sagas que eu li, foi a pior!

Todas as outras sagas que eu li, eu gostei, algumas oscilam entre momentos bons e momentos mais chatinhos, mas nenhuma foi uma perda de tempo, todas me deixaram algo. Um personagem, um trecho, um pensamento, algo que valeu a pena ter lido, só para aquilo. Vou destacar também aqui uma saga que acredito que, se o autor conseguir concluir com qualidade, possa ficar entre as que mais gostei: Os legados de Lorien de Pittacus Lore. Na verdade esse pseudônimo deveria pertencer a James Frey e Jobie Hughes, só que Hughes abandonou a saga depois do 1º livro, dizem no entanto que Frey é apenas autor da trama e que depois da saída de Hughes contratou outro para escrever os livros, porque ele mesmo não escreve nada. Uma coisa eu posso dizer, o 1º livro é muito melhor que o filme, mas é muito pior que os livros seguintes. Se o último livro for tão bom como espero, será ótimo.Claro que existe também a possibilidade dele vir e estragar tudo!

Outra saga que eu quero exaltar individualmente é Mundo de Tinta de Cornelia Funke, não tem mocinhos lindos, nem erotismo, mas tem poesia, amor e beleza. É uma Ode aos livros e aos seus leitores, uma homenagem linda a quem gosta de ler e escrever. Apaixonante, emocionante em cada linha! Um verdadeiro sonho em forma de livro!

Ler sagas não é para quem tem pressa, para quem é ansioso, é para quem gosta de relacionamentos mais íntimos, mais profundos e duradouros. Claro que cada coisa tem o seu momento, por isso vou continuar a ler sagas e livros avulsos. Ambos me fazem muito bem!
Espero que vocês gostem das dicas! Beijo!

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

2 comentários

Clique aqui para comentários
07/05/2016 16:22 ×

Adorei esta publicação! Como já li maior parte destas sagas que você citou, pude entender e concordar perfeitamente com seus argumentos. Crônicas dos Kane foi a primeira saga que li, a responsável por me transformar no leitor que hoje sou, mas Os Instrumentos Mortais, sem dúvidas, é série 'rainha' do meu top 10 melhores.

Minhas séries preferidas:
1. Os Instrumentos Mortais.
2. Harry Potter
3. As Peças Infernais
4. Percy Jackson e os Olimpianos
5. Herois do Olimpo
6. Crônicas dos Kane
7. Jogos Vorazes
8. Fallen
9. Acampamento Shadowfalls
10. As Crônicas de Gelo e Fogo.
11. Imortais

Meu top 5 autores:
1. Cassandra Clare
2. Rick Riordan
3. J.K Rowling
4. Lauren Kate
5. Suzzy Collins

Responder
avatar
Val
admin
08/05/2016 00:44 ×

Eu só me arrependi mesmo das Crônicas de Gelo e Fogo pq fico imaginando o Martin ter um infarto e ñ concluir! Fico louca de pensar q pose acabar sem final! Mas de resto valem mto a pena, umas mais românticas e outras mais aventura e aí vai de gosto. Mas todas trazem algo de bom p a gente!!!! Obrigada pelo comentário!

Responder
avatar

Querido leitor,

Seus comentários deixam o nosso cantinho ainda mais especial. Agradecemos muito a sua participação! Até o próximo post! ;)

Equipe do Citação
ConversãoConversão EmoticonEmoticon

Obrigado pelo seu comentário