Resenha | Trilogia Mundo de Tinta


Livro: Coração de Tinta, Sangue de Tinta e Morte de Tinta
Autor (a): Cornelia Funke
Páginas: 456, 560 e 576
Editora: Cia. das Letras
Classificação:     

Certa noite de chuva, a pequena Meggie se prepara para mergulhar nas páginas de um livros, quando alguma coisa lá fora chama sua atenção. Pela janela do quarto, a menina vê uma silhueta de um homem que, imóvel no jardim, observa secretamente a casa. Intrigada com essa figura parada no meio do aguaceiro, Meggie acorda seu pai, o encadernador Mo. E ele abre a porta de casa sem imaginar que está cometendo um grande erro.

Mo certamente conhece o visitante inesperado, mas não parece muito contente com o reencontro. Nervoso, ele recebe o sujeito e manda Meggie para o quarto, dizendo que o homem vai passar a noite ali e os dois têm muito a conversar.


Mas é clro que Meggie não vai dormir: com o ouvido colado na porta,prefere bisbilhotar a conversa entre o desconhecido e o pai. Meggie não entende muito o que eles dizem, mas os dois se referem com angústia a um tal Capricórnio, um sujeito malévolo que ambos parecem temer como ao próprio diabo. Também falam de um livro misterioso e de poderes mágicos capazes de abrir as portas que separam a ficção da realidade.


Mo descobre, nessa noite, que enfim chegara o momento que ele sempre temera: o terrível vilão, que ele havia tirado involuntariamente de dentro do livro Coração de Tinta muitos anos atrás,e do qual fugia desde então, estava em seu encalço. Capricórnio tem planos sombrios: quer usar os poderes de Mo para tirar do mesmo livro um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente sequestram Mo, Meggie fica desnorteada. Ela é apenas uma criança, mas sua coragem não tem fim e quando a vida do pai está em risco. E, além disso, um talento muito especial pode ajudá-la no caminho...


Imagine não poder ler em voz alta para sua filha? Imagine se sentir o culpado pelo desaparecimento de sua esposa? Imagine ser o responsável pela existência de um bandido cruel? E tudo isso com a sua voz! Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta, mas nada disso faz voltar atrás o que aconteceu quando sua filha ainda era um bebê. Toda vez que Mo lê qualquer história em voz alta, alguém ao seu redor é enviado para dentro do livro e alguém de dentro do livro sai da história.

Essa instigante fantasia que povoa a cabeça de todos nós que gostamos de ler, se torna um drama na vida de Mo! As possibilidades são enormes, tanto para o bem quanto para o mal, mas Mo não tem controle sobre ela, o deixando contar apenas com a sorte! Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, ama ler, carrega sempre consigo seus livros preferidos e até a chegada do estranho, Dedo Empoeirado, não entendia o porque seu pai se recusava a ler para ela apesar da insistência. Agora que ela sabe de tudo, ela vai ter de dar um jeito de resgatar o pai.


Esta aventura em 3 livros é uma declaração de amor aos livros e seus personagens, em especial aos livros fantasia, claro. Apesar de estar indicada ao público infanto-juvenil, quem ama ler, tem de ler esta trilogia.


O primeiro livro vemos Meggie tentando salvar o pai no mundo real, no segundo, veremos Meggie ir parar dentro do Mundo de Tinta e agora terá de enfrentar outro vilão, o que tomou o lugar de Capricórnio quando este desapareceu para fora do livro. Ela vai descobrir que as regras são diferentes lá, e que até mesmo seus poderes funcionam de outra forma. Já no terceiro livro, o mais emocionante de todos (ai gente, é de arrepiar), você vai se deparar com uma discussão filosófica sobre o que é real e o que é imaginação. Seria a vida de um personagem dispensável? Depois de ter convivido com eles dentro do livro, você poderia dizer que eles são menos seres vivos que nós? Não seríamos nós personagens de Deus? Mo vai atrás de Meggie e juntos lutam para livrar o Mundo de Tinta do mal.

No meio de toda essa aventura, Meggie desperta para a adolescência, se apaixona, e muitas outras aventuras e romances que valem a pena ler para saber. O livro é de uma delicadeza e beleza incontestáveis.


A escritora Cornelia Funke tem dezenas de títulos publicados, poucos no Brasil, mas é sucesso de público e crítica! Se você tiver a oportunidade de ler uma de suas obras, não a deixe escapar!

"Saboreie cada palavra, Meggie", a voz de Mo sussurrava dentro dela. "Deixe-as derreter na sua boca. Está saboreandoas cores? O vento e a noite? O medo e a alegria? E o amo. Saboreie, Meggie, e tudo despertará para a vida."

Beijos e até a semana que vem!



Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

Querido leitor,

Seus comentários deixam o nosso cantinho ainda mais especial. Agradecemos muito a sua participação! Até o próximo post! ;)

Equipe do Citação
ConversãoConversão EmoticonEmoticon

Obrigado pelo seu comentário