Resenha | Tetralogia O Doador de Memórias


Livro: Tetralogia O Doador de Memórias
Autor (a): Lois Lowry
Páginas: 946 (baseado na edição portuguesa)
Editora: Arqueiro
Classificação:    


1º livro – The Giver -  O Doador ou O Doador de Memórias
Sinopse: Mais de 11 milhões de livros vendidos no mundo. Em O doador de memórias, a premiada autora Lois Lowry constrói um mundo aparentemente ideal onde não existem dor, desigualdade, guerra nem qualquer tipo de conflito. Por outro lado, também não há amor, desejo ou alegria genuína. Os habitantes de uma pequena comunidade, satisfeitos com a vida ordenada, pacata e estável que levam, conhecem apenas o presente – o passado e todas as lembranças do antigo mundo lhes foram apagados da mente.

Um único indivíduo é encarregado de ser o guardião dessas memórias, com o objetivo de proteger o povo do sofrimento e, ao mesmo tempo, ter a sabedoria necessária para orientar os dirigentes da sociedade em momentos difíceis. Aos 12 anos, idade em que toda criança é designada à profissão que irá seguir, Jonas recebe a honra de se tornar o próximo guardião. Ele é avisado de que precisará passar por um treinamento difícil, que exigirá coragem, disciplina e muita força, mas não faz ideia de que seu mundo nunca mais será o mesmo.

2º livro – Gathering Blue - A escolhida
Sinopse: Órfã e portadora de uma deficiência, Kira precisa enfrentar um futuro assustadoramente incerto. Vivendo em uma civilização que descarta os mais fracos, ela sofre hostilidade dos vizinhos, que a acusam de ser inútil para a comunidade.
Quando é chamada a julgamento pelo Conselho dos Guardiões, Kira se prepara para lutar pela vida. Mas, para sua surpresa, os autoritários chefes já têm outros planos e a encarregam de uma tarefa grandiosa: restaurar os bordados de uma túnica centenária que conta a história do mundo.
Escolhida por seu talento quase mágico para bordar, a jovem fica radiante com a honraria. Quando dá início ao minucioso serviço de investigação do passado, ela depara com uma série de mistérios nas profundezas do universo que achava conhecer tão bem. Confrontada com uma verdade chocante, Kira precisará tomar decisões que mudarão sua vida e toda a comunidade.
Em 'A escolhida', Lois Lowry traz ao leitor personagens e cenários distintos de O doador de memórias, mas que complementam a sensacional distopia e abrem um novo horizonte de reflexão para a tetralogia.

3º livro – Messenger – O Mensageiro
Sinopse: Há seis anos, Matty chegou ao pacato Vilarejo. Sob os cuidados de Vidente, um cego que tem uma visão especial, ele amadureceu e se adaptou à nova vida. Agora, espera receber seu nome verdadeiro, que determinará seu valor ali, como ocorre com todos os habitantes.

Contudo, algo nefasto está se infiltrando no Vilarejo, e os moradores, antes orgulhosos de receber forasteiros, passam a exigir que as fronteiras sejam fechadas para se protegerem.

Por ser um hábil mensageiro, Matty é encarregado de avisar os outros povoados sobre o bloqueio. Sua missão também tem outro grande objetivo: buscar Kira, a filha de Vidente, antes que seja tarde demais.

Ele é o único capaz de viajar pela Floresta, que já provocou algumas mortes. O problema é que ela também está se tornando um lugar perigoso para o garoto. Mas muitos dependem de Matty. Então, armado apenas de um poder recém-descoberto, ainda incompreensível e incontrolável, ele se arriscará a fazer o que talvez seja sua última viagem.



4º livro – Son – O Filho (na edição portuguesa, ainda não lançado no Brasil)

A conclusão da saga, através da batalha entre o bem e o mal. Son é o quarto e último livro, é a estória de Claire, a mãe de Gabe, o bebê de O Doador de Memórias salvo por Jonas.

O livro que é o maior de todos, mais que o dobro de páginas, se divide em 3 partes, vividas em 3 cidades diferentes: Antes, Durante e Depois.

Antes mostra a vida de Claire, mãe de Gabriel, desde sua gestação até a hora em que Jonas foge com a criança. Assim como as outras crianças, como vimos no primeiro livro, Claire foi escolhida para ser mãe quando tinha 12 anos. Mas uma complicação na hora do parto faz com que ela seja retirada da função e transferida para outra. Ela, porém, continua a tentar conseguir informações sobre seu bebê, descobre que o local para onde o levaram é perto de onde ela trabalha e se oferece para ser voluntária lá, onde pode cuidar do filho sem ninguém suspeitar. Claire também não toma as pílulas que acabam com os sentimentos, assim como Jonas. Diante dos eventos narrados no primeiro livro, quando Jonas foge levando Gabe com ele, ela se desespera e sai a sua procura, num barco, durante uma tempestade.

Atenção SPOILER! Muitos spoilers, sloilers de verdade!

Durante, é a maior parte do livro, onde vemos que Claire é resgatada das águas, e chega numa pequena vila. Lá ela conhece Einar por quem vai se apaixonar, a princípio, ela perde a memória, mas depois a recupera e começa uma série de medidas que lhe permita partir em busca do filho. Anos se passam e ela acaba por aceitar trocar sua juventude pela possibilidade de encontrar seu filho, fazendo um acordo com o Mercador que conhecemos no terceiro livro (aí que entendemos melhor os eventos do terceiro livro), um ser sobrenatural que faz favores em troca de uma parte de você.

A última parte do livro, já no final, trata do “Depois”, Gabe está crescendo no Vilarejo, ele também tem um dom, o de entender o que as pessoas pensam e sentem da perspectiva deles. Vemos finalmente o que aconteceu com Kira e Jonas depois que conseguiram sair da floresta.  Gabe percebe uma mulher idosa o olhando com atenção, é Claire que está para morrer, ela conta a verdade para Jonas, que só acredita em Claire quando ela começa a falar sobre suas memórias compartilhadas, as que se espalharam quando ele fugiu. Só aí a gente fica sabendo o que aconteceu após a fuga dele!
Ao saber de tudo, Gabe compreende que o Mercador deve ser morto, pois se alimenta de sofrimento.  Para destruí-lo somente então uma boa dose de felicidade e neste caso assim como no final do terceiro livro, tudo se conserta magicamente.



Vou ser sincera com vocês, li de curiosa porque gostei do filme. Não que tenha achado um super filme, mas bom o suficiente para eu querer saber o que aconteceria depois dali, como já sabia que não teria continuação, achei que seria legal ler, afinal de contas, livro é sempre melhor que o filme! Mas não gostei dos livros! Ou melhor, eu até gostei dos livros, mas não da saga! Deixa eu explicar melhor.

O primeiro livro é muito diferente do filme, mas é bom, um pouco descritivo demais e com ação de menos, mas passa rápido e quando terminou, eu estava louca para saber onde Jonas e Gabe tinham chegado, o que aconteceria com eles e principalmente com a Comunidade agora que as memórias estavam livres.

Mas quando comecei o segundo livro, dei de cara com uma história paralela! Nada de Jonas ou Gabe! Achei que em algum momento a história se cruzaria, li ansiosa por este momento, mas não acontece. O segundo livro trata exclusivamente da história de Kira, Matt, Thomas e Jo. Também é um bom livro, no mesmo clima do primeiro, mas sem nenhuma associação clara. E quando acaba te deixa ali, desesperada para saber o que serão dos personagens e como eles escaparão do vilão e como poderão melhorar o povoado.

Aí veio o terceiro livro e nele tem uma passagem de tempo de 6 anos, nós reencontramos Jonas, mas ficamos sem saber quase nada sobre o que aconteceu desde que ele chegou ali. Ele tem um papel pequeno, que só ganha algum destaque bem no final. E reencontramos Kira, pouco depois da metade do livro, sabemos que ela conseguiu o que queria, mas como foi isso... nenhuma informação! É mencionado que Thomas se casou, mas não sabemos com quem nem quando e Jo, assim como os habitantes da Comunidade de Jonas, nem isso, simplesmente desaparecem. Ou seja, é de novo uma história a parte! Agora sobre Matt, que se torna Matty. Só bem no finalzinho é que há interação entre os 3 personagens principais, Jonas, Kira e Matty. Mas aí o livro acaba me deixando de novo cheia de perguntas!

Minha esperança era o 4º livro, tanto que até me submeti a ler em português de Portugal! Vejam bem, o primeiro livro é de 1993 e o último só saiu em 2012! No Brasil, o terceiro foi lançado agora em 2016 e não tem previsão do quarto. Então o jeito foi mesmo apelar! Mas aí ele começa contando a história da Claire! Ele até responde algumas perguntas feitas nos outros livros, mas a maioria fica sem resposta. Você que shipou Jonas e Fiona, Thomas e Kira?! Humf... Mas que ao menos esperava um Jonas e Kira... bem...  eu tenho a sensação que a melhor parte, a parte mais gostosa me foi tirada, porque apenas me foi narrado que aconteceu, mas não pude ver acontecendo. O final feliz não compensou a minha frustração. Pode ser má vontade minha, afinal de contas, eu esperava outra coisa, acabei lendo angustiada por respostas que não chegaram.

Talvez elas não devessem mesmo existir! Talvez eu devesse aceitar o fato de que quando partimos de um local, as pessoas que deixamos para trás não fazem mais parte de nossa vida e no máximo saberemos vagamente de alguma notícia sobre uma ou outra. Mas vou tomar o Jonas por exemplo, já que é a 1ª história. Talvez os anos seguintes à chegada dele no Vilarejo tenham sido chatos e entediantes, mas eu queria saber! Talvez realmente fosse necessária a passagem de tempo para dinamizar as coisas até a chegada da Kira, e talvez seja mesmo uma ideia legal mostrar a Kira antes do Jonas, assim como mostraram o Jonas antes da Kira. Mas eu queria ter visto ao menos eles juntos (convivendo no mesmo espaço, se conhecendo, interagindo)! Não como uma coisa contada dentro da história de Claire e do Gabe! Eu gostei do Matty e da Claire, mas não era a história deles que eu queria saber, era a do Jonas!

Mas essa é só a minha opinião, muita gente amou essa estrutura da saga toda compartimentada!

Quem estiver a fim de conferir, depois dá um pulo aqui e me diga o que achou!

Beijo e até semana que vem!


Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

2 comentários

Clique aqui para comentários
11/08/2017 18:27 ×

Acabei agora o segundo livro, como você, comecei a ler pra saber o desfeixo da história de Jonas. Mas pooooorra, nada! E lendo os spoilers agora me deu menos vontade de ler os outros livros. Como lidar?

Responder
avatar
Beatriz Maia
admin
01/09/2017 19:54 ×

Muito o obrigada pelo spoliers do último livro da série. Série que iria acompanhar na esperança que saísse outro filme, mas entre um post e outro deu para perceber que não é tão interessante assim. Belo post!

www.sramaia.blogspot.com

Responder
avatar

Querido leitor,

Seus comentários deixam o nosso cantinho ainda mais especial. Agradecemos muito a sua participação! Até o próximo post! ;)

Equipe do Citação
ConversãoConversão EmoticonEmoticon

Obrigado pelo seu comentário