Séries orientais na Netflix - Doramas


Oi gente! Vocês, como eu, devem ter percebido que a Netflix foi invadida por produções orientais, principalmente coreanas das quais a gente nunca ouviu falar! Ao menos, eu não, confesso! Eu fiquei muito em dúvida sobre se escreveria ou não este post, todo mundo com quem falei não pareceu ter o menor interesse! Mas exatamente por isso eu estou escrevendo, afinal de contas, os curiosos como eu acabam ficando órfãos de críticas e resenhas e o motivo é um só: preconceito!

E a gente não pode nunca deixar o preconceito vencer, pode?

Vejam bem, eu também tinha muito preconceito! Achava que seria muito estranho, eu já me sinto esquisita assistindo séries latinas! O ritmo é outro, a vibe é outra! Não tem muito como negar que fui criada, acostumada, a ver só produções brasileiras e americanas. Eu ainda gosto muito de ver as produções da BBC e algumas produções francesas, mas nunca escapo muito disso. Partir para o Oriente foi algo que fiz com muito pé atrás!

Primeiro vocês têm de aprender uma coisa que acho que a maioria dos brasileiros não sabe, ou sabe? O que é um DORAMA?

Todas essas produções são doramas, dorama é um tipo de série de televisão oriental (é o que eles entendem por novela, mas é um conceito muito diferente do que são nossas novelas), Podem ser J-Drama (drama japonês), K-Drama (drama coreano), TW-Drama (drama taiwanês), C-Drama (drama chinês) ou Live-Action (filmes com pessoas reais adaptados de um mangá ou anime). O número de episódios é de no máximo trinta, mas a maioria tem metade disso. Ou seja, uma temporada só como uma novela! A maioria dos doramas são muito dramáticos, impossível não chorar, é feito para isso! Se for preciso, eles vão pegar o protagonista que estava lá feliz, numa boa, e ir fazendo ele se dar mal inacreditavelmente até te arrancar as lágrimas, pois a ideia é passar uma mensagem ao público. Algo como o valor da persistência, a conquista da independência, uma lição de humildade, valor do trabalho, a amizade, saúde, família e por aí vai. Mas todos os que eu vi os finais foram felizes! Graças a Deus!

Maratonei algumas dessas séries (viciei na verdade) e valeu muito a pena, gostei de muita coisa que vi, aprendi muita coisa (muita coisa mesmo, sobre cultura e comportamento, mas também sobre mim e a nossa cultura ocidental, mas isso não é papo para essa hora) e quero muito contar essa experiência.

Realmente é muito diferente, a primeira barreira foi a língua, muito estranho não entender uma palavra do que falam, mas isso dá para acostumar. Até acabei pegando algumas expressões em japonês (coreano achei muito difícil e chinês beira o impossivel). Só que, bem... não tem dublado, e brasileiro anda numa preguiça de ler legenda, né?

Como eu disse, a grande maioria das séries são coreanas na Netflix, mas você acha pela internet, no YouTube e num serviço chamado Drama Fever muitas outras e de diversas nacionalidades. Apenas uma das que assisti na Netflix era japonesa (por sinal a que eu mais gostei). As séries coreanas são muito parecidas com as séries latinas, sempre tem algum personagem com muitas reações exageradas, muita música e dança como tema recorrente, e nenhuma preocupação em passar veracidade, mas muito alegres quando não estão te arrancando lágrimas. Já a japonesa é bem mais dramática, por mais séria, vários momentos até mais triste, mas muito mais realista, você fica conhecendo muito melhor o Japão e seus costumes do que nas coreanas, que são mais americanizadas. Só vi uma chinesa que não acabei de ver ainda (Love O2O) e uma taiwanesa (Just You), que acabei hoje e amei! Não dá para ter opinião ainda, mas me pareceram ser mais românticas! E olha que são todas muito românticas!



Good Morning Call     
Gênero: Comédia romântica, escolar, juvenil
Episódios: 17 de aproximadamente 50 min
Origem: Japão
Ano: 2016
PERSONAGENS:
Fukuhara Haruka como Yoshikawa Nao
Shunya Shiraishi como Uehara Hisashi
Arai Moe como Marina
Mori Erika como Yuri

A história começa com Nao e Marina, sua melhor amiga na escola. Elas estão animadas com o início das aulas, falando dos caras gatos, dos tops da escola e aquele que elas elegem o top dos tops Uehara. Um cara lindo e frio, por quem as meninas deliram (literalmente) e que não dá atenção a ninguém, ele é bonito inteligente e bom nos estudos, e também ótimo atleta. Ou seja, ele é perfeito! Mas elas também estão animadas porque naquele dia Nao vai morar sozinha. Nao se muda para um apartamento no centro da cidade perto de sua escola aos 17 anos porque seus pais se mudaram para uma fazenda no interior, e ela pede para ficar estudando na mesma escola. Nao não é nenhuma aluna brilhante e nem é popular, mas é uma boa menina, uma boa filha e os pais confiam nela. Além do que, ela acha um apartamento maravilhoso com um preço ótimo, que os pais podem pagar. Mas Nao vai ter uma surpresa, pois o apartamento também foi alugado para outra pessoa... advinham quem? Uehara Hisashi.

Vocês devem estar pensando: que sorte! Mas não é bem assim. Uehara é um cara muito fechado, perdeu os pais num acidente de carro quando era pequeno, e cresceu com a ajuda do irmão mais velho numa família amiga deles. Só que nesta família havia uma menina, Yuri, por quem seu coração de criança se apaixonou, mas ela se apaixonou pelo irmão dele e acabou casando com ele. Uehara então não quis mais morar com o irmão, e tratou de arrumar emprego para se sustentar sozinho. Mal acreditou quando achou um apartamento tão bom, tão perto da escola e do trabalho e por um preço que ele conseguia pagar!

Daí vocês podem imaginar a quantidade de cenas deliciosas que se seguem, principalmente porque nem a família e nem a escola vai aceitar 2 menores de idade morando junto, é caso de expulsão! Muitas cenas para causar doki-doki na gente!


Playful Kiss    
Gênero: Comédia romântica, escolar, juvenil
Episódios: 16 de aproximadamente 50 min
Origem: Coreia do Sul, baseada em um Mangá japonês
Ano: 2010
PERSONAGENS (nas legendas os nomes foram aportuguesados):
Kim Hyunjoong como Beak Seung Jo
Jung Somin como Oh Ha Ni

Ha Ni é apaixonada a 3 anos por Seung Jo, o garoto mais lindo e inteligente da escola, agora estão no último ano e finalmente ela decide se declarar. Ela escreve uma carta romântica  e deixa em seu armário. Mas ele, lê a carta, finge não saber quem é ela, corrige os erros gramaticais e a devolve com uma nota D-! Mas Ha Ni não desiste nunca, devia ser brasileira, esta menina chega a dar raiva, para ela não existe limite, Seung Jo é um sol e ela não para de girar em sua órbita. Vejam bem, eu torci por ela, até chorei por ela, mas que vontade de dar uns tapas nela!

 Seung Jo é um gênio de QI 200, bonito e bom atleta (eu sinto um padrão), mas como tudo para ele sempre foi mito fácil, ele é muito arrogante e prepotente, está totalmente desestimulado e sem saber que direção tomar na vida. Ele é mal! Muito mal com a Ha Ni! E toda vez que ela tenta se libertar, ele vai lá e faz algo de derreter os nossos corações. Mal Seung Jo! Mal!

Tudo teria acabado na nota D-, eles se formariam, Seung Jo iria para uma grande universidade e Ha Ni arrumaria um emprego qualquer, se um terremoto não tivesse destruído a casa de Ha Ni. Ao passar no noticiário, um rico empresário reconhece no pai Ha Ni como um velho amigo de infância, que o ajudou muito antes de ganhar dinheiro, numa época em que sua família passava dificuldade. Eles haviam perdido contato, mas ao reconhecê-lo, ele não poupa esforços para ajudar. E chama o pai (que é viúvo) e Ha Ni para morar em sua casa. Advinha de quem ele é pai? rsrs Deu para entender, né?

Não tem na Netflix, mas existe uma versão japonesa dessa história, inclusive com continuação! Mischievious Kiss (Love in Tokyo) e Mischievious Kiss 2. Você encontra disponível no  site Drama Fever.


Click Your Heart    
Gênero: Comédia romântica, escolar, juvenil
Episódios: 7 de aproximadamente 12 min
Origem: Coreia do Sul
Ano: 2016
PERSONAGENS (não consegui descobrir os nomes dos atores com nossos caracteres, se alguém souber, me conte)
Kwon Min Ah
Baek Ju Ho
Kim Ro Woon
Kang Cha Ni
Lee Da Won

Não tem nada de errado com a série, mas ela é feita para ser interativa, você vai ver que por várias vezes são dadas 2 opções, o certo seria você escolher uma e seguir por esse caminho até um determinado final que seria o seu preferido. Isso é muito legal! Mas se você está vendo na Netflix, fica confuso!

A história é sobre Min Ah, uma jovem com fama de azarada, onde quer que ela esteja, pessoas se machucam e as coisas dão errado. Para fugir de sua fama, ela muda de escola, mas os boatos chegam antes e todos a evitam. Todos menos 4 caras que acham tudo besteira, não acreditam nessa de azarada, e acham ela linda! Sim, ela vai ser disputada por 4 e quem escolhe com quem ela fica é você. O melhor atleta da escola, alto, lindo sexy; um dançarino de uma boyband, que é a simpatia  em pessoa; seu melhor amigo, o inteligente e chefe do jornal da escola, sempre fiel e apaixonado; ou por fim seu ex-namorado, o sexy badboy, que é gentil, inteligente e louco por ela. Eu escolhi o badboy!


A Short Distance Relationship (Kinkyori Renai)     
Gênero: Romance, escolar, juvenil
Episódios: 1 longa metragem
Origem: Japão
Ano: 2014
PERSONAGENS
Tomohisa Yamashita como Haruka Sakurai
Nana Komatsu como Kururugi Yuni
Yuni é uma aluna espetacular em todas as matérias, daquelas de fazer inveja, menos em inglês. Ela é uma menina bonita, mas muito tímida e assustada, acostumada a reprimir todas suas emoções, ela passa uma imagem de arrogância e frieza, mas é tudo para esconder seus sentimentos e insegurança. Obviamente, ela não tem muitos amigos, contudo é no inglês que fica clara a sua dificuldade de comunicação.

Mas olha que coitadinha, o professor de inglês decide ajuda-la depois da aula, dando aulas extras todos os dias, e ele é apenas o professor mais jovem, cheiroso e lindo da escola. Devido ao seu próprio drama familiar, Sakurai é o único que consegue perceber os sentimentos de Yuni, então não demora ela se apaixonar por ele, mas o que eles podem fazer? Namoro entre professor e aluna é proibido em qualquer lugar do mundo. 


Noble My Love     
Gênero: Comédia romântica
Episódios: 20 de aproximadamente 15 min
Origem: Coreia do Sul
Ano: 2015
PERSONAGENS
Sung Hoon como Lee Kang Hoon
Kim Jae Kyung como Cha Yoon Seo

Ser bonito e charmoso é pouco para os doramas, mas nesse aqui houve uma dose generosa de perfeição. O protagonista não é só bonito, charmoso, inteligente e bom atleta, ele é rico, poderoso e bom de briga também! Melhor que Mr. Darcy! Não... ninguém é melhor que Mr. Darcy! Kang Hoon é maravilhoso, mas também é um manipulador, que acredita que todo mundo tem seu preço, e um super lunático controlador! Rs

Ele simplesmente pira quando conhece Yoon Seo, uma veterinária meio atrapalhada, mas muito íntegra.  Ela salva a vida dele se recusa a ser recompensada por isso, sem conseguir convencê-la a fazer a sua vontade, ele usa todo seu poder e influência para força-la. O que ele não esperava era se apaixonar loucamente por ela!


Antes de concluir tenho de comentar uma coisinha! Será que os adolescentes lá beijam assim? Gente, sem querer fazer juízo de valor, mas você vê que a cena pede um beijão daqueles de tirar o fôlego e... só selinho! Eu tive de perguntar, “eles beijam assim ou é alguma censura em programas de tv?”. Não é censura, tanto que os filmes ocidentais passam normalmente, mas também não é só isso. Existe mais recato em público do que aqui, mas claro, adolescentes lá beijam normalmente e também fazem sexo! Apesar de ainda haver quem queira casar virgem, mais do que aqui.

Essa semana quero dedicar o post a minha amiga japonesa Juliana Kitada, a quem eu perturbei muito com minhas perguntas sobre como são os relacionamentos no Japão. Obrigada Ju! E também a uma amiga coreana que não vejo tem anos, mas que foi uma das minhas melhores na adolescência enquanto morou no Brasil, lembrei muito esses dias da casa dela! Onde você estiver, beijo Yeni! E beijo também a todos amigos orientais que eu tenho ou já tive.

Para mim que sofro por Hollywood não ser capaz de produzir comédias românticas e romances suficientes para a minha capacidade de assistí-los, descobri um mundo novo! Espero que vocês também consigam curtir!


Beijo e até semana que vem!
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

Querido leitor,

Seus comentários deixam o nosso cantinho ainda mais especial. Agradecemos muito a sua participação! Até o próximo post! ;)

Equipe do Citação
ConversãoConversão EmoticonEmoticon

Obrigado pelo seu comentário