Semana Especial das Crianças | Eu li na escola - Obrigada professor!


Existe uma época da vida da gente em que escolhemos o nosso caminho, escolhemos aquilo que fará parte da nossa vida e o que não. Por mais que depois possamos mudar de ideia, essa mudança é sempre mais improvável e difícil quanto mais nos afastamos daquele momento!

Quando crianças pequenas, todos amamos os livros! Bebês amam livros como amam seus brinquedos! Texturas, sons, cores, objetos, tudo num livro é divertido. Conforme vamos crescendo, descobrimos as histórias e nos apaixonamos ainda mais pelos livros, rimos e aprendemos com as histórias e principalmente amamos aquele momento em que nossa família senta com a gente para ler. Seja durante o dia, no fim de semana ou na hora de dormir, não importa que ainda não saibamos ler, aquela é uma das melhores horas da nossa vida.

Vamos crescendo, as histórias também vão ganhando mais personagens, mais trama e mais texto. Aprendemos a ler e ...

Por mais que em algumas famílias, durante um bom tempo, isso nada interfira na rotina de leitura, os livros ficam maiores, mas ainda se lê para as crianças, um dia, os livros estão grandes demais para o pouco tempo do adulto! E nesse dia a criança tem de fazer a sua escolha, será ela um leitor?

"Ai que preguiça que me dá de ler! Eu leio tão devagar, tão mais fácil e rápido ver um filme na TV!"

Vão dizer que não é verdade? O vocabulário ainda não é tão bom, interpretação de texto ainda tem de ser trabalhada, e lá se vai 2 horas inteiras para ler 1 único capítulo! Oras, podia ter visto a adaptação para o cinema inteira nesse tempo!


É aí que entra o estímulo e o exemplo da família, mas também a influência da escola! Nossa querida (ou querido) professora de português dizendo "tem que ler o livro para fazer o trabalho"! "Vai cair na prova! Não adianta ver o filme porque eu vou perguntar coisa que só tem no livro!". E lá vai o aluno muito zangado ler aquele livro enorme de quase 100 páginas, quase sem figuras! Uau!

Alguns não vão nem tentar, esses leitores já estavam perdidos antes mesmo de começar. Outros vão ler e odiar os livros, esses o professor vai tentar ganhar na próxima leitura, mas talvez acabemos perdendo eles também. Mas há aqueles que vão amar, que vão participar, que vão interagir, que vão embarcar nessa viagem chamada leitura! Ponto para o time dos leitores!

Quando eu comecei a escrever este texto, pensava em comparar os livros que li entre meus 10 e 14 anos para a escola com os recomendados hoje. Pensava realmente em falar sobre essas histórias, mas quando vi, percebi que o que eu queria mesmo era agradecer aos meus professores e suas escolhas literárias. Agradecer por terem me feito uma leitora! Agradecer aos autores de literatura infantil e infanto juvenil por serem sensíveis ao sonho e ao desejo de tantas crianças. Não sei o que seria de mim sem essas histórias que me ensinaram, que me preencheram e que me levaram para tantas aventuras.

Não deixem de acompanhar está Semana Especial das Crianças com muitas dicas para pais e mães. 

 Beijo e até semana que vem! 


Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

Querido leitor,

Seus comentários deixam o nosso cantinho ainda mais especial. Agradecemos muito a sua participação! Até o próximo post! ;)

Equipe do Citação
ConversãoConversão EmoticonEmoticon

Obrigado pelo seu comentário