Resenha | A última carta de amor - Jojo Moyes


Livro: A Última Carta de Amor
Autor (a): Jojo Moyes
Páginas: 384
Editora: Intrínseca
Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Sinopse: Londres, 1960. Ao acordar em um hospital após um acidente de carro, Jennifer Stirling não consegue se lembrar de nada. De volta a sua casa, com o marido, ela tenta sem sucesso recuperar a memória da antiga vida. Por mais que todos ao seu redor pareçam atenciosos e amáveis, Jennifer sente que alguma coisa está faltando. É, então que ela descobre uma série de cartas de amor escondidas, endereçadas a ela e assinadas apenas por "B", e percebe que não só estava vivendo um romance fora do casamento como também parecia disposta a arriscar tudo para ficar com o amante.
Quatro décadas depois, a jornalista Ellie Harwort encontra uma dessas cartas endereçadas a Jennifer durante uma pesquisa nos arquivos do jornal em que trabalha. Obcecada pela ideia de reunir os protagonistas daquele amor proibido - em parte por estar ela mesma envolvida com um homem casado -, Ellie começa a procurar por "B", e nem desconfia que, ao fazer isso, talvez encontre uma solução para os problemas do próprio relacionamento. 

Oie people!! Como foi a passagem de ano? Muita festa? Promessas? As metas literárias foram feitas? Pois bem,  hoje trago a resenha de um livro lindo que eu recomendo demais e digo que coloque já ele na sua lista para ler esse ano, se puder, esse mês. Trata-se de A Última Carta de Amor, um romance liiiindo da Jojo Moyes. Vamos combinar que só de se tratar de uma obra da Jojo, já vale muito a pena ler e com esse não é diferente.

A história é narrada em terceira pessoa e logo nos é mostrado Ellie Harwort, uma jornalista independente e que tem uma relação com um homem casado. Seus amigos a repreendem por causa desse "desvio" mas ela acredita que se amam e que algum dia, John irá deixar a mulher. No seu trabalho, a chefe de Ellie quer que ela faça uma matéria sobre como as atitudes femininas mudaram: as modas, as preocupações das mulheres. "Estudos de casos, lado a lado, de então (40, 50 anos atrás) e de agora". Assim, ela vai procurar nos arquivos do Jornal em que trabalha, o Nation, artigos que possam ajudar nesse comparativo. Nessa procura, ela encontra uma carta de amor. Ao ler, Ellie fica totalmente fascinada pela escrita de um romântico e misterioso "B".
Ellie relê a carta e se vê, inexplicavelmente, com os olhos cheios d'água. Não consegue desviar o olhar da letra grande, cheia de volteios. A urgência das palavras a toca mais de quarenta anos depois de elas terem sido escritas. Ela vira a carta, confere o envelope em busca de alguma pista. Está endereçada à caixa postal 13, Londres.
A partir desse momento, a história nos faz voltar a 1960, onde temos Jennifer Stirling que está acordando no hospital após ter sofrido um acidente de carro. Totalmente desmemoriada, descobre que é casada com um grande empresário, que é uma grande dama da sociedade e tem uma vida totalmente confortável. Porém, conforme os dias vão passando, alguma coisa a incomoda e vai percebendo que, mesmo tentando, não consegue ser a mesma pessoa que todos ao seu redor dizem que era. Um dia, vasculhando o seu closet, encontra uma carta de amor, depois outra e outra. Conclui que ela mesma escondeu as cartas e que, muito provavelmente, tinha um amante, que assinava como "B". Totalmente fascinada pelas cartas, não demora muito a se questionar se era realmente feliz no casamento e decide que vai descobrir quem é esse homem que, provavelmente, estava apaixonada.

Depois disso, a gente vai acompanhando muitos encontros e desencontros, momentos que não posso revelar aqui pois tirariam de você leitor, aquela sede por saber mais e mais, aquela agonia de querer saber o que vai acontecer e o desejo de só querer largar o livro quando a história terminar. Não quero te tirar o gostinho de ser surpreendido. Pois sim! Jojo Moyes além de escrever lindamente, de criar uma trama apaixonante, instigante, inteligente, ainda coloca momentos que surpreendem. Sabe aquela hora que você para e pensa: "Quem diria que isso iria acontecer..." É! Tem esse momento. Fiquei um tempo me perguntando como eu não pensei naquilo... Enfim, só lendo pra saber.

Realmente, como alguns relatos encontrados aí pela blogosfera, o início é um pouco confuso. Leva-se um tempo até se acostumar com os personagens e os momentos exatos que estão sendo relatados. Esse fato, pelo que pude perceber, fez muita gente avaliar A última carta de amor como ruim ou, até mesmo, desistir da leitura. Pois eu digo: dê uma chance. Não vai se arrepender. Mesmo com essa confusão inicial, não demora muito para que a ambientação e a narrativa cronológica que a Jojo criou fique mais clara durante a leitura e fique mais fácil o entendimento da história. Por isso, repito: dê uma chance e se deixe levar por uma história comovente, dramática e muito, muito envolvente.
Serei uma pessoa melhor pra você, querida. Quero viver bem, desejo que você se orgulhe de mim. Se tudo o que nos é permitido são horas, minutos, quero ser capaz de gravar cada um deles na memória com perfeita clareza para poder recordá-los em momentos como este, quando minha alma está sombria.
Enfim, Jojo Moyes é fantástica. Esse já é o quinto livro dela e o quinto que me encanta. Todas as histórias são bem construídas e escritas de maneira tão encantadoras que é quase impossível não suspirar e não se envolver.
Pra finalizar quero agradecer, mais uma vez, a minha amiga querida Camila Oliveira que me deu esse livro lindo e fez com que eu não demorasse mais a fazer essa leitura. Obrigada querida!

Espero que tenham gostado das minhas impressões e que através delas tenha passado o quanto esse livro tem uma bela história que vale a pena ser lida. Gostaria agora de saber de você, que já leu, se concorda ou não comigo. O que achou? E você que ainda não leu, ficou tentado a conhecer? Digam aí. Aguardo os comentários. No mais, boas leituras! Um bom 2017 para todos!

Bjo e até a próxima!



Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

30 comentários

Clique aqui para comentários
Suzane Cruz
admin
10/01/2017 11:54 ×

Menina eu sou apaixonada demais nesse livro, eu tenho ainda aquela versão antiga sabe? E estou louca por essa nova capa! Amei a sua resenha e as suas fotos, ficaram lindas, deu até vontade de reler kkk

www.memoriasdeumaleitora.com.br

Responder
avatar
10/01/2017 12:03 ×

Olá, admito que nunca li nenhum livro da Jojo Moyes, acho que o modo como ela escreve não faz muito o meu estilo. Pela resenha, percebi que o livro lembra um pouco a temática do livro "Para Sempre" (Kim Carpenter; Krickitt Carpenter).

Responder
avatar
Kátia Moura
admin
10/01/2017 13:03 ×

Olá!
Só em ser livro da Jojo é um lacre, moça!hahaha. Eu já ouvir falar muito bem desse livro e como a jojo transmite os fatos bem. Eu amo romances assim, que envolve o passado e cartas, deixa tudo mais instigante. Pretendo ler esse livro, ele é realmente bom!

Oxente, leitora!
http://oxenteleitora.blogspot.com.br/

Responder
avatar
Unknown
admin
10/01/2017 17:27 ×

Quer amor! Esse livro da Jojo e realmente fantástico, concordo que o começo é um pouco lento,mas depois começamos a entender a narrativa e aí é só encanto e eita atrás de eita! Fico feliz que tenha gostado do presente, foi com muito amor!

Responder
avatar
10/01/2017 21:15 ×

Olá. eu adoro os livros da Jojo. esse está em minha lista e acho que será o próximo depois desta resenha, fiquei super curiosa para ler, amei a resenha, parabéns...Bjs

Responder
avatar
10/01/2017 21:52 ×

Gosto demais da escrita da Jojo Moyes e adorei o jeito que escreveu a resenha, colocando citações do livro ao longo dela

Responder
avatar
11/01/2017 12:06 ×

Ameeeei a resenha, quero esse livro... se quiser me doar haha!!!

Responder
avatar
11/01/2017 15:06 ×

Aaaaah que livro fofinho <3
Lembrei do filme "Cartas para Julieta". Adoro a escrita da Jojo (apesar de ter lido apenas um livro dela "A garota que você deixou para trás". Mas adoro como ela consegue fazer uma ponte entre passado e presente e ainda sim conseguir uma história maravilhosa!
Vou colocar este na minha lista!

http://vicioseliteratura.blogspot.com.br/

Responder
avatar
11/01/2017 15:09 ×

Adoro os livros da Jojo, e acho que esse vai ser um dos próximos, amei a resenha e fiquei super curiosa para saber mais sobre essa história

Responder
avatar
Faby Souza
admin
11/01/2017 15:42 ×

Olá, tudo bem?
Confesso que sou muito curiosa a respeito desse livro, mas morro de medo de ler. Tenho uma relação de amor e odio com a Jo Jo, amor porque Como eu era antes de você é meu amorzinho, apesar de ter sofrido horrores com ele. E Odio porque não gostei nada de Depois de você. Tenho medo de sofrer de novo como em CEEADV mas sempre que leio uma resenha, assim como a sua, fico ciente de quão maravilhosa a história é. Bela resenha, esse livro já está na minha lista, só estou aguardando o momento certo para inica-lo.

Responder
avatar
11/01/2017 16:04 ×

Eu conheço o livro e que bom você gostou da bela história, suspirou e se encantou, mas não sou o público alvo da autora. Até tentei ler, mas realmente, não é pra mim.

Responder
avatar
12/01/2017 00:14 ×

Oiii, tudo bem?
Que livro mais lindoo gente, fiquei apaixonada e adoraria ter a oportunidade mesmo de realizar a leitura, ótima resenha!
Beijinhos da Morgs!

Responder
avatar
12/01/2017 11:03 ×

Só li um livro dela e me apaixonei pela forma calma como ela desenvolve seu enredo, encaixando os fatos depois é envolvendo o leitor na história. Quero ler este também é me envolver como você.
Bjs

Responder
avatar
12/01/2017 11:08 ×

Os livros da Jojo são incríveis! Acabo-me em lágrimas rs
Um ótimo 2017!

Bjs
www.livrosdabeta.blogspot.com.br

Responder
avatar
12/01/2017 15:31 ×

Eu li como eu era antes de você apenas e me apaixonei, e agora quero sair lendo tudo que ela publica, em parte porque sei que a narrativa já é boa e em outra parte por eu me interessar MUITO pelos enredos criados! Flores no Outono 

Responder
avatar
12/01/2017 17:31 ×

Tô pasma, que história maluca e interessante.
Fiquei com vontade de ler e Jojo é incrível, sempre surpreende no enredo e desenrolar de cada história.
Art of life and books

Responder
avatar
13/01/2017 08:59 ×

Achei esse livro maravilhoso, assim como todos os outros a JoJo sempre sabe tocar o coração! Deu até vontade de ler de novo. <3

Responder
avatar
13/01/2017 10:18 ×

Olá,
Tenho muita vontade de ler a obra, mas ainda não consegui.
Fiquei um pouco desanimada ao saber que o início é um pouco confuso e acho que isso iria tornar a leitura meio arrastada para mim até certo ponto.
Porém, já li outras obras da autora e gostei bastante do que encontrei, então pretendo dar uma chance e conferir tantos encontros e desencontros que esse livro nos mostrará.

http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

Responder
avatar
Livrai-nos
admin
13/01/2017 19:48 ×

Nunca li Jojo Moyes mas sei que sua escrita deva ser muito boa mesmo, pelo tanto de fãs que vem conquistando. Gostei da resenha apesar de não ser uma leitura que eu tenha interesse agora.
Beijo.

Responder
avatar
13/01/2017 22:28 ×

Olá! É realmente muito bonito esse livro. Sou fã da autora Jojo Moyes. Já li e resenhei esse livro. Vale muito a pena a leitura. Ótima resenha, bjo

Responder
avatar
14/01/2017 13:19 ×

Ai eu amo esse blog, acho muito bem organizadinho!
Sobre o livro: nao li. Tenho vontade de ler Como eu era antes de você mais por curiosidade da adaptação que todos choram

Responder
avatar
Catharina M.
admin
15/01/2017 13:32 ×

Oie
esse foi o primeiro livro que li da autora mas infelizmente acabou não vingando para mim, ja nao lembro mais nada pois faz muito tempo e não foi uma leitura que me prendeu, quem sabe uma hora eu de outra chance

beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/

Responder
avatar
Debyh
admin
15/01/2017 16:02 ×

Olá,
Muita gente relamente gosta da Jojo, mas a escrita dela não faz meu tipo. Este parece ter aquele romance rodeado de drama, e parece muito bom para quem curte, mas no momento deixo passar a dica.

http://euinsisto.com.br/

Responder
avatar
16/01/2017 00:03 ×

Olá, já faz algum tempo que tenho esse título, mas é outra edição e capa...pretendo ler esse ano. Adorei a resenha, parabéns!

Abraços

Responder
avatar
Fernanda
admin
17/01/2017 02:05 ×

Se eu disse que nunca li nada da Jojo você acredita? Tenho a maior vontade e até tenho um livro dela aqui, mas ainda falta alguma coisa pra despertar aquele interesse.
Sobre a resenha, eu adorei!

Bjs :)

Responder
avatar
Alessandra
admin
18/01/2017 19:47 ×

Eu sempre vejo tantos comentários bacanas sobre os livros da Jojo que ainda não acredito que não li um livro sequer da autora.

Mesmo sabendo que o início deste pode ser um pouco confuso, estou disposta a passar por isso para finalmente ter contanto com uma bela história escrita por ela.

Vou colocar esse livro na meta de 2017.

Responder
avatar
26/01/2017 21:46 ×

Assino embaixo de tudo o que você disse! Pode parecer confuso no início, mas o desenrolar dá história é ótimo. Sou muito fã dá Jojo!

Responder
avatar
Tahis
admin
27/01/2017 20:56 ×

Olá!
Só tive oportunidade de ler um livro da Jojo, que foi "Como Eu era Antes de Você" e desde então venho querendo ler outros títulos da autora, entendo esses inícios confusos, mas depois vamos nos envolvendo e conseguindo entender. Gosto de livros com cartas de amor, me envolvem totalmente e espero poder conferir essa história. Adoro essa capa linda..

Beijos!
http://blogdatahis.blogspot.com.br/

Responder
avatar
Andresa Lee
admin
09/02/2017 09:34 ×

Oie, Thais!
Aim, eu te amo por ter curtido esse livro, hahaha!
Comprei o meu faz muuuito tempo; ainda é aquela primeira edição que não segue o padrão das capas novas e foi R$9,90, no período em que ninguém sabia quem era Jojo!
Foi amor à primeira leitura, foi meu primeiro contato com ela e fiquei completamente detonada quando terminei.
O livro é confuso sim, mas essa foi a intenção dela: que o quebra-cabeça fosse montado aos poucos na nossa cabeça. Caso contrário, cadê a graça da história, né?
Os sentimentos que ele me despertou foram muito intensos e é simplesmente o livro mais lindo que já li... <3

Caso vc queira ver minha resenha, segue link:
http://www.umdiamelivro.com.br/2014/01/livro-ultima-carta-de-amor-jojo-moyes.html

Bjocas,

www.umdiamelivro.com.br
www.youtube.com/literamigas4

Responder
avatar
09/02/2017 16:27 ×

Oi.
Jojo na minha opinião é só amor eu amo.todos os livros que já li até agora dela

Responder
avatar

Querido leitor,

Seus comentários deixam o nosso cantinho ainda mais especial. Agradecemos muito a sua participação! Até o próximo post! ;)

Equipe do Citação
ConversãoConversão EmoticonEmoticon

Obrigado pelo seu comentário