Resenha| A Noiva Devota - Mari Scotti


Livro: A noiva devota
Autor (a): Mari Scotti
Páginas: 248
Editora: Amazon
Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Sinopse: Nascer um Hallinson jamais foi tão promissor como em sua geração, no entanto, carregar esse sobrenome era ao mesmo tempo uma dádiva e uma maldição para os herdeiros do amor lendário de Mical e Octávio. Tudo porque Madascocia tornou-se a cidade do casal que venceu uma maldição. Muitos curiosos passaram a visitá-la em busca de felicidade, amor eterno, casamentos duradouros e a solução para seus dilemas. Além das inúmeras superstições como passar pela sombra de um Hallinson; lançar cartas ao rio Llyin que corta a Mansão de Bousquet; as donzelas e matriarcas almejavam matrimônio com um dos jovens herdeiros. Tentando adiar ao máximo esse desfecho Samuel prolongou os estudos, mas, a saudade de uma donzela o faz retornar para casa antes do previsto. É em um baile que todos os seus planos de a cortejar ruem. Flagrado em uma situação comprometedora, vê-se obrigado a se casar.
Ela sempre soube como se esconder da sociedade, como passar desapercebida entre as pessoas e não chamar atenção. Não que fosse complicado, ela era a mais nova das filhas, a menos formosa de sua casa. A que nasceu com uma ofensiva deficiência. Por acreditar que jamais seria notada, Rosalina guardou um grande segredo: seu amor por Samuel Hallinson. O que ela não esperava era cruzar o caminho do rapaz em um dos momentos mais constrangedores de sua vida e mudar seus destinos bruscamente.

Hey people!!! Como vão? Espero que muito bem! 
Hoje vai ter resenha de um nacional. Siiim!!!! Amo a literatura nacional e, quando ela é boa então, mais do que justo comentar aqui no Blog. O livro de hoje é A Noiva Devota da autora Mari Scotti. Trata-se do segundo livro da Série Família Hallinson. Já adianto que foi um romance de época maravilhoso e que terminei a leitura simplesmente encantada e arrebatada. O casal principal é muito amor e senti bastante empatia tanto pela mocinha quanto pelo mocinho. Confere aí o porque!

Samuel Hallison já está quase completando a sua segunda graduação, mas está se sentindo entediado. Buscou os estudos para fugir das matriarcas casamenteiras e também para ser conhecido por seus próprios feitos e não somente por ser filho de um nobre, o Duque de Bousquet. Mas, como tem passado muito tempo longe da família e de uma certa senhorita Acker, decide voltar a Madascocia. No dia em que chega à cidade, descobre que uma de suas irmãs dará um baile de máscaras naquela noite para comemorar os cinco anos de matrimônio. Samuel acredita ser a oportunidade perfeita para matar a saudade da Senhorita Acker e decide ir à comemoração.
Rosalina Acker sempre foi "esquecida" por sua família. Por ser a filha mais nova, as atenções, principalmente da mãe, sempre foram para filha mais velha, Isabel Acker. Ao se preparar para ir ao baile, Rosalina decide usar um corpete bem justo para que suas formas ficassem mais marcadas e, finalmente, chamasse atenção do homem por quem é apaixonada há muito tempo: Samuel Allison. 
Já no baile, quando se encontram, Rosalina percebe o quão ansioso Samuel estava para encontrar a sua irmã, Isabel. Decepcionada e sem poder respirar bem devido ao corpete muito apertado, decide ir até a varanda. Samuel, por sua vez, repelido por Isabel - que na verdade tem interesse pelo irmão mais velho de Samuel, Gregório - decide também sair do salão principal. Ao chegar à varanda encontra Rosalina já respirando com dificuldade. Samuel, assim que percebe que o espartilho está apertado, não pensa duas vezes em ajudá-la, e começa a afrouxar as fitas do vestido e é nesse momento que são "flagrados" pela mãe da moça. Eles até tentam explicar o mal entendido, mas Samuel se vê obrigado a não prejudicar a reputação da moça e acaba aceitando seu dever de cortejar Rosalina até o casamento. Além disso, ele acredita que é uma boa oportunidade para se aproximar de Isabel e tentar  "trocar" de noiva. Mas, conforme a convivência com a doce e romântica Rosalina vai crescendo se vê confuso e sem saber se é mesmo Isabel que ele realmente deseja. 
Seria assim tão ruim desposar a irmã errada? Questionei-me. Começava a acreditar que, na verdade, seria uma agradável experiência.

É minha gente... parece até aqueles versos de Quadrilha, de Carlos Drummond de Andrade... Rosalina amava Samuel que amava Isabel que amava Gregório que não amava ninguém. E temos uma linda história onde a mocinha, que de início nos dá a impressão de ser muito frágil e submissa, se mostra forte. Devagar, consegue transparecer a moça madura e que sabe o que quer, mesmo vivendo em uma sociedade com costumes rigorosos. Definitivamente, não é uma personagem como que encontramos facilmente por aí, que é à frente do seu tempo e que não leva desaforo pra casa. Não. Rosalina é doce, meiga e muito romântica. Respeita e aceita muitos costumes impostos, mas nem por isso, deixa que passem por cima de seus sentimentos e encantos. 
Samuel, apesar de muitos momentos ter me deixado angustiada por certas atitudes, é um mocinho encantador. Demora pra perceber o quanto Rosalina é importante pra ele, devido à sua paixonite por Isabel. Mesmo assim, acaba conquistando por seu estilo responsável, educado e respeitador. 
Dia a dia, Samuel e Rosalina vão se conhecendo e a relação entre eles vai se estreitando. Rosalina, já nutria amor por Samuel desde criança. Ele, acredita gostar de Isabel e fica totalmente convencido de que Rosalina é apenas uma forma de chegar mais perto da irmã dela. Porém, conforme a história vai se desenrolando, Samuel começa a olhar para Rosalina com outros olhos. 
Além dessa relação singela de início, mas que vai evoluindo lindamente, podemos perceber o amadurecimento tanto dos personagens quanto das relações familiares. Achei bem bonita a forma como a autora mostrou a mudança de algumas personagens, principalmente em relação ao tratamento para com a Rosalina. Outro fato que foi positivo pro bom desenvolvimento da trama é que os "problemas" e "dúvidas" que criam os conflitos entre os personagens surgem dos próprios pensamentos e comportamentos deles mesmos e não de uma terceira pessoa confabulando contra o casal. Ou seja, o final feliz ou não, só dependia deles.
A boca dele fala, as ações desmentem.
A história é intercalada com narrações de Rosalina e Samuel e a forma como a Mari Scotti desenvolve o enredo é de um jeito que já envolve o leitor logo nos primeiros capítulos. É um romance bem gostoso de ler e, sendo assim, difícil de querer largar. Os conflitos pelos quais os personagens passam são descritos de forma tão intensa que é difícil não se sentir dentro da história. Não quero, de jeito nenhum, dar spoiler e não vou, é claro. Mas tenho que dizer que o final é a coisa mais linda, romântica e apaixonante. Muitos e muitos suspiros no desfecho. Simplesmente amei. Portanto, não só pelo final mas por todo o contexto belíssimo criado pela Mari, eu recomendo demais esse romance incrivelmente apaixonante. Para quem gosta de um bom romance de época é um "prato cheio".

Bjo e até a próxima!


 
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

49 comentários

Clique aqui para comentários
14/02/2017 16:53 × Este comentário foi removido por um administrador do blog.
avatar
14/02/2017 17:32 × Este comentário foi removido por um administrador do blog.
avatar
Mari Scotti
admin
14/02/2017 17:57 × Este comentário foi removido por um administrador do blog.
avatar
14/02/2017 21:16 × Este comentário foi removido por um administrador do blog.
avatar
Anastacia
admin
14/02/2017 21:50 × Este comentário foi removido por um administrador do blog.
avatar
Leticia Golz
admin
14/02/2017 23:01 × Este comentário foi removido por um administrador do blog.
avatar
15/02/2017 12:00 × Este comentário foi removido por um administrador do blog.
avatar
15/02/2017 12:17 × Este comentário foi removido por um administrador do blog.
avatar
15/02/2017 12:29 × Este comentário foi removido por um administrador do blog.
avatar
Faby Souza
admin
15/02/2017 13:36 × Este comentário foi removido por um administrador do blog.
avatar
15/02/2017 15:02 × Este comentário foi removido por um administrador do blog.
avatar
Carla A.
admin
15/02/2017 19:33 × Este comentário foi removido por um administrador do blog.
avatar
Carla
admin
15/02/2017 21:05 × Este comentário foi removido por um administrador do blog.
avatar
15/02/2017 21:11 × Este comentário foi removido por um administrador do blog.
avatar
Nay Sartor
admin
15/02/2017 21:21 × Este comentário foi removido por um administrador do blog.
avatar
15/02/2017 21:29 × Este comentário foi removido por um administrador do blog.
avatar
15/02/2017 21:48 × Este comentário foi removido por um administrador do blog.
avatar
15/02/2017 22:15 × Este comentário foi removido por um administrador do blog.
avatar
15/02/2017 23:28 × Este comentário foi removido por um administrador do blog.
avatar
16/02/2017 00:53 × Este comentário foi removido por um administrador do blog.
avatar
16/02/2017 03:45 × Este comentário foi removido por um administrador do blog.
avatar
16/02/2017 09:10 × Este comentário foi removido por um administrador do blog.
avatar
Amanda
admin
16/02/2017 10:59 × Este comentário foi removido por um administrador do blog.
avatar
16/02/2017 11:37 × Este comentário foi removido por um administrador do blog.
avatar
16/02/2017 13:14 × Este comentário foi removido por um administrador do blog.
avatar
16/02/2017 15:37 × Este comentário foi removido por um administrador do blog.
avatar
16/02/2017 17:21 × Este comentário foi removido por um administrador do blog.
avatar
16/02/2017 18:34 × Este comentário foi removido por um administrador do blog.
avatar
Nay*
admin
16/02/2017 20:31 × Este comentário foi removido por um administrador do blog.
avatar
17/02/2017 01:34 × Este comentário foi removido por um administrador do blog.
avatar
17/02/2017 02:00 × Este comentário foi removido por um administrador do blog.
avatar
N Chanoski
admin
17/02/2017 09:39 × Este comentário foi removido por um administrador do blog.
avatar
17/02/2017 14:24 × Este comentário foi removido por um administrador do blog.
avatar
Dryh Meira
admin
17/02/2017 19:59 × Este comentário foi removido por um administrador do blog.
avatar
17/02/2017 23:45 × Este comentário foi removido por um administrador do blog.
avatar
19/02/2017 15:09 × Este comentário foi removido por um administrador do blog.
avatar
19/02/2017 21:13 × Este comentário foi removido por um administrador do blog.
avatar
19/02/2017 21:57 × Este comentário foi removido por um administrador do blog.
avatar
20/02/2017 00:02 × Este comentário foi removido por um administrador do blog.
avatar
20/02/2017 00:04 × Este comentário foi removido por um administrador do blog.
avatar
20/02/2017 19:21 × Este comentário foi removido por um administrador do blog.
avatar
Catharina M.
admin
21/02/2017 18:13 × Este comentário foi removido por um administrador do blog.
avatar
21/02/2017 19:02 × Este comentário foi removido por um administrador do blog.
avatar
Catharina M.
admin
21/02/2017 20:03 × Este comentário foi removido por um administrador do blog.
avatar
23/02/2017 18:23 × Este comentário foi removido por um administrador do blog.
avatar
25/02/2017 13:57 × Este comentário foi removido por um administrador do blog.
avatar
26/02/2017 22:14 × Este comentário foi removido por um administrador do blog.
avatar
04/03/2017 15:23 × Este comentário foi removido por um administrador do blog.
avatar
Livreando
admin
06/03/2017 15:36 × Este comentário foi removido por um administrador do blog.
avatar

Querido leitor,

Seus comentários deixam o nosso cantinho ainda mais especial. Agradecemos muito a sua participação! Até o próximo post! ;)

Equipe do Citação
ConversãoConversão EmoticonEmoticon

Obrigado pelo seu comentário