Resenha| Romance em San Marino - Lídia Rayanne





Livro: Romance em San Marino: Livro 1

Autor (a): Lídia Rayanne
Páginas: 511
Editora: Independente
Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥

Sinopse: Ela havia nascido para ensinar. Ele, para governar. Só precisavam que o destino os unisse…
Em meio às guerras napoleônicas, a pequena república de San Marino ainda permanece livre com as graças do Imperador Bonaparte. Mas a paz que reina no Monte Titano não se aplica a Ângela Olivério.
Pressionada por seus pais para aceitar um casamento arranjado, a jovem se pergunta quem em pleno século XIX aceitaria se casar com uma professora cheia de sonhos idealistas.
As inquietações também não abandonam Marco Casali. Comprometido com a bela Alessa Vicini e filho de um dos governantes mais importantes de sua geração, o galante rapaz se sentia preparado para substituir o lugar do pai no Conselho de San Marino. Isso até o dia em que foi envergonhado diante de seus mais importantes líderes. Como ele poderia se tornar o capitão-regente de um país cuja história e povo mal conhece?
Depois de um inesperado encontro, Marco descobre em Ângela a mentora improvável de que precisa. Sob a promessa de que ele lhe conseguirá uma audiência com os próprios capitães-regentes, Ângela aceita a missão de instrui-lo nos preceitos da República sem saber que, terrível e irreversivelmente, seu coração seria arrebatado logo por ele — um rapaz destinado à outra garota.
Mas o que ambos não imaginam é que, à medida que lutam contra o sentimento crescente entre eles, a chegada de dois estrangeiros ameaça a liberdade de San Marino.

Oie people!! Tudo bem?
Por aqui tudo indo e muitas leituras boas acontecendo. Principalmente de autores nacionais que estão surgindo o que me deixa feliz demais!! 
A resenha de hoje é de um lindo romance de época da autora parceira lá do meu Instagram (@thathemi_leitoravoraz), Lídia Rayanne. Romance em San Marino é o primeiro livro da autora e já temos uma boa ideia de que ela veio pra ficar e engrandecer ainda mais o cenário de autores brasileiros. Vale a pena conhecer. Vem conferir porque!

 Ângela Olivério tem 19 anos e uma determinação invejável. Sempre foi muito inteligente e sonhava em ajudar as crianças mais humildes da comunidade. Conseguiu com muito custo, um lugar para reunir as crianças e poder lecionar. Mesmo tendo apoio dos pais, sente-se pressionada por eles a arrumar um casamento e deixar de lado seu sonho. Além de não ter muitos pretendentes, devido seu jeito um pouco arredio, ela não tem interesse algum - pelo menos não no momento - de se "arranjar" em nenhum casório. Tem grande conhecimento sobre a história do seu país e uma boa visão da política que rege o mesmo. Ciente do que sua República passa, Ângela tem sugestões que podem fazer sua localidade se desenvolver melhor porém, como as mulheres não têm voz, fica sem poder expor suas ideias.

Marco Casali é um rapaz muito desejado pelas moçoilas de San Marino. Além de bonito e educado, é um ótimo partido. Filho de um Capitão Regente, sonha um dia ser como o pai e dar-lhe muito orgulho. Porém, não é um grande conhecedor da política do país e vê nisso um grande empecilho para que o caminho do pai seja seguido. Com o objetivo de que seu conhecimento político seja ampliado e melhorado, decide que já é hora de encontrar alguém que possa lhe ajudar nesse estudo.
Não é spoiler nenhum eu dizer que Marco e Ângela não vão demorar a se conhecerem melhor e a viverem boas trocas de experiências. O que pode atrapalhar esses dois são dois fatos: a diferença da classe social a que pertencem e dele já ter se "comprometido" com outra moça.

Essa história me conquistou. Não só por ser um romance de época e não somente pelos personagens que são bem interessantes, mas também por todo ambiente histórico e político que a história é permeada. Apesar de não ser o ponto central da trama, Lídia desenvolve muito bem os problemas vividos pela República. A autora consegue explorar bem os dilemas políticos vividos na época e ainda relacionar com os problemas de cada personagem. Narrada em terceira pessoa com bastante fluidez, a história é passada de forma bem instigante e encantadora. Podemos perceber bem as características dos personagens e fica bem esclarecido o que cada um está vivendo no momento. Utilizando, por vezes, vocabulário italiano Lídia consegue trazer mais o leitor pra dentro da história fazendo com que a trama fique ainda mais interessante e gostosa de ser lida.
Como disse, a política e o momento histórico vivido àquela época não são o centro da história mas sim, são ótimos ganchos para que os personagens (muito amor) Marco e Ângela desenvolvam primeiramente, uma relação de amizade. Eles são oriundos de classes sociais diferentes, por isso, pouco provável de se conhecerem "naturalmente". Acredito que o motivo que fez a ligação dos dois foi bem pertinente e deixou a história bem interessante, fazendo também com que fugisse de um clichê. Além disso, a amizade que surge é bem linda e não demorei nada pra já sentir bastante empatia pelo casal. Mas, essa linda relação vai gerar um sentimento maior do que amizade e os protagonistas vão viver momentos de dúvidas e questionamentos. Não preciso nem dizer que shipei muito esses dois, né?
Além de um gostoso romance, fatos históricos e um pouco de política, temos ainda uma pequena dose de mistério que alguns personagens trazem à trama, o que me deixou bem ansiosa pelo desfecho da história. Esse mistério deu um bom toque à história. O único ponto que tenho a levantar que, ao meu ver, não fez dele um livro perfeito é que alguns capítulos foram muito extensos, longos demais. Alguns até mesmo sem tanta importância, que não trouxeram nada de novo pra história. Acredito que deixaram a desejar e que, então, não eram necessários. Até mesmo deixavam a história um pouco cansativa e repetitiva. Contudo, não tiraram o brilho da história linda, cativante e envolvente.



Bem, Romance em San Marino é um lindo romance de época que vai deixar os fãs desse gênero ainda mais apaixonados. Lídia Rayanne conduziu o enredo muito bem e, consequentemente, nos leva a embarcar nessa história apaixonante, com personagens marcantes e uma trama incrível. Não vejo a hora de saber o que vem por aí, no livro 2.

É isso, people! Adorei conhecer Ângela e Marco e quero muito continuar acompanhando os fatos que ainda estão por vir. Recomendo a você que ainda não teve a oportunidade de conhecer esse romance a ler o quanto antes e se render a essa linda história.
Vou ficando por aqui com o desejo de que tenham gostado da resenha e que deixem um comentário sobre o que leu. Sua opinião é sempre bem-vinda!

Bjo e até a próxima!
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

28 comentários

Clique aqui para comentários
30/03/2017 10:05 ×

Awwm, que resenha mais linda <3
Fico super feliz que a história tenha te cativado tanto :3

Responder
avatar
Ivi Campos
admin
31/03/2017 07:47 ×

Eu ainda não conhecia a autora e nem a obra e adorei a dica porque estou em um momento que quero ler mais coisas nacionais e romance de época é um dos gêneros que aprecio muito.
Valeu pela dica.
MEU AMOR PELOS LIVROS
Beijos

Responder
avatar
31/03/2017 10:44 ×

Oiii, tudo bem?
Que foto mais linda menina, com toda certeza fico feliz que tenha trazido a resenha para nós, quem sabe futuramente eu dê oportunidade de realizar a leitura, porque tu falaste bem.
Beijinhos

Responder
avatar
31/03/2017 13:48 ×

Olha, Vou te falar que Romance de época n é meu forte kkkk! Mas pensando bem essa seria uma boa leitura!! Otima resenha!!

http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com/

Responder
avatar
02/04/2017 11:32 ×

Olá!
Eu estou começando ainda nesse mundo dos romances de época e esse livro me chamou muita atenção por ter focos mais distintos do que apenas o romance, e abordar questões políticas também. Acho que a questão dos capítulos serem longos não seria muito incomodo para mim, só se fossem arrastados, mas isso não parece ser uma característica do livro.
Dica mais que anotada para as próximas leituras.
Beijos, Lari.
Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

Responder
avatar
02/04/2017 13:22 ×

Oi
O que me interessou na história foi a questão história. No geral, não curto Romance de época, mas como você disse que os problemas da República foram bem tratados, isso me estimulou a queres ler.

Responder
avatar
Dryh Meira
admin
02/04/2017 20:26 ×

Oiee ^^
Menina, eu estou tão curiosa para ler esse livro. Ajudei um pouco na divulgação, mas comprar o livro e ler que é bom, nada...haha'
Eu amo romances de época, então este parece ser um belo de um prato cheio. Fico feliz (e mais animada) em saber que você gostou da história, espero que isso também aconteça comigo. Que venha o livro 2 \0/
MilkMilks
http://shakedepalavras.blogspot.com.br

Responder
avatar
03/04/2017 00:26 ×

Oi, Thais!
Adorei a premissa do livro, me lembrou um pouco Anna e o Rei que também tem uma boa reflexão sobre política. Não preciso dizer que amo as resenhas de parceria porque assim descubro novos autores.
Beijos,
www.gatitaecia.blogspot.com.br

Responder
avatar
03/04/2017 15:21 ×

Oi.

Ainda não conhecia esta obra, fiquei feliz em conhecê-la agora. A premissa parece ser muito interessante. Adorei a resenha, já vou anotar o nome do livro e procurar depois onde comprar e vou adicionar à lista do Skoob.

Responder
avatar
Grazi Moraes
admin
03/04/2017 20:30 ×

Olá amore,
Oie não conhecia o livro, fiquei feliz por saber que se trata de uma leitura nacional, eu particularmente amo... e já estou anotando a dica por aqui.
Essa coisa de classes sociais diferentes foi o que mais me instigou.
Beijokas!

Responder
avatar
04/04/2017 10:47 ×

Eu adoro romances históricos e eu realmente achei o enredo bem interessante, com certeza vou dar uma chance para a leitura.

http://laoliphant.com.br/

Responder
avatar
04/04/2017 12:02 ×

Fico feliz sabendo que os autores nacionais estão se sobressaindo. A premissa me agradou e tenho certeza que me apaixonarei pela leitura. Quero acompanhar a história da Ângela e do Marco!
Bjos.

Responder
avatar
04/04/2017 22:17 ×

Olá!
Apesar de ter uma premissa muito bonita, esse livro não me atraiu. Talvez porque não estou na vibe de romances de época. Mas, já anotei a dica, pois futuramente voltarei a ler o gênero.
Abs
Ni
Cia do Leitor

Responder
avatar
05/04/2017 09:03 ×

Oi!!
Eu estava gostando de toda a função dela com as crianças, mas sempre nesses romances tem a questão de arranjar um casamento é isso que faz eu me manter afastada de romances assim.
Pela tua resenha já dá para imaginar que muitos leitores que gostam de romances vão se encantar com a escrita da autora.
Beijão!

Responder
avatar
Diane
admin
05/04/2017 14:43 ×

Oie...
Adorei sua resenha!
Tenho uma certa quedinha por livros de época então já estou desejando esse! Gostei de saber que esse livro traz esse ambiente histórico e político, isso com certeza me animou muito.
Beijos

Responder
avatar
05/04/2017 20:40 ×

Olá Thais, tudo bem?
Que bom que suas leituras andam boas, as minhas deram umas pausas, mas acho que é porque estou revisando algumas obras, o que exige mais atenção.
Como boa fã do gênero e de livros nacionais, essa é uma dica que vou anotar e torcer para conseguir ler em breve. Achei muito interessante esses ganchos utilizados na história e, tenho certeza, que a autora trabalhou isso tudo muito bem.
Vou anotar a dica.
Beijos

Responder
avatar
06/04/2017 10:01 ×

Olá,
Desconhecia a autora, mas gosto muito de romances de época de modo que anotei a dica.
Saber que os personagens são tão encantadores e a trama bem desenvolvida me deixa animada. Quero muito saber se conseguirão passar por esses dois grandes obstáculos e se vão ficar juntos!

LEITURA DESCONTROLADA

Responder
avatar
Catharina M.
admin
06/04/2017 10:59 ×

Oie
muito legal sua resenha, que bom que gostou e recomenda a leitura pois adoro o gênero e quero ler algo mais assim, então vou ver se pesquiso mais sobre o livro

beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/

Responder
avatar
06/04/2017 17:38 ×

Olá,

Confesso que não tenho muito interesse em romances de época, mas fiquei interessado na história apresentada. A forma que você falou sobre a trama me chamou muita a atenção, vou ter que deixar a dica passar por não poder ler e-book, mas fico feliz em saber que você tenha gostado! ♥

→ desencaixados.com

Responder
avatar
07/04/2017 02:39 ×

Oi Thaís, como está?
Um romance de época bem diferenciado passado em um local que eu não vejo ser muito usado embora seja lindo até dizer chega considerando as fotos que já vi da ilha de San Marino. A trama é interessante, os personagens parecem fantásticos e a leitura parece ser uma boa pedida.
Abraços e beijos da Lady Trotsky...
http://rillismo.blogspot.com

Responder
avatar
09/04/2017 21:13 ×

Olá, tudo bom?
Amo romances de época então só pelo gênero já fiquei interessada rs Curti saber também que o livro envolve uma mocinha forte e cheia de ideiais e claro, um pano de fundo histórico e político que deixam a trama ainda mais interessante. Acabei por me convencer a ler a obra quando você citou esse pequeno mistério da história!
Amei a resenha e a dica. Espero poder ler em breve!!

Beijos

Responder
avatar
14/04/2017 09:51 ×

Bem legal a premissa, que bom que te cativouuu. Infelizmente não gosto muito de romances de época. Mas sucesso

Responder
avatar
Catharina M.
admin
14/04/2017 17:45 ×

Oie
uau que interessante a premissa, bem rica e diferente, gostei disso, então quem sabe eu não dê uma oportunidade, ainda não conhecia a autora

beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/

Responder
avatar
Ju
admin
14/04/2017 19:04 ×

Infelizmente o livro não conseguiu chamar minha atenção... raramente leio romances de época, não é um gênero que me atrai muito, mas o que me fez realmente decidir não ler foi essa presença de um pouco de política e a existência de capítulos longos demais e às vezes até desnecessários.

Responder
avatar
Ju
admin
14/04/2017 19:04 ×

Infelizmente o livro não conseguiu chamar minha atenção... raramente leio romances de época, não é um gênero que me atrai muito, mas o que me fez realmente decidir não ler foi essa presença de um pouco de política e a existência de capítulos longos demais e às vezes até desnecessários.

Responder
avatar
Ronald Onhas
admin
14/04/2017 22:08 ×

Olha, eu odeio romances de época, mas você detalhou de uma mameira tão gostosa que deu vontade de ler. Abraceijos, Ronald.

Responder
avatar
22/04/2017 12:59 ×

Oiee!!
Estou adorando conhecer os novos autores nacionais... Sempre que posso, tento ler e resenhar algo desses parceiros...
Apesar de não ser muito fã de romances de época, o contexto histórico e político me chamou a atenção e o fato de ainda ter um mistério no enredo me fez ficar bastante curiosa...
Quem sabe um dia? hehehe
Parabéns pela resenha...
Um beijo!

www.asmeninasqueleemlivros.com

Responder
avatar
06/05/2017 18:05 ×

Olá!
Eu já gostei do título, nem esperava que fosse um romance de época, agora que descobri quero pra ontem hahaha gosto quando misturam política com história no enredo, mais um ponto positivo que me faz querer ler. Obrigada pela dica!
Beijos,

Luana

Responder
avatar

Querido leitor,

Seus comentários deixam o nosso cantinho ainda mais especial. Agradecemos muito a sua participação! Até o próximo post! ;)

Equipe do Citação
ConversãoConversão EmoticonEmoticon

Obrigado pelo seu comentário