Curiosidades | Você conhece o seu livro?

Faz tempo que não rola curiosidade por aqui, né? Ó:


Quando surgiu a proposta do post, me animei a escrever. O motivo? Lemos tanto, mas tanto e ainda assim não conhecemos cada parte do que lemos. É verdade. Vocês sabem, por exemplo, o que é um epílogo? Pra que serve o prólogo? Pois é. Ao escrever um livro, entendemos um pouco mais, muito embora alguns termos sejam desconhecidos até mesmo por escritores. É com essa ideia que postamos Você conhece o seu livro?. Vamos relatar os termos mais conhecidos e tentar explicar o que cada um significa. Partiu ficar por dentro?


PREFÁCIO


*Crítica e Tradução - Ana Cristina Cesar

Prefácio é aquele texto que antecede a história, mas que não pertence ao autor. É quando o mesmo convida alguém a escrever, por exemplo. Em livros com continuação ou mesmo acadêmicos, o prefácio pode explicar se há alterações no enredo.


PRÓLOGO


*O Desafio - Rachel Van Dyken


O texto que dá início ao enredo. Simples assim. O prólogo pode ter outro tom, outro tempo e retratar, por exemplo, algo que se passou ao final da história. Pode ser dito pelo autor ou pelo personagem narrador.


INTRODUÇÃO 


*Brené Brown - A Arte da Imperfeição

É quando o escritor ou escritora escrevem algo para os leitores antes da história. Pode ter assinatura digital ou apenas o nome do autor na mensagem.


SUMÁRIO
*Crítica e Tradução - Ana Cristina Cesar


O Sumário é mais conhecido, é a boa e velha lista numerada de capítulos. Pode conter subtítulos, títulos ou apenas o tema de cada vez.


EPÍLOGO


*O Desafio - Rachel Van Dyken

O epílogo sinaliza o fim do enredo. Muita gente entende que o epílogo é sinal de continuação, mas uma coisa não significa a outra. Quando há epílogo, há uma narração em que se exibe o que aconteceu após a história e isso pode ou não gerar assunto para um próximo livro.


POSFÁCIO 


*Na Ilha - Tracey Garvis Graves

Assim como o Prefácio antecede a história, o Posfácio finaliza. Normalmente é quando o autor ou autora conta como a história surgiu, como foi escrever aquele livro. Nas publicações atuais não é tão encontrado.


APÊNDICE 


*Brené Brown - A Arte da Imperfeição

Esse causa dúvida. O termo é conhecido de quem lê bastante, mas é visto como desnecessário por muita gente. Acontece que o Apêndice serve para atualizar o texto, mostrar algum erro de pesquisa ou sinalizar que do momento da escrita para cá, há mudança.


Então, o que acharam? Já conseguem identificar melhor cada um dos seus livros?

Contem nos comentários quais termos vocês ainda não conheciam! E para quem escreve, fiquem ligados. Foi um prazer postar novamente sobre algum tema fora da Moral da História. Não deixem de acompanhar o Citação! :***

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

Querido leitor,

Seus comentários deixam o nosso cantinho ainda mais especial. Agradecemos muito a sua participação! Até o próximo post! ;)

Equipe do Citação
ConversãoConversão EmoticonEmoticon

Obrigado pelo seu comentário