Serviços de Streaming no Brasil



Oi pessoal! Com certeza os mais novos não lembram, mas os mais velhos devem lembrar, que quando a Netflix entrou no Brasil prometendo revolucionar o mercado foi uma decepção para muita gente.

Os antenados já tinham ouvido falar no serviço, mas para a maioria ainda era uma tremenda novidade. A Netflix foi comparada a um vídeo clube on line. Mas um vídeo clube que não agradou muito, muitos títulos antigos, poucas opções, nenhum lançamento, pouca programação infantil, pouca coisa dublada e com um sinal de internet fraco, toda hora travava. Dos primeiros assinantes muita gente desistiu! Uma realidade que em nada lembra o serviço de streaming hoje, né?

Hoje, com dados mais leves, uma conexão melhor, e muitas produções próprias, uma oferta de programação infantil excelente, além um preço muito mais atrativo que a tv a cabo, a Netflix vem dominando o mercado. Não é raro encontrar pessoas que cancelaram suas tvs a cabo e agora só assinam Netflix. A serviço ainda traz outras vantagens, como HD, você poder escolher o que quer ver, na hora que você quer ver, e interromper e retornar onde parou no momento que desejar, coisa que a tv a cabo só oferece em seus pacotes mais caros.

Claro que tudo isso não poderia passar desapercebido dos canais de tv a cabo que vem tomando medidas para se proteger, como o controle do limite de dados em seus pacotes de internet. Além disso, os grupos de  canais vêm  criando seus próprios serviços de streaming como prêmio para quem assina todos seus canais e retirando suas produções dos serviços de streaming por assinatura. Começou no Brasil com Telecine Play, HBO Go e agora Fox Play, que até julho terá tirado todas suas produções de outros serviços de streaming.

A parte boa desses serviços é te oferecer a programação a disposição na hora que o assinante deseja e em diversas plataformas (celular, tablets, computadores, smart tvs), mas a grande desvantagem está no alto custo, uma vez que seu uso está vinculado a assinatura de todos os canais do grupo, que passam a ser vendidos separadamente como pacotes extras. Um acréscimo significativo na conta da tv a cabo.



Na contramão desses canais, temos a Tv Globo, canal aberto, que lançou também seu serviço de streaming, a Globo Play, disponibilizando não só a programação atual, como a passada e até algumas coisas futuras para qualquer um que assine a globo.com, com assinatura a preço popular.

Nessa guerra também entraram as operadoras de telefonia, num mundo onde praticamente tudo é resolvido via mensagens e poucos telefonemas, elas viram sua lucratividade despencar. E os planos de internet ilimitada que usavam como atrativo, viraram seus maiores concorrentes. Dispostas a cortar as asas do inimigo, elas vêm aos poucos limitando o uso de dados e encarecendo o serviço.

E agora ganhamos mais um gigante para entrar com a gente nesta briga: a Amazon Prime Video. Disponível no Brasil desde o ano passado, a Amazon chega mais ou menos como chegou a Netflix, com poucos títulos, muita coisa antiga, pouca programação infantil, etc. Mas um preço imbatível! Eu não tenho dúvida de que conforme for aumentando seu número de assinantes, também vai melhorar e muito seu catálogo. Vale a pena não só lembrar que a Amazon é a maior concorrente da Netflix, como que ela também tem inúmeras produções próprias de excelente qualidade!



Outros serviços de streaming estão disponíveis no país:

  • ·         Crackle é o serviço de streaming oficial dos estúdios Sony ( este era totalmente grátis, agora é exclusivo de clientes OI).
  • ·         DramaFever streaming especializado em produções asiáticas, principalmente coreanas.
  • ·         Oldflix voltado para filmes clássicos, produções entre 1940 e 1990.
  • ·         Crunchyroll que é o principal serviço de streaming de animes no Brasil (não é pirata).
  • ·         NetMovies tem um catálogo pequeno, mas bem variado.
  • ·        Philos TV oferece uma coleção de documentários e séries voltados para artes, história e ciência, além espetáculos de dança e música.
  • ·        Viki também especializado em produções asiáticas, maior concorrente do DramaFever, mas que ainda não tem legendas profissionais, é totalmente legendado por fãs.


Não podemos também esquecer dos serviços on demand ou à la carte, aqueles que você paga pelo que assiste, estes costumam ter filmes recém-saídos do cinema, mas o preço é que não são nada atrativos, e alguns ainda são vinculados a você ser assinante ou cliente de outro serviço:
·         Google Play/ Play Store
  • ·         ITunes
  • ·         Net Now
  • ·         Claro Video 
  • ·         Vivo Play
  • ·         SkyOnLine (em breve Sky Play)
  • ·         Etc

E aí? Quem ganha esta guerra? O cabo ou a internet?

Que venha o Hulu!
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

Querido leitor,

Seus comentários deixam o nosso cantinho ainda mais especial. Agradecemos muito a sua participação! Até o próximo post! ;)

Equipe do Citação
ConversãoConversão EmoticonEmoticon

Obrigado pelo seu comentário