Resenha | Meu Maior Presente - Mila Wander


Título: Meu Maior presente
Autor (a): Mila Wander
Páginas: 349
Editora: Planeta (Essência)
Classificação:   

Sinopse: Lucas – “Não escolhemos o amor, é ele quem nos escolhe. Mas e se essa escolha estiver errada? ”
A história de um amor proibido, escrita pela mesma autora do sucesso: O Safado do 105. Lucas foi abandonado num orfanato e só aos nove anos de idade ganhou o presente que mais desejava: uma família. Mel nasceu na família perfeita. Seu pai, sua mãe e seu irmão, dez anos mais velho, a amavam. Ela era o xodó dos Carvalho Lemos. O que ninguém esperava era que, na adolescência, Mel começasse a olhar de um jeito diferente para Lucas, seu irmão adotivo, seu protetor, seu motorista de baladas, seu confidente. Ele também a percebeu diferente, a desejou e seu amor fraterno se transformou em outra coisa. Lucas, porém, não podia deixar que esse novo e assustador sentimento arruinasse seu sonho de ser amado por uma família. Mas o que fazer com a vontade de seu coração e seus desejos? Mel, com certeza, sabia o que fazer. Mel – “Só me sinto viva com você. Só me encontro em você. ”


Amor entre irmãos não é um tema inédito, em geral dá origem a livros tensos, eróticos e cheios de culpa, meio que a gente já imagina o que vai encontrar, ao começar a ler um desses livros, uma paixão desesperada e tortuosa. Meu Maior Presente tem todos esses elementos e mais alguns para apimentar e confundir ainda mais a cabecinha de seus protagonistas.

A primeira questão que me chamou a atenção é a diferença de idade, 10 anos não é tanto quando se tem 40 e o outro 30, mas de 24 para 14 (quando Lucas começa a se sentir atraído pela irmã), a diferença é imensa. Mila podia ter atenuado isso de diversas formas, fazendo ele ser inexperiente, tímido, ou muito dedicado aos estudos e trabalho, mas ela optou pelo oposto. Lucas não é nenhum safado, mas é bastante experiente em contraste com Mel que não tem qualquer experiência amorosa.

Outro fator é que ambos são bons filhos, nenhum deles é rebelde, ao menos não a princípio. São estudiosos, responsáveis, obedientes, sensíveis, eu diria até que as vezes são obedientes e sensíveis demais. O que torna dar esse passo em direção a paixão ainda mais complicado.

E por fim, mais um elemento duro de digerir, eles não cresceram afastados, não se conheceram depois de velhos ou algo assim, Lucas viu Mel nascer, acompanhou seu desenvolvimento da gestação até a puberdade. Ele nunca foi tratado com diferença e por mais consciente que fosse de que não eram irmãos de sangue, eles realmente foram criados como. Ou seja, essas 3 questões tornam o livro de Mila Wander ainda mais tenso e tortuoso do que este tema já costuma ser.


A voz da narrativa é de Lucas, o que dá ao livro um tom mais sério, triste e com um forte sentimento de culpa e arrependimento sempre se alternado ao de desejo. Então o que poderia ser só mais um livro hot, se torna um momento de reflexão sobre o amor, a ética, a família e a felicidade. Claro, não faltam os tais momentos hot para não deixar ninguém esfriar, mas o livro é mais.

Na verdade, a história começa em outra obra da autora, o conto: Presente - Um Conto de Natal. Nele, Levi, o pai, um homem que sofrendo pela recente separação e pelas tentativas fracassadas de engravidar a ex-esposa, conhece Heloísa, a mãe, uma mulher de alto astral, quando são voluntários num orfanato e tentam atender ao pedido de Lucas ao Papai Noel. Mas não é necessário ler o conto para entender o livro, fica só a dica, caso tenham curiosidade. Quem ler, no entanto, vai perceber como tem muito de Levi em Lucas e de Heloísa em Mel, o que torna o final mais claro e emocionante. Mas não é necessário!


Não é uma leitura fácil, a história começa com eles se despedindo, ambos estão sofrendo porque Lucas irá passar um ano no Canadá com objetivo de esquecer Mel depois do que aconteceu entre eles, mas você leva quase 80 páginas para descobrir o que de fato aconteceu. Então até lá, você sofre bastante com Lucas e suas lembranças.

Eu gostei bastante do que li!

Bem por hoje é só, semana que vem a gente volta com mais um autor nacional, enquanto a gente esquenta para a chegada da Bienal do Rio! Beijo!





Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

Querido leitor,

Seus comentários deixam o nosso cantinho ainda mais especial. Agradecemos muito a sua participação! Até o próximo post! ;)

Equipe do Citação
ConversãoConversão EmoticonEmoticon

Obrigado pelo seu comentário