Moral da História | Enquanto eu te esquecia


A coluna Moral da História tem como objetivo trabalhar a moral de cada leitura. A cada 15 dias trago reflexões, poesias, textos ou comentários inspirados nos livros que li (nada de trechos copiados do livro), contando o que aprendi ou senti com cada história.

Baía de São Francisco, Lucie Walker. Alguém que simplesmente acordou ali, desmemoriada. Não sabia quem era, de onde vinha, nada. E tudo que teve foi a ajuda de um estranho, isso depois de um bom tempo se recuperando em um abrigo e descobrindo, através da própria casa e de Grady, quem era antes de perder a memória.

Ler este livro, o primeiro depois da Bienal (bom, o único que li desde então, por conta da rotina), me fez pensar em algumas situações. Considerando a Moral da História, só o que me perguntei foi: será que essa era a chance reservada para Lucie? Sendo tão fria e controladora, seria esse um presente da vida, já que ela não se lembrava mais de ser assim?

Alguns livros, quando surgem, são para divertir. Alguns, para apaixonar. Mas "Enquanto eu te conhecia", de uma autora que nem eu mesma sabia quem era, me surpreendeu por isso, pela veracidade. E me fez pensar no meu comportamento e no comportamento das pessoas. Até onde podemos mudar? Até onde devemos mudar? Em termos de conceito, é interessante. Isso porque quem muda, quer ser visto como alguém que mudou, mas quem sempre achou que agia corretamente, quando vê uma chance de mudar, julga como castigo ou bênção. Pessoalmente, acho benéfico em qualquer situação. Mas, sem dúvidas, acho mais intenso quando vem de alguém disponível para isso de alguém ciente. O que não era o caso de Lucie, mas se tornou ao longo da leitura.

Ela me lembrou a protagonista de "Como se fosse a primeira vez". Muito. E acho que foi por isso que a escolhi como tema da coluna de hoje (coluna muito, muito atrasada!). Aliás, muita gente reclamou do final aberto do livro. Mas, sabe de uma coisa? Que final já é escrito? :)

Quem já leu o livro? Quem também gostou? Não deixem de comentar!
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

2 comentários

Clique aqui para comentários
29/10/2017 11:28 ×

Olá!
Estou com esse livro na estante para ler há muito tempo!
Acho que comprei justamente por pensar que passaria uma boa mensagem de vida.
Preciso urgente ler e amei sua coluna :)
Beijos!

Books & Impressions

Responder
avatar
Carol Gama
admin
17/11/2017 11:55 ×

Passa mesmo, Raissa! É bem denso nesse sentido, mas é um livro bacana. Fico feliz que tenha gostado! <3

Responder
avatar

Querido leitor,

Seus comentários deixam o nosso cantinho ainda mais especial. Agradecemos muito a sua participação! Até o próximo post! ;)

Equipe do Citação
ConversãoConversão EmoticonEmoticon

Obrigado pelo seu comentário