Ih!! Abandonei! | Amor ao Pé da Letra


Título: Amor ao Pé da Letra
Autor (a): Melissa Pimentel
Páginas: 304
Editora: Paralela
Classificação: Z Z Z

Sinópse: Achar o homem perfeito não é fácil e foi isso que a agente literária Melissa Pimentel, assim como sua personagem, Lauren, descobriu quando se mudou para Londres de um dia para o outro. Infelizmente, Melissa logo viu que conquistar um homem era mais difícil do que parecia, mesmo quando ela jurava não querer nada sério. Foi aí que surgiu a solução: decidiu seguir os conselhos dos mais populares livros de autoajuda para conquistar homens e criou um blog para narrar suas experiências. Nasceram daí os encontros de Lauren, que em Amor ao pé da letra, receberam toques de ficção, como uma legítima comédia romântica.
Oi povo! Espero que vocês gostem dessa nova coluna do Citação, todas as colunistas vão participar dela, postando os livros que elas tentaram, mas que não deu para terminarem de ler. Eu não cheguei exatamente a abandonar esse livro, apesar de que pensei em fazer, mas pulei mais da metade dele! E aqui vão algumas conclusões difíceis que eu cheguei que não sei se serei bem interpretada.


Livro sobre livros de auto ajuda, são auto ajuda? Eu já tinha pensado sobre isso quando li Doce Perdão da Lori Nelson Spielman, e cheguei a conclusão que de certa forma são sim, mas ao contrário do livro da Lori, esse era uma ajuda que não me interessa e nem me comove. E enquanto Doce Perdão tem uma bonita história se desenvolvendo, esse deixa muito a desejar quanto a trama.

Devia realmente haver um aviso na sinopse ou na contracapa que este é um livro que só interessa realmente quem está passando por problemas para achar um namorado. Porque só assim, se identificando muito com a personagem para achar interessante suas aventuras amorosas. Resumindo a história, a autora narra como uma espécie de diário a pesquisa que está fazendo para descobrir qual a melhor maneira de agarrar seu homem. O tema não é novo, mas esse não é o problema! Ela busca livros de auto ajuda, e decide fazer passo a passo o que cada um manda. Usando homens de cobaia (vou nem entrar na questão ética) e passando por cima da sua personalidade, ela faz exatamente o que os livros mandam, um livro de cada vez, e cada capítulo é sobre um livro de auto ajuda diferente que dá conselhos diferentes.
No final da primeira experiência dela seguindo um livro que a manda ser totalmente submissa, e logicamente fracassa. Eu pensei: “Não brinca que o livro inteiro vai ser assim!? É óbvio que não vai dar certo, ela vai atrair tipos de homens que gostam de tipos de mulheres que não são ela, no final vai concluir que ela tem de ser ela mesma, para atrair um cara que consiga se relacionar de verdade, alguém que tenha afinidade com ela.” Será que eu que sou inteligente ou a personagem que é muito burra que tem de tentar um monte de livros que concluir isso? Não sei!
O que eu sei é que depois da experiência vivida com o primeiro livro de auto ajuda, eu não achava que eu iria me divertir vendo a história, pelo contrário, já me via irritada com aquele comportamento. Tem milhares de livros clichês no mundo, que só de olhar a capa você já tem ideia de como aquela história acaba, e eles nem por isso são chatos, porque é o decorrer da história que torna a viagem literária agradável. Mas esse me irritou! Olha que eu já quis bater em muitos protagonistas, mas essa ultrapassou meus limites.

Atenção spoiler!

Pulei para o último capítulo, só para ter certeza que era aquilo mesmo, e no último capítulo, ela ainda estava tentando desesperadamente fazer alguma técnica de livro dar certo. E novamente outro fracasso, um bem grotesco. Mas um livro desses não poderia nunca acabar assim, seria o mesmo que dizer para todas as solteiras que querem um namorado para elas desistirem e virarem freiras ou lésbicas.
Então mais uma vez a autora sai com um clichê do bolso e de repente, nas últimas páginas, a protagonista encontra o seu par ideal, meio sem querer, debaixo do nariz dela, onde ela menos esperava... e felizes para sempre.
Para mim, não deu! De 1 a 5, nível de sonolência 3 (Z Z Z). Foi mal!
Desculpe qualquer coisa!
Tchau!
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

Querido leitor,

Seus comentários deixam o nosso cantinho ainda mais especial. Agradecemos muito a sua participação! Até o próximo post! ;)

Equipe do Citação
ConversãoConversão EmoticonEmoticon

Obrigado pelo seu comentário