Não Se Esqueça de Paris - Deborah Mckinlay


Título: Não se esqueça de Paris
Autor (a): Deborah McKinlay
Páginas: 208
Editora: Globo
Classificação:   
Sinópse: Tudo começa com uma carta.
Eve Pethwork é uma inglesa insegura e um tanto ansiosa que está assoberbada com os preparativos para o casamento da filha. Eve tem mais de quarenta anos e vive enclausurada em sua casa, pois espaços públicos lhe provocam angústia e a interação com outras pessoas é difícil para ela.
Jackson Cooper é um escritor bem-sucedido que vive nos Estados Unidos. Apesar de estar sempre rodeado por pessoas, especialmente mulheres, vive em eterna crise amorosa. Enquanto tenta colocar seu relacionamento com a nova namorada nos trilhos, Jackson vive o maior bloqueio criativo de sua carreira. Sem rumo para o novo livro, começa a questionar suas escolhas e suas expectativas para o futuro.
Vencendo sua própria timidez, Eve decide escrever uma carta para Jackson, seu autor preferido, elogiando uma cena narrada em um de seus livros. Embora esteja acostumado com o assédio das fãs, ele é atraído pelas palavras de Eve e decide responder sua mensagem. A partir daí uma troca de mensagens surge entre eles.
A criatividade que falta a Jackson nas páginas em branco acaba sendo canalizada para a cozinha, onde passa horas preparando os mais diferentes pratos. Porém, para sua frustração, sua namorada é vegetariana e ele quase sempre é obrigado a degustar suas criações sozinho. Só que ele logo descobre que a culinária também é uma das paixões de Eve e o amor pela boa-mesa estreita ainda mais os laços entre os dois.
Apesar da distância e de não terem aparentemente nada em comum, a curiosidade fala mais alto e Jackson decide marcar um encontro com Eve. Como vivem em continentes diferentes, ele propõe como cenário a cidade de Paris, a Meca da gastronomia – e dos amantes. Eve é então colocada em xeque, sendo desafiada a vencer todos os seus medos em nome daquilo que pode ser a história de amor com a qual sempre sonhou.

Não se esqueça de Paris mostra que todos têm uma chance de ser feliz, independente da idade, da distância e dos próprios fantasmas. Considerado “Absolutamente perfeito”, pelo The New York Times e com os direitos para o cinema vendidos para a BBC, Não se esqueça de Paris mistura cartas, gastronomia e uma narrativa leve e repleta de sentimentos. Uma receita sedutora.

Oi pessoal! Olha eu aqui outra vez! Vamos lá, enfim um livro com personagens na minha faixa etária! Oba! #sqn Ai meu Deus! Como quase todos os livros que retratam protagonistas de meia idade, este também pega pesado no tema personagens amargurados.
Veja bem, se esse é seu tipo de leitura, gente sofrendo, gente torturada por traumas do passado tendo de superar seus limites, você vai amar esse livro. Mais não espere uma linda história de amor em Paris, porque os personagens nunca chegam a se encontrar em Paris.
A narrativa é lenta, triste, os protagonistas estão sempre relembrando dores e erros do passado, bem, na verdade, ele relembra de erros que cometeu e ela das dores. Alguns temas são abordados não muito a fundo como a relação da nossa heroína com a mãe, uma mulher que claramente não queria ser mãe e por necessidade de vencer a filha, ou simples revanche, humilha a filha em todas as ocasiões, fazendo-a crescer insegura e cheia de fobias. Outra parte significativa, é o papel do ex-marido, um homem que abandonou ela e a filha ainda bebê, mas que com os anos formou uma nova família e se tornou excelente marido e pai. Só que não para a filha mais velha, que agora se ressente disso. Ou seja, dramas familiares tensos, mas bastante comuns.

Além disso, eu esperava mais do final, acho que muita gente que leu também se sentiu assim. Se você quiser ler tenha em mente que não haverá Paris e que o encontro do dois, quando acontece deixa a desejar. O livro não é sobre o que eles podem fazer juntos, é sobre como eles podem superar o que eles foram e amadurecer para um recomeço.
Então é isso, não achei ruim, mas também não indicaria a nenhum amigo. Arrisque-se por sua conta!

Até a próxima resenha! Beijo!
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

Querido leitor,

Seus comentários deixam o nosso cantinho ainda mais especial. Agradecemos muito a sua participação! Até o próximo post! ;)

Equipe do Citação
ConversãoConversão EmoticonEmoticon

Obrigado pelo seu comentário