Moral da História | A História de Malikah


A coluna Moral da História tem como objetivo trabalhar a moral de cada leitura. A cada 15 dias trago reflexões, poesias, textos ou comentários inspirados nos livros que li (nada de trechos copiados do livro), contando o que aprendi ou senti com cada história. 


Segundo romance histórico da autora Marina Carvalho, A História de Malikah convence e apaixona por uma questão muito simples: o amor entre pessoas completamente diferentes. Um amor difícil, devagar, que quando acontece solta faísca, mas até acontecer segura muita, muita barra. Acontece que o enredo dá continuidade ao primeiro livro, O Amor nos Tempos do Ouro, quando a escravidão era de presença alarmante e a realidade de jovens de raça e classe social diferentes realmente configuravam um problema.

Malikah é africana, Malikah é mulher, é livre e agora pode viver sua vida. Mas, com Henrique por perto, tudo se complica: ele precisa se aproximar dela e de seu filho, mas há resistência, o que faz com que cuide para estar por perto sob qualquer chance. Se ela deixa? Não, não. Ele nunca será quem pensa ser, sobretudo depois do que fez, sobretudo no mundo dela. No entanto, basta uma página inteira e um diálogo em plena Quinta Dona Regina, ou mesmo uma mãozinha de Cécile, para que nós, meros leitores, passemos a torcer pelo casal. Afinal, nem Malikah consegue trair o que ainda sente.

É impossível não amar, é impossível não odiar diante de tal pesquisa e realidade narrada pela autora. Antes da leitura, inclusive, é possível entender como o livro surgiu, o que fez com que a abordagem para com os escravos fosse tão real e a opinião da própria Marina sobre assuntos que, infelizmente, continuam atuais. É um livro mágico, assim como o primeiro. De verdade, é indicação cinco estrelas. Leiam e divulguem essa obra, pois é especial.

*Ah, vale lembrar: neste livro tem agradecimento pela poesia que escrevi no anterior, para Cécile e Fernão. Para ler, cliquem aqui!*

Quinta leitura para o nosso Desafio Num Click! <3
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

Querido leitor,

Seus comentários deixam o nosso cantinho ainda mais especial. Agradecemos muito a sua participação! Até o próximo post! ;)

Equipe do Citação
ConversãoConversão EmoticonEmoticon

Obrigado pelo seu comentário