NOVA COLUNA | TOQUE DE DORAMA




Olá pessoal! Estou tão emocionada! Bem-vindos a nossa nova coluna do Citação Num Click, eu já escrevi aqui sobre alguns doramas, mas era bem esporádico, e sempre dando preferência para os da Netflix aos quais a maioria tem acesso. Mas nós tivemos uma conversa em equipe e decidimos que cabia sim no perfil do Citação uma coluna só sobre doramas, então é com enorme prazer que eu, Valesca Abranches (a Val), estou aqui para anunciar a coluna: TOQUE DE DORAMA.

Mas vocês sabem o que é dorama?
A cerca de 2 anos atrás, quando eu comecei a conhecer esse mundo escrevi aqui no Citação sobre esse assunto, mas eu mesma não sabia muito sobre isso na época, então foram apenas as minhas primeiras impressões. Hoje até acho graça!


Doramas são produções asiáticas para a TV, em geral vão ao ar duas vezes por semana, com episódios de mais ou menos 1 hora. A maioria tem entre 10 e 20 episódios, mas podem ter bem mais que isso, assim como a maioria só tem 1 temporada, mas alguns tem mais.
Os doramas podem ser japoneses, tailandeses, taiwaneses, chineses, ou até filipinos (apesar de ter gente que diga que não se pode chamar de dorama), mas o top dos doramas são os coreanos! A Coreia está para os doramas, assim como Hollywood está para o cinema. Mas eu aconselho você a experimentar todas as nacionalidades, cada país tem sua característica, sua personalidade.
Os temas podem ser qualquer coisa: drama, comédia, comédia romântica, policial, mistério, terror, fantasia, histórico, aventura, médico, suspense, espionagem. Mas assim como no ocidente, tem aqueles clichês que fazem sempre sucesso e por isso se repetem inúmeras vezes.


Por que ver um dorama?
É difícil de explicar, poderia falar um monte sobre a quantidade de coisas novas que você vai ver. Mas a verdade é: você vai amar as histórias! Pode até ser que você demore a se adaptar a narrativa, mas é totalmente viciante. Nada parecido com Jaspion e Jiraya, muito menos Bruce Lee e Jack Chan.
Uma coisa que quase todo mundo estranha são os beijos, bem mais reservados! Inclusive, dependendo do dorama são fotográficos, sem qualquer movimento. Se você quiser beijos quentes, também tem dorama que tem, mas vou te contar, não demora muito para você achar aqueles beijinhos muito mais sexys que os beijões que estamos acostumados.

Como vai ser a coluna?
A cada semana, toda quarta feira (se Deus quiser), eu postarei a resenha de um dorama que eu tenha gostado. Doramas novos e velhos, de vários países, que eu dei nota de nove para cima no My Drama List (quem quiser me adicionar Val_Abr), porque a ideia não é falar mal do dorama do coração de ninguém, apenas elogiar os que eu amei e tentar deixar vocês com vontade de assistir também! Vou deixar as críticas sobre qualidade e desempenho para as dezenas de páginas que se proliferam sobre o assunto. Combinado?
Então vamos lá, amanhã posto a primeira resenha: Hello Monster (ou I Remember You dependendo de onde você vai ver).
Você vai poder acompanhar todas as resenhas já postadas no blog pela TAG Toque de Dorama.


Aliás, isso me lembra de mais uma coisa que tenho de falar.

Onde assistir Doramas?
Já falei da Netflix, né? Além disso você acha alguns disponíveis de graça no Youtube. Se você está iniciando o seu vício e não se importa de pagar, existem serviços de streaming no mesmo modelo da Netflix só que voltados para doramas, os principais são DramaFever e Viki. Ambos oferecem 1 mês de graça para você se familiarizar com o serviço, nenhum deles é perfeito, mas ambos valem a pena.
Se por outro lado, você não quer ou não pode pagar, tudo bem, também tem opção para você. Os fansubs são páginas independentes que legendam e publicam doramas e filmes asiáticos. Existem aos montes, mas você tem de fazer cadastro! Não se preocupe, ninguém vai pedir seu número de cartão de crédito, só seu email. Só que as vezes você pode dar de cara com algum vírus ligados aos sites onde os doramas estão guardados (Mega, 4shared, Openload, Rapidvideo, essas coisas). Boa parte deles oferecem opção tanto para download como para assistir on line. Quero ressaltar, que apesar das propagandas, o trabalho dos fansubs e dos tradutores é de graça, feito com esforço e muita dedicação.
Alguns fansubs que vocês podem procurar para iniciar nesse mundo são: Kingdom, Fighting, Mahal, Subarashiis, Kkulbeol, Banzai, Meteor, Puri Puri, Lakhorn Brasil, DramasKFan e alguns internacionais com legenda em inglês como o 4UDrama.

Tem também um site de busca chamado Cadê Meu Dorama??? que vai ser muito útil quando você já souber o que quer ver.

Se ficou alguma dúvida, é só colocar nos comentários que eu respondo assim que possível!

Espero que gostem da ideia! Beijo e até amanhã.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

Querido leitor,

Seus comentários deixam o nosso cantinho ainda mais especial. Agradecemos muito a sua participação! Até o próximo post! ;)

Equipe do Citação
ConversãoConversão EmoticonEmoticon

Obrigado pelo seu comentário