Toque de Dorama | 13 versões de Hana Yori Dango



Olá pessoal! A coluna de hoje não é exatamente uma coluna, na verdade, decidi colocar esse post extra depois de passar dois meses copiando e colando um link do My Drama List sobre as adaptações de Hana Yori Dango e respondendo perguntas.
Então decidi traduzir e acrescentar algumas informações ao texto para esclarecer aos fãs brasileiros e contar as novidades que muita gente ainda não sabe!
Vamos ao começo, Hana Yori Dango é um mangá criado por Yoko Kamio, e publicado entre 1992 e 2003. É considerado o mangá shoujo (para meninas) mais vendido no Japão. A partir dele foram feitas 10 adaptações, mais 2 saindo do forno agora. Entre elas um dos doramas mais vistos de todos os tempos Boys Over Flowers. Tá bom ou quer mais?

1 - O MANGÁ - Japão


Hana Yori Dango (花より男子). A história se passa na Academia Eitoku, uma escola de elite para filhos de famílias muito ricas. Nós acompanhamos a história de  Tsukushi Makino, uma jovem bolsista de uma família de proletários que acaba entrando em conflito com o líder (Tsukasa Domiyoji) de um grupo de garotos populares que mandam na escola. O grupo, conhecido como Flower Four (F4), impõem suas regras e suas vontades a todos os alunos, e quem não segue é perseguido por todos na escola, até não aguentar mais e fugir. Mas Makino não quer decepcionar os pais que se encheram de expectativas por ela ter conseguido a bolsa, então ela vai suportar de tudo e mais um pouco.
Só que ela não vai fazer isso sozinha, logo ela encontrará ajuda de um dos F4 por quem se apaixonará, Rui Hanazawa. Mas esse amor não será correspondido, o coração do moço já tem dona, no entanto, ele oferece uma amizade sincera e muito útil para sua sobrevivência na escola. Tão útil, que seu comportamento persistente vai acabar chamando a atenção de Domiyoji, que de perseguidor passará a ser apaixonado por ela. E por aí a história vai, não preciso dar maiores spoilers, certo?

2 - 1ª adaptação - Hana Yori Dango (1995 - Japão)
MDL Rating: 6.4/10 from 653 users


Fujiki Naohito como Hanazawa Rui
Tanihara Shosuke como Doumyouji Tsukasa
Uchida Yuki como Makino Tsukushi
Fujiwara Norika como Yamano Minako
Eu não vi, então vou apenas traduzir o que foi dito pela autora da matéria que assina como OldAnimeLady! Para ajudar a ficar claro o que eu disse e o que ela disse vou deixar as partes dela em itálico, combinado?

Este é um exemplo do porquê tanta gente acusa os dramas japoneses de serem: patéticos. O figurino de Domyouji e a atuação exagerada são dignos de tampar o rosto. Se você ama a história, você vai querer se livrar deste. A história inteira está espremida em 140 minutos, eu senti tudo corrido. Nada parecido com as outras adaptações.

3 - Hana Yori Dango (anime, 1996/1997 - Japão)

Me digam como eu pude esquecer dessa versão? Mas a Bruna Raquel, lembrou bem que estava faltando a versão anime neste post! Vamos lá, foram 51 episódios de 25 min. produzidos pelo Toei Animation Studio, não chega a contar toda história do mangá, que só acabou em 2003, mas é uma boa adaptação da primeira parte!

4 - Meteor Garden (2001 - Taiwan)
MDL Rating: 7.7/10 from 3,973 users

Hsu Barbie como Dong Shan Cai
Yan Jerry como Dao Ming Si
Chou Vic como Hua Ze Lei
Vanness Wu como Mei Zuo
Chu Ken como Xi Men
Ou Edward como Chen Qing He

Também não vi, então já sabem, a seguir apenas a tradução do texto original.

Química entre os protagonistas
São 27 episódios na temporada e tiveram mais tempo para contar história de forma mais natural. Contudo, eu senti que a química não estava ali.
Você sabe que ele a ama, mas ela sai com cinco outros caras enquanto tenta se distanciar de Dao Ming Si. Eu não sei se tem isso no mangá, mas tenho certeza que não tem nas outras versões.

Química entre o F4

O bromance destes quatro era definitivamente real. O personagem de Lei (Rui) está aprovado. Mas para ser honesta, a versão coreana Boys Over Flowers o narrou muito melhor. Xi Men teve um arco de história interessante que foi melhor feito do que em HanaDan. Este casal era o meu favorito em ambos, Boys Over Flowers e Meteor Garden.

A Mãe Malvada

Número 2 na minha lista de mães malvadas. Você acredita que ela está fazendo isso para proteger seu filho, não para salvar a família ou manter a ralé fora. (tenha em mente, eu ainda não assisti 2 ª temporada).

5 - Meteor Rain (2001 – Taiwan)
Ratings: 7.7/10 from 4,097 users

Hsu Barbie como Dong Shan Cai
Yang Rainie (antes de Devil Beside You) como Xiao You
Yan Jerry como Dao Ming Si
Vanness Wu como Mei Zuo
Chu Ken como Xi Men
Ou Edward como Chen Qing He
Meteor Rain é um spin off de Meteor Garden. Cada episódio foca em 1 membro diferente do F4 (exceto Vic Chou que estava ocupado para gravar um episódio inteiro). Só a história de Xi Men (Ken Chu) foi baseada no mangá, Hana Yori Dango; as outras 2 são originais .

6 - Hana Yori Dango (2005), Hana Yori Dango 2 (2007), Hana Yori Dango Final (2008) - Japão
s1 MDL Rating: 8.4/10 from 18,175 users
s2 MDL Ratings 8.4/10 from 13,869 users
Special MDL Rating: 8.0/10 from 2,212 users


Matsumoto Jun como Domyoji Tsukasa
Abe Tsuyoshi como Mimasaka Akira
Matsuda Shota como Nishikado Sojiro
Oguri Shun como Hanazawa Rui
Inoue Mao como Makino Tsukushi
Kaga Mariko como Domyoji Kaede [mãe de Tsukasa]

Química entre os protagonistas

Tem uma razão para que toda vez que o Matsumoto Jun é visto com qualquer outra mulher que não a Inoue Mao vire notícia. Assim como aconteceu recentemente em 2017 e as pessoas ficaram chateadas, não porque ele estava namorando, mas porque ele estava traindo a Inoue. O relacionamento deles (fora das telas) nunca foi confirmado, mas é tudo sugerido em participações de shows de televisão e por este drama.  No final de tudo, você ainda quer mais (deles).
Agora vou fazer um adentro nessa parte. Makino é tão melhor que Jan Di, é tão mais agradável ver ela com o Domyouji, eles fizeram um casal tão mais apaixonante, que sempre me faz dizer que prefiro a verão japonesa.
Química entre o F4

O bromance entre Rui e Tsukasa é real (talvez porque eles são amigos na vida real). Os outros dois Membros F4 ficam de lado.

Eu amo Matsuda Shota, mas Nishikado SOJIRO fugindo constantemente ficou estranho. Além disso, sua história triste de amor não me comoveu. 

A Mãe Má

OMG, esta mulher ama dinheiro e poder... nem mesmo seus filhos conseguem penetrar seu coração obcessivo, ela destruiu a alegria da vida da filha e agora ela quer fazer isso com o filho. Está a procura de uma garota rica para casar com ele, e não deixar sua veia dourada ser manchada com os genes de Makino.
A atriz desempenhou o papel tão bem neste e também em 5-ji Kara 9-ji Made que quando eu vi ela atuando como a boa Oba-chan em Tóquio Bandwagon, meu cérebro quase não conseguiu lidar com isso.

7 - Boys Over Flowers (2009 - Coreia)
MDL  Rating: 8.0/10 from 33,990 users


Gu Hye Seon como Geum Jan Di
Lee Min Ho como Goo Joon Pyo
Kim Hyun Joong como Yoon Ji Hoo
Kim Sang Beom como So Yi Jung
Kim Joon como Song Woo Bin
Kim So Eun como Chu Ga Eul [a melhor amiga da Jan Di]

Química entre os Protagonistas

O casal principal é quase secundário nesta versão da história, com as histórias de Soo Yi Jung (Nishikado) e Yoon Ji Hoo (Rui) tomando mais do foco. Eu acho que esta foi a primeira e única vez que eu tive síndrome do segundo protagonista.

Honestamente, esta versão deixou uma impressão tão blá em mim que eu só me lembro das partes que descrevi acima e da clínica do Doutor, o lugar rochoso onde pescaram, e sua casa (todos conectados a Yoon Ji Hoo), bem como o oleiro e sua luta com o amor, e o melhor amigo.

Eu acredito que este é o primeiro que tem um pai nele, também, nenhuma das outras versões anteriores tinha.
Vamos lá, vou dar meu pitaco aqui também, eu não acho que o Lee Min Ho deixou nada a dever ao Matsumoto Jun, eles deram algumas características diferentes ao personagem, mais em função do roteiro do que de suas atuações. Mas realmente, como é difícil para mim engolir a Jan Di, ficou difícil gostar do casal. E não posso negar, Kim Hyun Joong rouba a cena com aqueles olhares e sorrisos irresistíveis, nenhuma outra versão teve tanto destaque desse papel, mas como eu não suportava Jan Di, nem cheguei a shipar errado, simplesmente queria gritar: esquece ela e vem para mim Ji Hoo! Deixa ela com Joon Pyo!
Não tenho nenhuma crítica negativa ao Min Ho, mas o grande ponto positivo dessa versão é Kim Hyun Joong. E também o casal secundário, que assim como em Meteor Garden tem mais destaque e é bem legal.

8 - Meteor Shower (2009 - China)
S1 MDL Rating: 7.1/10 from 1,154 users
S2 MDL Rating: 6.8/10 from 464 users



Zhang Han como Murong Yun Hai
Zheng Shuang ( a mesma de Love O2O e Jade Lover) como Chu Yu Xun
Yu Hao Ming como Duanmu Lei
Wei Chen como Ye Shou
Zhu Peer como Shangguan Rui Qian
Huang Jerry como Ye Mian
Eu apenas assisti a 1ª temporada porque os revews online diziam que a história se afastou tanto do original que não dava mais pra reconhecer, e depois o escritor ainda negou que tinha usado a história como inspiração, quando você na verdade percebe claramente na primeira temporada que foi tirada de lá. 

Química entre os protagonistas
Química foi boa, não super mais boa. O história do personagem do Rui (Duanmu Lei) ficou chata, triste e tomou tempo demais. De resto foi tudo bom.

Química entre o F4
Eu lembro do jogo de basquete que estavam de lados opostos, mas ainda assim estavam juntos.

A Mãe Má
O que eu me lembro é da mãe é ser uma pessoa como na vida real e não o mal encarnado. A possessividade maluca estava lá, mas é algo que pode acontecer. Essa versão também traz um pai, e ele é a causa da mãe se comportar do jeito que ela se comporta.

9- Brat Boys Beyond (2011- Filipinas)
Não tem no My Drama List

Sarah Geronimo como Mimi
Nico Ibaviosa como Dominic Madriaga
Eduard Duallo como Leo Wang
Andre Endique como Andre Lim
Chase Rivera como Tobi Kimura

Eu não vi essa versão, pouca gente sequer sabe que ela existe, e só encontrei legendada em inglês no Daily Motion, sei a opinião de uma única pessoa que viu e disse ser "a melhor de todas". Se alguém mais tiver visto e quiser falar algo, escreva nos comentários que depois eu incluo aqui (lógico com os devidos créditos).
Vale dizer que queriam refilmar esse ano essa versão, mas parece que não deu certo e ao menos por enquanto está cancelada.

10 - Boys Before Friends (2013/2014 - EUA)
Não tem no My Drama List, mas no Viki levou média de 2,1

Joseph Almani como Liam Montgomery
Erik Thomas como Chase Carlton
Dawn Morrey como Zoey taylor
Jason S. Mordeno como Noah McCallister
Jackie Linn como Piper Davis
Suteara Vaughn como Chloe James
Trenton L. Culkin como Oliver Young
Tiffany Daniels como Krissy

Dominic Elliott-Spencer como Chris

Quem tem amigos nunca está sozinho não é mesmo? A Mayla S.S. Krama lembrou desta versão americana! A Universidade Ellison é uma faculdade que atende a filhos de famílias ricas, famosas, high society. Todo ano, eles tem audições para aceitar alunos que são super-talentosos em diferentes áreas e dão a eles uma bolsa de estudos integral para que frequentem a universidade.
Zoey, uma dançarina de uma família de classe média é aceita. No seu primeiro dia ela descobre que as coisas não são tão perfeitas o quanto ela pensava que seriam quando quando ela é vitimada por bullying pelos líderes da faculdade. Determinada a ficar longe do caminho deles e ignorar a situação, ela é forçada a enfrentar os valentões conhecidos como F4. Depois de uma série de eventos, ela eventualmente ganha o respeito e o amor do líder dos valentões, Liam. Foram poucos episódios e foi um fracasso total, mas não podemos deixar de contar que ela existiu.

11 - Moon River (2015 - Taiwan)
MDL Rating: 7.7/10 from 1,725 users


Pets Tseng como Ming Xiao Xi
Lin Sam como Mu Liu Bing
Evan Ma como Feng Jian Che
Xu Kai Cheng como Dong Hao Nan
Tsai Bernice como Dong Hao Xue
Cao Xi Yue como Tie Sha Xing
Esta adaptação pega o esqueleto de HanaDan e lhe dá uma nova roupagem. A protagonista é lutadora de artes marciais. Temos um F3 e não um F4. Não temos uma mãe má, mas um pai mau coajuvante. Não tem nenhum “ ele me ama, ele não me ama” até os últimos episódios, quando o drama ascende. Todas as lutas duras estão nos últimos episódios.

Química entre os protagonistas

Na minha opinião, comparável ao Domyouji e Makino em termos de química.

Química entre o F3

Cara! O bromance é real, yo (rindo alto, não pude resistir)! Sério, esses três caras tem de ser amigos para sempre e eles demonstram isso. Assistindo como as roupas do Dong Hao Nan evoluíam para combinar com o interesse de seu amor Tie Sha Xing "Sha Sha" foi divertido e foi acima de tudo sobre o envolvimento dos amigos e seus relacionamentos em evolução.

O pai malvado

Este cara... Este cara... ele podia fazer a mãe de HanaDan chorar um rio, ele é mais diabólico que ela. O que ele faz com a Mu Liu Bing e sua família inteira é pura maldade imperdoável.

12 - Hana Nochi Hare: HanaDan Next Season (2018 – Japão)
MDL Ratings: 8.4/10 from 246 users


Sugisaki Hana como Edogawa Oto
Hirano Sho como Kaguragi Haruto [C5]
Nakagawa Taishi como Hase Tenma
Hamada Tatsuomi como Taira Kaito [C5]
Litoyo Marie como Nishidome Megumi "Megurin"
Imada Mio como Maya Airi [C5]
Estreiou no Japão em abril deste ano. Com 11 episódios, encerra dia 26 de junho. Dez anos se passaram desde Tsukushi Makino e Dōmyōji se formaram na Eitoku Academy – a escola que uma vez fora prestigiada, agora está sofrendo um declínio no financiamento e de matrículas de estudantes. Oto frequenta a Academia de Eitoku, mas é secretamente apenas uma "plebeia" que está lutando financeiramente devido à falência da empresa de seu pai. Ela tem medo que seu segredo seja descoberto se ela se tornar  alvo da "caça aos plebeus" que o Kaguragi C5 está fazendo para manter a dignidade da escola. Enquanto isso, a Academia Momonozono, onde Tenma Hase serve como presidente do Conselho estudantil está rapidamente alcançando a Academia Eitoku em seus resultados, graças as conquistas de Tenma. Tenma e Oto estão comprometidos em um noivado e estão para se casar, mas apenas na condição de que Oto frequente Academia Eitoku até que ela faça 18 anos. 

13 - Meteor Garden (2018 – China)

Serão 48 episódios, estreia prevista para dia 16 de julho, sendo que os episódios irão ao ar toda segunda, terça e quarta no Hunan TV. A previsão é que a história seja fiel ao mangá, apenas com algumas adaptações aos nossos dias. Possivelmente estará no Viki.

Shen Yue como Shan Cai
Wang He Di como Dao Ming Si
Darren Chen como Hua Ze Lei
Liang Jing Kang como Mei Zuo
Wu Xi Ze como Xi Men
Sun Yi Han como Teng Tang Jing

Eu acho legal porque essa é daquelas histórias com legiões de fãs ensandecidos e também uma tonelada de haters. Já presenciei brigas terríveis em grupos para ver qual a melhor versão, ou se o Ji Hoo é melhor que Joon Pyo. Mas assim como Itazura Na Kiss, as pessoas falam, xingam reclamam e as versões continuam sendo feitas e as pessoas continuam assistindo. Por enquanto, são só essas! Mas vocês acreditam que para por aqui? rs

Bem... Não deixe de olhar as resenhas da coluna, esta semana falamos sobre I'm not a robot, e quarta feira que vem estaremos falando de My girlfriend is a Gumiho! Beijinhos mil e até a próxima.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

3 comentários

Clique aqui para comentários
22/06/2018 15:39 ×

Assisti basicamente todas as versões menos a versão filipina, eu de longe considero HanaDan meu mangá favorito, a história consegue fugir de certos parâmetros o que acaba prendendo a pessoa a esse conto maravilhoso.

Responder
avatar
Raquel
admin
22/06/2018 16:39 ×

Faltou a versão em anime ^^

Responder
avatar
Raquel
admin
22/06/2018 16:40 ×

Ameeeeeei a matéria.Esqueci de por isso no outro comentário. Vou assistir todos que nao conheço .

Responder
avatar

Querido leitor,

Seus comentários deixam o nosso cantinho ainda mais especial. Agradecemos muito a sua participação! Até o próximo post! ;)

Equipe do Citação
ConversãoConversão EmoticonEmoticon

Obrigado pelo seu comentário